Como fazer Networking em tempos de isolamento social?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Autora: Ana Paula Soares Veloso, Supervisora do Ibmec Carreiras BH.

Que fazer e construir uma rede de relacionamentos – o famoso networking – é importante para movimentos de carreira e de vida, já não é nenhuma novidade. Sabemos também que esta rede deve ser nutrida, mantida de várias formas, também já é de conhecimento comum!

Mas acredito que o que ninguém esperava é que até para criação e manutenção desta rede, que muitas vezes é fundamental para movimentos estratégicos de carreira e de vida, teríamos que pôr a prova nossa capacidade de adaptação e reformulação de antigos aprendizados, não é mesmo? (Algumas das competências Ibmec em ação mais uma vez: ADAPTABILIDADE, VISÃO). Afinal, novos cenários requerem novos comportamentos!

O formato mudou, a rota teve de ser recalculada! E o tempo? Ah, este continua implacável, manifestando seus efeitos forma “absolutamente absoluta”. Ou seja, precisamos agir com rapidez e precisão cirúrgica de quem sabe exatamente o que está buscando encontrar num cenário inóspito para a maioria das pessoas.

Em tempos de isolamento social, não temos tido os cafés, os almoços, os eventos onde nos encontrávamos e onde podíamos nos colocar em ação, sermos vistos, percebidos e com isso nutrir nossa rede de relacionamentos. Registro aqui, nossas intenções de voltarmos aos eventos presenciais o quanto antes respeitando todas as questões de saúde envolvidas, afinal; os cafés, almoços, palestras e eventos, e happy hours, hoje; mais que antes, possuem um gostinho muito especial!

Mas e então, sem mais delongas, o que fazer? Como atuar, neste cenário de forma a não perder tempo e continuar estruturando seus relacionamentos interpessoais?

Basicamente, utilizando a tecnologia para exatamente o que ela foi criada! Para que ela nos ajude a resolver problemas! Então é isso: em tempos de isolamento social, em que não podemos nos encontrar presencialmente, que façamos o Networking por meio das inúmeras tecnologias disponíveis! E para isso, listamos algumas dicas e orientações bastante práticas para entrar em ação ainda hoje.

  1. Visibilidade: As redes sociais estão aí. Especialmente para fins profissionais, temos o LinkedIn, maior plataforma de relacionamento profissional. Seu perfil deve estar atualizado, completo, claro com evidências de aprendizados profissionais e realizações. Sim, este passou a ser nosso principal cartão de visitas. Capriche na edição, foto de perfil e resumo profissional. Prepare-se para ser visto como se estivesse num evento presencial! 😉
  2. Autenticidade: imprima seu estilo pessoal e profissional em suas publicações, posts e compartilhamento de temas. Deixe-se ser percebido exatamente como você é, transpareça suas competências profissionais em discussões que realmente podem ser produtivas e importantes para seus objetivos.
  3. Faça uma lista das pessoas de quem você deseja se aproximar: aproveite para solicitar conexões as pessoas com as quais você não teria facilmente um encontro presencial. Neste momento, estamos todos dedicados ao universo online.
  4. Tenha absoluta consciência do que pode oferecer a estas pessoas e o que espera delas: Absolutamente sem sentido pejorativo, networking envolve interesse – interesse genuíno do relacionamento humano: dar e receber. Sempre equilibrando as partes envolvidas. Exercício: Saiba em primeira instância porque deseja se conectar a estas pessoas da sua lista. O que espera delas? Em seguida, escreva na frente da sua expectativa o que você pode oferecer a ela.
  5. Frequência, sequência e relevância: não basta um primeiro contato – uma nova conexão. Networking é uma rede que se alimenta, e devemos alimenta-la com nutrientes importantes para seu crescimento e desenvolvimento, tal qual uma pessoa. Já pensou em alimentar um indivíduo só com chocolates de tempos em tempos? Não vai dar certo, ele pode crescer, mas em algum momento vai partir em busca do que realmente precisa para crescer com todas as suas potencialidades. Ofereça conteúdos importantes, com intervalo de tempo adequado. Não basta receber o cartão de uma pessoa super interessante e guardar na gaveta.
  6. Pense lateralmente: Olhe em seu entorno! Diversifique conteúdos e áreas de conhecimento. Expanda sua rede de contatos além da sua zona de conforto ou esfera habitual de atividades – possibilidades incríveis podem surgir ali! Mentalidades interdisciplinares podem criar possibilidades de trabalho inovadoras!
  7. Tenha visão de curto, médio e longo prazo: Para evitar frustrações e decepções, mapeie tempos e movimentos. Ações e reações que podem demandar tempos de resposta e/ou simplesmente o surgimento da oportunidade.
  8. Lives!: Muitas “lives” estão acontecendo, aproveite e sim, participe! Se manifeste, participe das discussões, faça perguntas, e contribua com suas colocações. Preste atenção ao que está sendo compartilhado, mas acima de tudo, escolha bem quais são as lives que merecem a dedicação do seu tempo. Uma pergunta interessante de se fazer antes de fazer sua inscrição ou “entrar numa live” é: O que de fato estou pretendendo aprender aqui e quais são os possíveis resultados que vou poder aprimorar em minha carreira e vida? Esse conteúdo tem sentido para mim?
  9. Faça um diário de bordo: Sim, registre seus contatos, organize como acessou o profissional ou a empresa. Mantenha essa lista atualizada, mantendo o histórico com cada uma das pessoas que faz parte dela. E a acesse pelo menos uma vez por semana para checar a frequência, sequência e relevância de seu comportamento em relação a sua rede. Nomes, datas, ações e objetivos claramente escritos, são dados importantes deste documento.  

E por fim: esteja pronto! Pronto para quê? Simplesmente para daqui a pouco, mais uma vez se adaptar e responder as mudanças, afinal a única certeza que temos é que rapidamente, tudo vai mudar novamente! E com isso novas formas de relacionamento, novas possibilidades de networking e de consequente posicionamento de vida e de carreira. E rapidamente precisaremos, mais uma vez, aprender a reaprender o que sabíamos até aqui!

Gostou deste conteúdo? Confira também como lidar com as incertezas na carreira em momentos de instabilidade.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios