Como lidar com as incertezas na carreira em momentos de instabilidade

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Especialista em carreiras e professora de liderança do Ibmec, Solange Castro garante que existem estratégias que podem colaborar para diminuir as incertezas na carreira e fazer com que os profissionais sejam essenciais em suas ocupações.

“O que eu vou fazer agora?” Em algum momento da vida profissional, a maioria das pessoas já se viu com esse questionamento e tendo que encarar incertezas na carreira. Para muitos profissionais, a pandemia no coronavírus trouxe esse cenário de instabilidade e a necessidade de traçar novos planos. Mas existem algumas táticas que podem ajudar todos a lidar com esse momento de carreira e recuperar o desenvolvimento profissional.

Lidando com incertezas na carreira

Especialista em carreiras e professora de liderança do Ibmec Brasília, Solange Castro aponta que há muito tempo o Brasil convive com um mercado de trabalho incerto. “O tempo de estabilidade, de fazer carreira em uma única empresa, é coisa dos nossos avós. Faz muito tempo que o mercado já é bastante dinâmico, até mesmo na área pública. Então, essas incertezas na carreira não são um resultado apenas do coronavírus. As pessoas apenas estão mais sensíveis e enxergando mais essa volatilidade”, explica.

Apesar disso, Solange garante que existem algumas estratégias que podem colaborar para diminuir as incertezas na carreira e fazer com que os profissionais sejam essenciais em suas ocupações. Confira:

#1 Seja importante para sua empresa

Essa questão não está relacionada com cargos ou posições de destaque. Independente de estar perto ou fazendo trabalho remoto, você precisa ser uma peça importante para sua companhia. “O profissional que importa é aquele que ajuda a resolver problemas e a buscar soluções. Então, encontre caminhos e alternativas para ajudar o seu líder nesse momento. Além disso, esse colaborador tem dar resultado, conhecer o processo do trabalho e agregar valor”, indica.

Solange complementa que a importância não é medida com base em escolaridade, tempo de carreira, nem tempo de casa. A relevância está na capacidade de resolver ou não um problema do empregador. “Se o problema de uma empresa é fazer entregas a domicílio e eu consigo fazer isso, eu vou ser mais importante do que aquele profissional com MBA e tudo mais que não faz isso. Veja o que você pode fazer e vá além. Faça mais do que a descrição do seu cargo”, exemplifica.

#2 Ajude os outros

Em um momento em que todos estão preocupados com suas próprias incertezas na carreira, o profissional que tenta colaborar com os outros, na maneira que puder, ganha uma vantagem sobre os demais. “Todo mundo está olhando para si, para a própria carreira. Mas sua empresa e seu líder, por exemplo, também estão passando por dificuldades. Busque formas de ajudar sua equipe e seu cliente. Essa é uma oportunidade de diferenciação, de fazer a diferença e sair desse lugar que a maioria das pessoas se colocou, de olhar para si”, sugere.

Além disso, a especialista complementa que buscar se interessar pela situação do outro, sem pedir nada em troca, pode ser uma boa forma de fazer com que as pessoas se lembrem de você em um momento com mais oportunidades de trabalho.

#3 Seja proativo

Para Solange, os profissionais que ainda estão empregados não devem ficar esperando que o chefe ou o líder defina o que ele deve fazer e quando. “O home office exige disciplina e organização do trabalhador. Não é por que sua empresa não tem como te controlar ou vigiar que você não vai fazer a sua parte. Organize-se para conseguir fazer as suas entregas e ser útil e importante para sua organização”, reforça.

Saiba mais: Empregabilidade no novo normal

#4 Busque aprimoramento

A especialista aponta que muitas pessoas têm descoberto que trabalhar em casa pode ser até mais difícil do que no escritório. Mas ela recomenda que, se for possível, os profissionais tentem se capacitar, já se preparando para lidar com outras futuras incertezas na carreira. “Nós estamos em uma janela de oportunidade de cursos online. Grandes instituições e professores estão disponibilizando conteúdos de graça. Então, os profissionais têm a chance de acessar um material que normalmente não está disponível. É hora de aproveitar”, recomenda.

#5 Procure o equilíbrio

Muitos profissionais tendem a ser encher de coisas a fazer para tentar lidar com as incertezas na carreira. Eles acreditam que lendo muitos livros e fazendo muitos cursos terão uma oportunidade melhor, mas é preciso separar momentos tanto para o trabalho árduo quanto para o descanso. “Você não precisa ficar o dia inteiro em frente à televisão, nem passar 16 horas trabalhando. A melhor forma de lidar com isso é estabelecer uma rotina, com horários definidos para tudo, inclusive o descanso e pausas durante o dia”, explicita.

Por fim, Solange relembra que as incertezas sempre existiram, em diversos aspectos, mas o momento atual do mercado de trabalho ressaltou como o futuro é incerto. “Todos os planos de todo mundo foram por água abaixo. É a hora de aproveitar essa oportunidade para lidar com essas incertezas da vida. Olhe para si, para sua vida e busque maneiras de enfrentar isso. E depois, quando as coisas estiverem mais instáveis, você terá ferramentas para te blindar contra momentos como este. Se você dá conta agora, depois será muito mais fácil”, conclui.

Fonte: Na Prática

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios