Mercado financeiro para iniciantes: o que preciso saber?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

No cenário de incertezas e insegurança econômica causado pela pandemia de covid-19, muitos brasileiros começaram a buscar formas de investir no mercado financeiro para iniciantes.

Mas você deve ter cuidado. Afinal, o mercado financeiro para iniciantes pode ser um ambiente desafiador. Assim, é preciso estudar, entender a dinâmica e conhecer seus diferentes aspectos. Saiba mais sobre o mercado financeiro para iniciantes ao ler este artigo!

O que é mercado financeiro e como ele funciona?

O mercado financeiro é o ambiente em que há a negociação de produtos financeiros. Isto é, são negociados, por exemplo, operações de câmbio, títulos de crédito, títulos públicos, certidões de dívidas, títulos mobiliários, dentre outras operações. 

Nesse sentido, o mercado financeiro é onde ocorre o encontro entre investidores – que têm recursos suficientes para aplicar em determinado negócio ou produto, visando retorno do investimento em forma de juros, participação nos lucros ou por meio da venda de títulos – e os tomadores, que precisam desse investimento para financiar seus projetos. 

Mas esse encontro não é “informal”. No mercado financeiro, uma instituição financeira, que tenha autorização do Banco Central, faz o intermédio entre todas as negociações.  

No Brasil, a B3 é a maior representante do mercado financeiro. Inclusive, no primeiro semestre de 2020, a B3 movimentou R$ 25,9 bilhões por dia, batendo o recorde de maior valor diário na história do mercado financeiro brasileiro.

Qual é a função do mercado financeiro?

A função principal do mercado financeiro para iniciantes é aproximar investidores de empresas ou instituições que precisam capitalizar, ou seja, conseguir recursos. 

Por ser regulado e oferecer segurança, o mercado financeiro consegue de forma ágil unir investidores e tomadores. Ele também assegura que as operações de venda e compra de ativos sejam realizadas sem muitas intervenções estatais. 

Assim, o mercado financeiro para iniciantes representa uma ótima oportunidade para proporcionar um fluxo financeiro seguro e saudável e dinamizar a economia. 

Qual a importância do mercado financeiro?

O mercado financeiro é importante, principalmente, para promover a dinamicidade da economia, permitindo um acesso democrático à capitalização.

Por exemplo, por meio do mercado financeiro, uma empresa que tem um porte interessante, mas precisa de mais dinheiro para crescer tem a possibilidade de dividir a propriedade da empresa em partes e vendê-las. Fazendo isso, essa instituição consegue retorno financeiro para investir e aplicar no seu próprio desenvolvimento. 

Dessa forma, tanto pessoas físicas quanto jurídicas encontram um ambiente seguro e regulado para fazer suas negociações e contribuir para o crescimento econômico. 

A imagem contém um jovem com uma tela em sua mesa onde aparecem gráficos financeiros. O jovem tem em sua mão um tablet onde aprende mais sobre mercado financeiro para iniciantes.
O mercado financeiro para iniciantes pode parecer algo complexo, mas, após entender seu funcionamento, torna-se algo muito simples!

Como é dividido o mercado financeiro? 

Além da regulamentação, o mercado financeiro é estruturado em 4 principais subdivisões:

  • Mercado Cambial: é onde ocorre a negociação de moedas estrangeiras. Esse mercado é responsável pelas operações de importação e exportação, bem como pela troca do real por alguma outra moeda. 
  • Mercado de Capitais: responsável pela compra e venda de ações, títulos e derivativos entre empresas. É uma maneira, por exemplo, das empresas capitalizarem a partir da emissão de ações.
  • Mercado de Crédito: faz a negociação dos empréstimos para pessoas físicas e jurídicas que precisam de recursos para consumo ou capital de giro. É o caso da venda de títulos hipotecários e outros referentes ao financiamento de obras de construção civil e habitacional. 
  • Mercado monetário: é similar à dinâmica do Mercado de Crédito, contudo, as transações envolvidas são de curto prazo. Isto é, os empréstimos têm validade máxima de um ano. Essa negociação de curto prazo tem o objetivo de garantir a alta liquidez monetária, que significa a facilidade de obter recursos e utilizá-los. 

Como começar a estudar o mercado financeiro para iniciantes? 

O mercado financeiro para iniciantes pode parecer um tanto complexo. Justamente por isso é preciso saber como estudar o mercado financeiro e entender como ele funciona. Nesse sentido, separamos algumas dicas importantes para investidores iniciantes. Confira!

Procure fontes confiáveis de informação

Como vimos, o mercado financeiro é muito amplo e tem diversas variáveis. Da mesma forma, existem inúmeros conteúdos disponíveis para estudá-lo, como cursos, palestras, eventos, artigos etc.

Assim, para ter segurança em seu investimento, pense em investir parte do seu tempo em conhecimento sobre o mercado financeiro para iniciantes. 

Delimite seus objetivos

Comprar um imóvel? Ter alguma outra fonte de renda? Iniciar um empreendimento? Para cada objetivo há um tipo de investimento diferente. Portanto, avalie suas necessidades e estude a melhor opção para investir no mercado financeiro para iniciantes. 

Minimize riscos

Tenha em mente estratégias para evitar prejuízos. Uma delas é diversificar as aplicações, visto que investir tudo em apenas um lugar pode ser um grande risco. 

Tenha um planejamento financeiro

É essencial organizar suas finanças para não investir às cegas e ter que lidar com os riscos. Por isso, é interessante que você, por exemplo, separe sua renda para gastos essenciais de seus recursos para investimentos.

Para se organizar quanto ao mercado financeiro para iniciantes, você pode utilizar alguns aplicativos que orientam e auxiliam investidores, como o Bloomberg, Finimize e iBillionaire. 

O mercado financeiro para iniciantes oferece, portanto, um grande leque de oportunidades. Mas, para ter resultados produtivos, é preciso entender as características e a dinâmica do mercado, prezando pela segurança econômica. 

Após saber tudo sobre o mercado financeiro para iniciantes, o que acha de compartilhar este conteúdo com alguém que também quer começar a investir?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios