Quantas horas estudar na reta final do vestibular?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Saber quantas horas estudar por dia quando a data do vestibular está se aproximando é um dos principais questionamentos dos alunos que passaram o ano inteiro se preparando. Afinal, não é durante a reta final que vão desistir do objetivo de ter uma boa nota na prova.

No entanto, esse assunto depende muito da rotina do estudante. É importante analisar um conjunto de fatores, como tempo disponível, matérias atrasadas e disposição. Por isso, confira a seguir algumas dicas de estudo que vão ajudar você nessa missão.

Afinal, quantas horas estudar por dia?

Essa é uma pergunta que não dá para responder de forma generalizada. Como o aluno passou longos meses se preparando, a dica geral é moderar o tempo de estudos nos últimos dias, priorizando o relaxamento, a fim de aliviar a pressão do vestibular batendo na porta. Contudo, cada pessoa vai precisar de uma determinada quantidade de horas, de acordo com a sua rotina.

Por exemplo, quem já terminou de estudar as principais disciplinas e só vai precisar revisar, consegue diminuir o ritmo e descansar para ter energia no dia da prova. No entanto, se você ainda tem muitas matérias pendentes e segue com disposição, é importante manter o ritmo de estudos para conseguir estudar os temas que mais caem nos exames.

Como otimizar o seu tempo de estudo?

Sabendo disso, o fundamental é analisar sua situação e traçar os planos para otimizar o tempo. Portanto, conte quantos dias restam até a data do vestibular e organize seu roteiro de estudos a fim de aproveitar esse período — apenas evite estudar no dia anterior à prova, pois isso só vai impedir o relaxamento e aumentar o cansaço.

A seguir, veja outras maneiras de aproveitar os últimos dias da reta final do vestibular!

Durma bem

O sono é fundamental para descansar o corpo e consolidar o conteúdo estudado. Sendo assim, o que precisa ser priorizado, desde o começo, é a sua rotina noturna. Tente dormir por cerca de oito horas ininterruptas por noite, evite ter contato com telas (celular, computador, televisão, entre outras) antes de ir para a cama e faça refeições leves no jantar.

Mantenha uma rotina organizada

Não adianta se desesperar ao ver a data do vestibular se aproximando. O melhor a se fazer, nesse momento, é organizar a rotina de forma equilibrada, priorizando o seu tempo de descanso, mas sem desistir dos estudos.

Apostar nos aplicativos para estudar será de grande ajuda. Além disso, utilize agendas ou planners para gerenciar os seus horários e organizar melhor o cronograma de estudos.

Respeite o seu cronograma de estudos

Por fim, respeite o seu cronograma de estudos. Se for necessário, faça ajustes para que ele atenda às suas novas necessidades, seja a de menos horas de estudos, seja a de um pouco mais de dedicação em determinados conteúdos.

O importante é fazer esses ajustes de forma realista e, se possível, cerca de um ou dois meses antes da prova. Assim, você consegue definir os assuntos que deve priorizar, como a redação para o vestibular, e encaixá-los nos horários disponíveis.

Ao implementar boas técnicas de estudo, você vai conseguir definir quantas horas estudar por dia, sem prejudicar sua saúde mental ou seu aprendizado. Por isso, nessa reta final, foque no seu descanso para chegar na prova com todo o gás e conseguir uma boa nota.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios