O que é estudo intercalado? Descubra agora!

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se você  está se preparando para vestibulares e ou para o Enem, cada momento de estudo é muito importante. Afinal, o número de conteúdos  para assimilar é muito grande. No entanto,  é possível otimizar seu rendimento usando técnicas de estudo, como, por exemplo, o estudo intercalado.

Em grande parte das vezes, assimilar uma informação  depende mais da qualidade do seu estudo do que da quantidade de tempo gasto. Após passar horas lendo sobre um mesmo tema, você pode sentir exaustão e perder o foco. Por consequência, seu rendimento cai e fica difícil guardar tudo na memória. Por isso, a técnica do estudo intercalado pode ajudar.

Neste artigo, você conhecerá algumas técnicas de estudo, de início, e depois se aprofundará sobre o estudo intercalado. Saiba como esse método irá ajudar você a obter melhores resultados sem perder a qualidade dos estudos. 

Quais são as técnicas de estudo?

Estudar com qualidade não significa passar um longo tempo lendo e fazendo notas. Isto pode ser muito exaustivo e acaba por prejudicar os resultados do estudo. Em períodos pré-vestibular e pré-Enem, perda de tempo é a única coisa que você não deve ter de jeito algum.

Para isso, algumas técnicas de estudo são essenciais para você obter um melhor aproveitamento dos conteúdos ao estudar. Por isso, a seguir, reunimos alguns dos métodos mais usados:

1. Mapas mentais

Através dos mapas mentais você organiza o que precisa estudar fazendo uma associação dos termos relacionados. Assim, você obtém um resumo dos conteúdos de forma dinâmica.

Para isso, basta você colocar um tema principal no centro de um papel e começar a relacionar outros termos através de setas e linhas. A rede formada ajuda a fixar o conteúdo a partir da sua criatividade.

2. Método de Pomodoro 

Já o método de Pomodoro é uma técnica de estudo que tem como foco gerir o tempo de estudos de forma que não seja uma tarefa tão exaustiva, mas também estimular a concentração. 

Para isso, você deve estudar durante 25 minutos e pausar durante cinco, repetindo o processo. A cada quatro ciclos, aumente a pausa para 15 minutos. Esse método contribui para sua saúde mental, além de ampliar o foco nos estudos durante o período estipulado.

3. Aprendizagem ativa (ou Pirâmide de Aprendizagem)

Essa técnica de estudo visa ampliar a interatividade do estudante com o conteúdo, favorecendo a retenção das informações. Para isso, é usada a pirâmide do aprendizado, criada pelo psiquiatra norte-americano William Glasser, pesquisador da técnica de estudo.

Essa pirâmide compara os resultados obtidos na retenção da matéria de acordo com a forma de estudo.

A imagem contém a pirâmide de aprendizagem de William Glasser.

Dessa forma, quanto mais formatos de estudo você interagir, maior será a retenção de conhecimento. Por isso, uma dica é não ficar apenas na leitura: procure também assistir vídeos, ensinar o conteúdo que absorveu, debater com colegas, entre outras formas de interação com o que aprendeu.

4. Aprendizagem mnemônica

Essa técnica de estudo tem como objetivo usar frases e músicas para ajudar a fixar um conteúdo

Alguns exemplos são as frases que podem ser criadas a partir da “leitura” de fórmulas, por exemplo, como a para calcular a quantidade de calor no corpo, o famoso Que macete (Q = m x c x â^+ T).

Além disso, há também as paródias que podem ser criadas por você mesmo, ou procuradas no YouTube. Basta digitar o tema seguido pelo termo “paródia” e, com certeza, você encontrará uma música a respeito.

5. Técnica do estudo intercalado

A técnica do estudo intercalado é a mais procurada quando o assunto é como se preparar para o Enem. Afinal, os principais temas do exame são distribuídos em quatro grandes áreas, a saber: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Dessa forma, são muitos conteúdos para assimilar e, por isso, a técnica do estudo intercalado pode ajudar e muito você a organizar as disciplinas para estudar sem se perder. Continue a leitura deste artigo, pois hoje vamos trazer detalhes sobre o estudo intercalado.

O que é a técnica de estudo intercalado?

A técnica do estudo intercalado tem como objetivo  distribuir de modos diferentes as matérias do seu plano de estudos. Ou seja, assuntos diferentes entre si devem ser agrupados em um mesmo ciclo  de estudos. Assim, você consegue focar nos assuntos por maior tempo, já que a prática fica mais dinâmica.

Embora definir uma matéria diferente por dia pareça ser uma boa estratégia, a falta de novidade pode dificultar a concentração. Com isso, o estudo torna-se menos produtivo e seu tempo para aprender torna-se menor. Por isso, com o estudo intercalado você pode estudar mais matérias diferentes em um mesmo dia sem se sobrecarregar.

Quais são as vantagens do estudo intercalado?

A principal vantagem do estudo intercalado é a produtividade. Afinal, por meio dessa técnica de estudo, você pode otimizar seu tempo, evitando releituras ou revisões desnecessárias.

Outro benefício do estudo intercalado diz respeito à fixação do conteúdo. Ao estudar mais conteúdos diferentes em períodos de tempo menores, sua memória precisa se adequar ao ritmo de novidades para assimilar. Dessa forma, você exercita e estimula seu cérebro, de modo que ele se desenvolva para além dos estudos.

Como o estudo intercalado pode ajudar a estudar para o Enem?

O Enem é uma prova que possui um grande conjunto de disciplinas. Com o estudo intercalado você consegue se organizar melhor com relação ao tempo de estudo de cada matéria, otimizando a qualidade do aprendizado.

Para isso, você precisa construir um cronograma de estudos, no qual vai estipular ciclos de estudo e distribuir as disciplinas de forma intercalada ao longo deles. A seguir, saiba como definir esse cronograma.

A imagem contém a ilustração de um ciclo de estudo intercalado, combinado com a técnica de Pomodoro.

Como definir o cronograma para o estudo intercalado?

Para definir um cronograma para o estudo intercalado, primeiramente você precisa fazer uma lista das disciplinas que pretende estudar e definir quanto tempo em dias você terá de estudo até a data do vestibular ou do Enem. 

A partir disso, defina quantas horas estudar por dia. O recomendado é uma média de quatro horas por dia, para que você estude com qualidade sem chegar à exaustão. 

Dentro desse período, organize os ciclos de estudos, ou seja, os blocos de matérias. Aqui é interessante incluir a técnica de Pomodoro citada antes, estabelecendo pequenas pausas entre um estudo e outro. Tente mesclar o máximo possível as matérias dentro de cada ciclo.

Por fim, é importante lembrar que você pode mesclar as técnicas de estudo de forma que otimize cada vez mais seus estudos. Quando você coloca esses métodos em prática, estudar torna-se algo menos cansativo e mais prazeroso!

Agora que você já sabe mais sobre o estudo intercalado, o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios