Gestão de equipe: como fazer?

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Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A boa gestão de equipe é capaz de melhorar significativamente a produtividade do seu negócio. Ainda assim, há organizações que não se preocupam tanto com o planejamento na área, o que pode ser uma perda em termos de lucro, melhor aproveitamento do tempo e bem-estar dos colaboradores.

No artigo de hoje, saiba o que é gestão de equipe, qual a importância de um bom planejamento na área para a liderança, além de conferir algumas dicas de gestão de equipes remotas. Acompanhe a leitura!

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipe consiste em uma série de boas práticas voltadas para o melhor alcance dos colaboradores, com foco em performance. No planejamento, a ideia não é realizar um trabalho de sucesso individual, mas sim, coletivo, em torno de metas e necessidades.

Por esse motivo, a figura de um responsável pela liderança é fundamental. O líder irá guiar a equipe em torno de um objetivo em comum e, dessa forma, é possível alcançar ótimos resultados e o melhor desempenho.

Importante ressaltar que a gestão de equipe é um trabalho que demanda a congruência de vários departamentos, incluindo o RH, endomarketing e gestores, para que o aproveitamento dos times seja maximizado. Ou seja, é necessário pensar sempre no coletivo.

Qual a diferença entre gestão de equipes e gestão de pessoas?

Tanto a gestão de equipe quanto a gestão de pessoas são imprescindíveis para o sucesso de uma organização. Contudo, é necessário diferenciar alguns pontos dos processos, para que os líderes possam orientar os colaboradores da melhor maneira possível.

Enquanto a gestão de equipe está preocupada com o coletivo, a gestão de pessoas foca em mostrar a cada colaborador para onde a organização está indo e o porquê desse caminho. Portanto, a intenção é ampliar o entendimento do que é preciso fazer para ajustar o curso e chegar até um resultado pretendido.

Vale reforçar que ambas são importantes para a empresa. Afinal, a gestão de equipe volta-se mais para os processos, enquanto a gestão de pessoas tem esse caráter de compreender a relação dos colaboradores com a organização.

Qual a importância da gestão de equipe?

Com um bom planejamento de gestão de equipe, os colaboradores conseguem trabalhar em uníssono e, dessa forma, evitar atritos, relações tóxicas e outros problemas no ambiente organizacional. Além disso, é possível perceber talentos nas empresas e destacar os profissionais com perfil de liderança.

Entre outros benefícios da gestão de equipe, destacam-se:

  • Melhor interação entre os colaboradores;
  • Maior troca de experiências e conhecimentos entre os times;
  • Criação de um ambiente agradável;
  • Aumento da produtividade e da qualidade dos projetos.

O que percebe-se é que a gestão de equipe, quando bem planejada, tende a colaborar com ótimos resultados às organizações. Inclusive, isso pode ser comprovado com a pesquisa “Gestão de Equipes e Resultados”, apresentada durante o XIV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 

Tal pesquisa  concluiu que as pessoas são o maior patrimônio de uma organização, uma vez que bons resultados dependem do desenvolvimento de cada colaborador.

A imagem contém um líder fazendo gestão de equipe do seu time.
Uma boa gestão de equipe motiva todos os colaboradores!

Quais as habilidades necessárias para liderar uma equipe?

Como vimos, uma boa gestão de equipe depende da figura do líder. Mas, resta a dúvida: quais as habilidades necessárias para liderar um time? 

Bem, exercer a liderança não é uma tarefa simples. Afinal de contas, é preciso dedicar tempo e desenvolvimento de algumas aptidões. Por isso, um bom líder é conhecido por:

  • Ter foco na sua equipe;
  • Ter uma boa comunicação;
  • Estimular o desenvolvimento das pessoas;
  • Exercer práticas de autoconhecimento;
  • Saber orientar, de forma empática, os colaboradores.

Uma gestão de equipe com liderança falha pode comprometer os resultados da sua organização, além de gerar insatisfações nos stakeholders. Os colaboradores também são desestimulados, o que pode ocasionar uma alta rotatividade de profissionais – algo que, sem dúvidas, gera muitas perdas às empresas.

Como fazer a gestão de uma equipe?

A gestão eficiente das equipes depende, fundamentalmente, de um bom planejamento. Dessa maneira, é possível antecipar possíveis problemas, verificar os indicadores da organização e promover estratégias direcionadas.

Além disso, é preciso ter transparência com os colaboradores, demonstrando claramente quais são os objetivos pretendidos pela organização. Vale também compartilhar quais são os pontos fracos da organização e o que é preciso para superá-los.

Outra dica é aproveitar as competências e talentos das equipes. Novamente, o papel do líder é imprescindível para a percepção das habilidades de cada colaborador.

Gestão de equipes remotas: 5 dicas

Desde a pandemia da Covid-19, muitas organizações migraram seus trabalhos para o ambiente virtual – e, como consequência da popularização do home office, alguns empreendimentos irão manter essa dinâmica.

Ainda assim, é preciso planejar uma gestão de equipes remotas, como forma de integrar os colaboradores, principalmente com a distância virtual. A boa notícia é que dá para desenvolver um bom planejamento com 5 dicas simples! São elas:

  1. Monte um plano de trabalho e um cronograma de todas as semanas;
  2. Marque presença enquanto líder da equipe – responda os colaboradores e dê suporte, sempre que necessário;
  3. Fomente uma boa comunicação entre os colaboradores e gestores;
  4. Descentralize a tomada de decisões, fazendo com que toda a equipe participe das resoluções estratégicas da empresa;
  5. Promova treinamentos com todos os profissionais, para desenvolvimento de competências e habilidades.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este artigo com os seus amigos e amigas no trabalho para a promoção de uma ótima gestão de equipe!

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