Você sabe fazer um bom resumo?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os resumos são os melhores amigos de um estudante em reta final para o vestibular. Nada melhor que reler os conceitos-chave de um assunto para reavivar a memória. Além disso, ajuda a trabalhar diversas habilidades, como a concentração, a interpretação de texto e a hierarquização de conceitos.

No entanto, nem todo mundo sabe como fazer um resumo. Não basta copiar trechos selecionados de um texto, pois assim não será possível organizar as ideias e refletir sobre o que foi lido.

Para auxiliar você nesse processo e ajudar a diminuir o estresse nos estudos, preparamos este post. Confira as dicas!

Leia com atenção

O primeiro passo para fazer um bom resumo é compreender o texto. Portanto, leia atentamente o conteúdo — se necessário, mais de uma vez. É importante que ao final da leitura você seja capaz de compreender a problemática central, as conclusões do autor e os principais argumentos utilizados para chegar a essa conclusão.

Aproveite esse momento para fazer exercícios, assistir videoaulas, enfim: é um estudo completo. Afinal, para resumir um assunto de verdade, é necessário conhecê-lo a fundo. Quanto maior é o nosso conhecimento, maior será o poder de síntese.

Grife as partes importantes

Quando você já compreendeu o assunto abordado, faça uma nova leitura. Dessa vez, grife conceitos, termos-chave e frases importantes com um marcador — esses elementos ajudarão a organizar um esquema das ideias centrais do texto.

Utilize outra cor de marcador para grifar dados que não podem ficar de fora do seu resumo, como nomes de personalidades, datas históricas, entre outros. Ter essas informações essenciais à mão é ótimo para estudar mais em menos tempo em uma revisão.

Escreva um resumo com as suas palavras

Agora, é hora de escrever seu resumo. Depois dessas etapas de gestação, nas quais você estudou bastante o texto, será fácil colocar no papel tudo o que é mais importante de ser lembrado antes da prova. Mas atenção: escreva com suas próprias palavras, combinado?

Transcrever trechos do original não é tão efetivo assim, pois acaba se tornando uma tarefa mecanizada e pouco reflexiva. É interessante pensar sobre o conhecimento que adquiriu e reorganizá-lo na sua cabeça para intensificar a memorização.

É o mesmo princípio de quando explicamos o assunto para outra pessoa: normalmente, aprendemos muito quando ensinamos. Com os resumos, a única diferença é que você explicará para você mesmo de um futuro próximo.

Evite uma lista de tópicos

Por fim, a última dica de como fazer um resumo é evitar uma lista de tópicos, mas sim um conteúdo que inter-relacione os pontos abordados no texto original. Para tanto, imagine que ele será utilizado por outra pessoa decidindo se vale a pena ou não lê-lo. Guie-se por estas duas perguntas:

  • Quais são as principais ideias que o leitor vai encontrar no texto?
  • O que você sente como contribuição efetiva do texto para o seu aprendizado depois de lê-lo?

Enfim, com essas dicas de como fazer um resumo, você deixará sua rotina de estudos mais eficiente. Agora, lembre-se da máxima de que a prática faz a perfeição. Por isso, mantenha a frequência na aplicação dessa técnica para escrever resumos cada vez melhores.

Leia maisTipos de graduação e como escolher entre elas

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios