O profissional T shaped e as novas competências

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Autora: Cynara Bastos, Supervisora de Carreiras do Ibmec SP

Nos meus estudos sobre mercado de trabalho e carreira, percebo uma forte valorização ao profissional que agrega ao seu perfil, qualidades e competências complementares que fazem toda a diferença no presente contexto.  

A imagem apresentada neste artigo mostra um exemplo de um profissional do campo da psicologia, mas a ideia se aplica a todas as áreas. É bom nos atentarmos também as “Cinco Mentes para o Futuro” preconizadas pelo Howard Gardner: disciplinada, ética, respeitosa, sintetizadora e criadora. Aqui, destaco a importância de nos aprofundarmos em um campo do conhecimento – mente disciplinada.

Pois bem, depois de dominar uma área, é necessário compreender quais são as habilidades e competências que levarão o profissional de Standard à Luxo. Como bem colocado pelo Eugênio Mussak no livro “Metacompetência.” Tenho inclusive, um bom exemplo dele para dar:

Situação 01

Você chega a um restaurante ao qual você nunca foi. O garçom lhe traz o cardápio e volta apenas para anotar o pedido.  Serve o que foi pedido e traz a conta ao final.

Situação 02

Você chega a um restaurante ao qual você nunca foi. O garçom lhe traz o cardápio. Depois de certo tempo, ele volta e diz: reparei que você nunca esteve aqui antes, gostaria que eu lhe desse uma sugestão? Você aceita a sugestão. Depois de lhe servir,  ele quer saber se você gostou da dica. Depois oferece uma sobremesa, um café e finalmente traz a conta quando você solicita.

Percebe a diferença? Qual dos dois você contrataria?

Cada um em sua área de atuação, deve ser capaz de reconhecer o que o permitirá prestar um melhor serviço dia-a-dia. E num mundo que muda constantemente e a toda velocidade, esse é um grande desafio!

Então fica a dica: permaneça em movimento. Não se acomode. Quando você achar que já sabe tudo, você precisa saber ainda muito mais. Ensine e aprenda com os outros, esteja aberto a novas perspectivas, quebre paradigmas antigos e ofereça o seu melhor!

Pensamento crítico, visão, adaptabilidade, curiosidade intelectual, inovação e inteligência emocional, precisam estar na sua pauta de progresso!

Está gostando do conteúdo? Conheça o setor CASA – Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno do Ibmec!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios