Mercado de trabalho: áreas de tecnologia, finanças e saúde são o hoje e o futuro

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Atualmente, ter conhecimento mais aprofundado nas áreas de tecnologia, finanças e saúde pode representar uma evolução na carreira para quem tem interesse em mudar de atividade ou crescer profissionalmente e mirar no mercado de trabalho.

Especialmente durante a pandemia, muitas empresas precisaram de colaboradores mais preparados para assumir demandas dessa natureza. Isso demonstra que profissionais que buscarem atualização nessas áreas, principalmente tecnologia, poderão estar melhor preparados para assumirem melhores oportunidades e recolocação no mercado.

De acordo com Cynara Bastos, supervisora de carreiras no Ibmec SP, estamos vivendo a Era do Conhecimento, na qual tudo acontece de forma muito rápida, as mudanças são constantes e o mercado demanda competências bem diferentes daquelas que eram exigidas há cinco ou dez anos.

A linguagem de programação tem sido indicada como uma competência tão ou mais importante que o inglês, em um futuro não muito distante. Quanto as tech skills, que são as habilidades e conhecimentos necessários para executar tarefas específicas ligadas à tecnologia (TI, matemáticas ou científicas), o ideal é que o profissional comece por aquelas que estão associadas a sua área de atuação.

“Acho bem importante o profissional se atentar ao fato de que ele pode aplicar alguns conhecimentos a sua própria área de atuação e, de repente, se reinventar. Se o mercado está demandando profissionais de tecnologia, finanças e saúde, não quer dizer que necessariamente você precise mudar. De repente, você pode apenas aplicar uma dessas áreas ou disciplinas à sua. Um exemplo simples: uma psicóloga pode criar um app de saúde e bem-estar”, explica Cynara.

Por que é preciso inovar?

Estar antenado nas novidades e buscar especializações são as principais dicas para este momento. Você já ouviu falar em disrupção? O termo é utilizado para denominar inovações que trazem produtos ou serviços acessíveis, desestabilizando empresas antes líderes no setor.

São muitos os exemplos de empresas que entraram nesse jogo como Netflix, Google, Apple e Microsoft, que precisaram de profissionais capacitados para desenvolver suas ações.

É hora de avaliar como essa disrupção pode impactar na sua carreira. Hoje, é fundamental desenvolver habilidades tecnológicas, principalmente aquelas relacionadas à sua área de atuação.

Cynara Bastos, supervisora de Carreiras no Ibmec SP fala sobre mercado de trabalho.

“No Ibmec SP, alunos de Economia e Administração têm feito, no contraturno, curso de Python (linguagem de programação), por exemplo. Isso representa um grande diferencial no currículo deles, já que muitas áreas demandam esse conhecimento. A ex-aluna de pós-graduação, Ana Paula Pisaneschi, abriu uma fintech chamada Uffa.comvc para apoiar pessoas em assuntos sobre finanças. É uma sacada pensar que enveredar para o mundo da tecnologia faz sentido. A fintech já foi apontada pela Forbes”, explica Cynara.

Ana Paula Veloso, supervisora de Carreiras no Ibmec BH, fala sobre mercado de trabalho.

Segundo Ana Paula Veloso, supervisora de Carreiras no Ibmec BH, essas questões são muito relevantes e podem contribuir para a sensibilização e tomada de consciência dos profissionais em relação ao cuidado constante com seu desenvolvimento contínuo. Especialmente com o cenário atual, a busca por novos aprendizados é um aspecto que deve ser olhado, cuidado e praticado. Além disso, tem a realocação de antigas práticas em novos contextos com os ajustes necessários como a inclusão de novas competências, sejam elas técnicas ou comportamentais. “Tecnologia, finanças e saúde, agora mais do que nunca, devem fazer parte do repertório profissional de uma parte enorme de profissionais que desejam uma instalação consistente no novo mundo do trabalho”, afirma ela.

Conforme a especialista, são trabalhadas com os alunos do Ibmec a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade para práticas relevantes de trabalho, que são bem-vindas para a atuação inovadora e, talvez, até inusitada dos profissionais, que sem dúvidas renderão bons resultados.

“É importante lembrar que os novos aprendizados devem sempre estar alinhados ao plano de carreira do profissional. Uma dica é a constante pergunta a si mesmo: ‘para que vou incorporar essas competências ao meu repertório de habilidades, conhecimentos e atitudes?’ Em que irão ajudar para realização dos meus objetivos?”, sinaliza Ana Paula.

“Por fim, queremos ressaltar a importância da reflexão clara sobre a trajetória profissional de cada indivíduo e apresentar possibilidades de crescimento a partir do aquecimento do mercado e do cenário atual”.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios