COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 12 minutos

Acesse Ibmec e descubra tudo que você precisa saber sobre o MBA. Preparamos um guia completo para você conferir sobre o que é, qual escolher e mais!

Guia sobre MBA: o que é, qual escolher e mais

MBA é a sigla para Master of Business Administration, que em português significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de um programa de pós-graduação voltado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de gestão, liderança e conhecimento em negócios.

Os programas de MBA geralmente abrangem uma ampla gama de tópicos relacionados à administração de empresas. São feitos para preparar os alunos para assumir cargos de liderança e gerenciamento em organizações, ou até mesmo para iniciar e administrar seus próprios negócios. Descubra o que exatamente contempla o MBA, qual é o perfil que melhor se adequa a esse tipo de pós-graduação e muito mais!

O que é MBA

Em uma tradução livre, Master in Business Administration significa Mestre em Administração de Negócios. Apesar do nome, no Brasil, é um curso lato sensu. Uma especialização de nível lato sensu é vista como um programa de pós-graduação que se concentra em oferecer uma compreensão aprofundada e abrangente do mundo empresarial.

Nesse sentido, o MBA se destaca por sua abordagem prática, centrada nas experiências do mercado de trabalho, com o propósito de capacitar indivíduos para posições de liderança e administração. O objetivo é desenvolver profissionais que possuam habilidades para tomar decisões eficazes no ambiente corporativo, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de forma estratégica.

Ter uma especialização no mundo dos negócios pode abrir portas para oportunidades de carreira avançadas e fornecer uma base sólida de conhecimento e habilidades em gestão e administração.

Clique aqui se você quiser ser aluno >

Como funciona o MBA?

O MBA pode ser definido como um curso de pós-graduação, voltado para especialização, focado em líderes e gestores empresariais. A seguir, conheça as etapas comuns presentes em um MBA.

Disciplinas comuns em uma MBA

As disciplinas em um programa de MBA são projetadas para fornecer uma compreensão abrangente da administração de negócios. Disciplinas comuns incluem: gestão e liderança, finanças, marketing, estratégia de negócios, contabilidade, recursos humanos, empreendedorismo e estratégia nos negócios.

Carga horária das disciplinas

A carga horária de cada disciplina pode variar, mas, geralmente, as disciplinas de um programa de MBA são ministradas em sessões de 3 a 4 horas por semana durante um período de 10 a 15 semanas por semestre. Como estamos falando de cursos de especialização, é comum que o MBA tenha horários mais flexíveis, com aulas aos finais de semana, por exemplo, ou disponíveis para assistir online no horário preferido do aluno.

Projetos e trabalhos práticos

Os programas de MBA frequentemente incluem projetos e trabalhos práticos para que os alunos apliquem o conhecimento teórico em situações do mundo real. Alguns exemplos de projetos e trabalhos práticos comuns em programas de MBA incluem: estudos de caso, consultoria, simulação de negócios, estágios, apresentações e relatórios, entre outros.

O que é MBE?

MBE é uma sigla que significa Minority Business Enterprise, que pode ser traduzida como “Empresa de Negócios de Minorias” em português. Essa certificação é um programa empresarial desenvolvido nos Estados Unidos, embora conceitos semelhantes possam ser encontrados em outros países, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão no setor empresarial.

As empresas certificadas como MBEs podem ter acesso a uma série de benefícios, incluindo oportunidades de contratação preferencial por parte de empresas e órgãos governamentais que têm políticas de diversidade e inclusão em suas compras.

Leia mais sobre as Soluções Corporativas >

MBA ou MBE?

MBA e MBE são programas de pós-graduação em gestão, mas com focos diferentes e destinados a públicos distintos. Aqui estão algumas das principais diferenças entre eles e critérios para ajudar na escolha entre um MBA e um MBE, considerando seus objetivos profissionais, perfil profissional e área de atuação desejada.

MBA (Master of Business Administration)

Foco

O MBA é um programa de gestão geral que abrange uma ampla gama de tópicos, como marketing, finanças, recursos humanos, operações e estratégia de negócios.

Público-Alvo

É adequado para profissionais que desejam adquirir uma visão ampla dos negócios e desejam desenvolver habilidades de gestão para liderar organizações ou avançar em suas carreiras.

Objetivos profissionais

O MBA é ideal para aqueles que desejam ocupar cargos de liderança executiva ou gerência em empresas de diversos setores.

Perfil profissional

Os candidatos típicos têm alguma experiência profissional prévia e buscam uma formação que os prepare para assumir responsabilidades de alta gerência.

Áreas de atuação

Os graduados de MBA têm flexibilidade para trabalhar em uma variedade de setores e funções de negócios.

MBE (Master of Business Enterprise)

Foco

O MBE é um programa que se concentra especificamente em empresas pertencentes a minorias étnicas (Minority Business Enterprises) e nas questões relacionadas a elas, como diversidade, inclusão e gestão de negócios de minorias.

Público-alvo

É mais adequado para empresários ou empreendedores pertencentes a minorias étnicas que possuem ou desejam criar e gerir empresas que se qualifiquem como Minority Business Enterprises.

Objetivos profissionais

O MBE visa ajudar os profissionais a entender as oportunidades e desafios únicos enfrentados pelas empresas de minorias étnicas e a desenvolver estratégias para o sucesso nesse contexto.

Perfil profissional

Os candidatos típicos são proprietários de empresas, executivos ou gerentes que desejam adquirir conhecimentos específicos para o gerenciamento de negócios de minorias.

Áreas de atuação

Os graduados de MBE geralmente trabalham lidando com questões de diversidade e inclusão, bem como estratégias de crescimento para empresas pertencentes a minorias.

A escolha entre um MBA e um MBE depende dos seus objetivos profissionais e do seu perfil profissional. Se você aspira a cargos de alta gerência em empresas de diversos setores, um MBA tradicional pode ser a melhor opção. Por outro lado, se você é um empresário que deseja focar em empreendedorismo e gestão de negócios de minorias, um MBE pode ser mais apropriado.

Qual a diferença entre MBA e Pós-Graduação?

A principal diferença entre MBA e pós-graduação é o foco e a aplicação prática. O MBA é voltado para a administração de negócios e é ideal para quem busca cargos de liderança em organizações, enquanto a pós-graduação é um termo mais amplo que abrange uma variedade de programas de especialização em diferentes áreas acadêmicas e profissionais.

Leia mais sobre Pós-Graduação do Ibmec >

Confira outras diferenças:

Foco e conteúdo

MBA (Master of Business Administration)

O MBA é um tipo de pós-graduação que se concentra especificamente em administração de negócios e gestão. Ele aborda uma ampla gama de tópicos relacionados aos negócios, como finanças, marketing, estratégia, recursos humanos e empreendedorismo. O MBA é voltado para profissionais que desejam avançar em suas carreiras de gestão ou empreender seus próprios negócios.

Pós-graduação

A pós-graduação é um termo mais amplo que engloba uma variedade de programas de mestrado e especialização em diversas áreas, incluindo ciências, humanidades, saúde, engenharia, entre outras. Os programas de pós-graduação podem ser mais especializados e têm um escopo mais amplo de disciplinas, dependendo do campo de estudo.

Duração dos cursos

MBA (Master of Business Administration)

Os programas de MBA geralmente têm duração de 1 a 2 anos, dependendo do país e da instituição. Além disso, muitos MBAs oferecem opções em tempo integral, meio período e executivas para atender às necessidades dos profissionais em diferentes estágios de suas carreiras.

Pós-graduação

A duração dos programas de pós-graduação pode variar significativamente. Alguns programas de mestrado podem ser concluídos em 1 a 2 anos, enquanto cursos de especialização lato sensu podem ser mais curtos, de alguns meses a um ano.

Objetivo do MBA e da Pós-Graduação

MBA

O principal objetivo do MBA é preparar profissionais para cargos de liderança e gestão em organizações empresariais. Ele enfatiza o desenvolvimento de habilidades de gestão, tomada de decisões estratégicas e liderança.

Pós-graduação

Os objetivos da pós-graduação podem variar de acordo com o campo de estudo. Geralmente, busca-se aprofundar o conhecimento em uma área específica e, em alguns casos, preparar os alunos para a pesquisa acadêmica.

Pré-requisitos dos dois cursos

MBA

Muitos programas de MBA exigem que os candidatos tenham experiência profissional anterior, geralmente de alguns anos, antes de ingressar no programa. Isso ocorre porque o MBA valoriza a experiência prática no ambiente de trabalho.

Pós-graduação

Os pré-requisitos para programas de pós-graduação podem variar, mas geralmente exigem uma graduação anterior em uma área relacionada ao campo de estudo.

Quem pode fazer um MBA?

O MBA é indicado para qualquer profissional que tenha ensino superior completo e deseja atuar na área de gestão corporativa. O aluno interessado nessa pós-graduação não precisa necessariamente ter sua formação em administração ou qualquer área afim. Basta ter o interesse em seguir uma carreira mais voltada para esse segmento.

Leia mais sobre as formas de ingresso do Ibmec >

Que título recebe quem faz MBA?

Aqueles que concluem com sucesso um programa de MBA (Master of Business Administration) recebem o título de “Master of Business Administration” ou, em português, “Mestre em Administração de Negócios”. O título é um reconhecimento acadêmico que atesta a conclusão do programa de pós-graduação em administração de negócios e demonstra que o indivíduo adquiriu conhecimentos e habilidades avançadas em áreas relacionadas à gestão, liderança e administração empresarial.

Quando posso fazer um MBA?

A decisão de quando fazer um MBA depende de vários fatores, incluindo sua experiência profissional, ambições de carreira e setor de atuação. Aqui estão alguns pontos a considerar ao determinar o momento ideal para fazer um MBA:

Experiência Profissional

Muitos candidatos optam por ingressar em um programa de MBA após acumularem de 2 a 5 anos de experiência profissional.

Ampliação de Habilidades e Conhecimento

Considere seus objetivos de carreira e se há falhas ou pontos a melhorar em suas habilidades ou conhecimentos que podem ser preenchidos por meio de um MBA. Se você acredita que um MBA pode fornecer as ferramentas necessárias para avançar em sua carreira, é o momento certo para se inscrever.

Setor de Atuação

Alguns setores de atuação podem valorizar mais um MBA do que outros. Por exemplo, o setor financeiro e de consultoria frequentemente valoriza candidatos com MBAs. Pesquise as tendências de contratação e a demanda por MBAs em seu setor de interesse.

Objetivos a Longo Prazo

Pergunte a si mesmo onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos e como um MBA pode ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Se o MBA estiver alinhado com seus objetivos a longo prazo, pode ser o momento certo para ingressar no programa.

Leia mais sobre MBA em Negócios >

Por que fazer um MBA?

Fazer um MBA (Master of Business Administration) pode oferecer uma série de vantagens significativas para sua carreira e desenvolvimento profissional. Aqui estão algumas das razões pelas quais muitas pessoas optam por fazer um MBA:

Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais

Ampla gama de disciplinas que abrangem áreas essenciais da gestão.

Avanço na Carreira

Ter um MBA aumenta suas perspectivas de carreira.

Networking Profissional

Os programas de MBA reúnem profissionais de diversas origens e experiências, proporcionando uma oportunidade valiosa para construir uma rede de contatos profissionais ampla e diversificada.

Qual MBA escolher?

A escolha do MBA certo depende dos seus objetivos profissionais e interesses pessoais. Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a escolher o MBA mais adequado para você.

Defina seus objetivos

Comece identificando seus objetivos profissionais. Pergunte a si mesmo o que deseja alcançar com um MBA.

Considere o formato

Existem diversos formatos de MBA, como MBA em tempo integral, MBA em meio período, MBA online e programas executivos.

Currículo e professores

Analise o currículo do programa e a qualificação dos professores. Certifique-se de que o conteúdo e a abordagem de ensino estejam alinhados com seus objetivos e interesses.

Conheça os cursos de MBA ofertados no IBMEC

MBA em Gestão de Negócios

MBA em Finanças

MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Marketing

MBA em Big Data

MBA em Inteligência Artificial

MBA em Políticas Públicas e Relações Institucionais

Vantagens de estudar MBA no Ibmec

● Instituição com mais de 50 anos de qualidade de Ensino.

● O IBMEC é reconhecido por sua excelência acadêmica e pela qualidade de seus programas de MBA.

● Contamos com professores altamente qualificados, que possuem experiência relevante no mundo corporativo.

● Benefícios de assistir a webinars e masterclasses de instituições estrangeiras.

● Uma das maiores vantagens de estudar em uma instituição como o IBMEC é a oportunidade de construir uma rede profissional sólida.

● Palestras com grandes representantes do mercado.

● Nossa Instituição possui recursos para oferecer aos nossos alunos a melhor qualidade de ensino.

Leia mais sobre a Faculdade Ibmec >