Plano de Carreira

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Saiba porque é importante fazer o seu

Alcançar o sucesso na trajetória profissional é o objetivo de muitas pessoas. Afinal, ele pode ser o caminho para a realização de outros sonhos, e é aí que entra o plano de carreira.

Mas, você sabe o que deve ser feito para definir o seu futuro? Quais medidas colocar em prática para evoluir profissionalmente? Além de escolher um curso que combina com você, é preciso pensar em diferentes etapas e momentos de vida.

Afinal, o que é um plano de carreira?

O plano de carreira é o caminho que você percorrerá para chegar a uma meta de sua vida profissional. Imagine uma pessoa que pretende ocupar um cargo de gestão em uma multinacional, com salário superior a R$ 10 mil, em até 15 anos — isso seria um exemplo claro de alguém que tem um plano já estabelecido.

Ou seja, o objetivo não envolve apenas uma posição em uma empresa ou uma área de atuação geral. Ele também abrange pretensões salariais, atividades específicas e uma estimativa de prazo.

Por isso, a ideia é considerar metas para a sua carreira profissional — é importante que elas possam ser atingidas em curto, médio e, principalmente, longo prazo. Embora seja interessante saber aonde você quer chegar, um bom planejamento também leva em conta ambições menores, que funcionam como pré-requisitos para alcançar o propósito maior de sua profissão.

Pense na seguinte situação: você viajou e está prestes a conhecer o principal ponto turístico do local, que fica no topo de uma montanha. Logo, para poder visitar a atração, será necessário percorrer uma grande escadaria. Levando essa analogia em conta, cada degrau seria uma das etapas, e o topo corresponderia ao objetivo final.

Benefícios de ter um plano de carreira

Veja quais as vantagens de antecipar o seu plano para o seu desenvolvimento profissional:

Realização

Você já teve a oportunidade de conversar com alguém que está insatisfeito perante a própria carreira? Repare que, geralmente, essas pessoas demonstram altos níveis de estresse e frustração.

Esse é apenas um dos sinais que demonstram a importância de se planejar profissionalmente. Apesar de as motivações e objetivos mudarem ao longo do tempo, é possível guiar seu futuro de acordo com os seus desejos. Por outro lado, caso não haja o mínimo de planejamento, aumentam as chances de você executar uma ocupação com a qual não se identifica.

Por mais que nem todas as suas escolhas atuais se concretizem do jeito que você imaginou em algumas décadas, traçar um esboço das conquistas que você ambiciona é importante para definir um rumo daqui em diante.

Motivação

Você já sentiu falta de motivação para elaborar uma rotina de estudos ou se qualificar? Às vezes, falta um empurrãozinho para encarar novos desafios e se atualizar, não é mesmo?

Ao pensar nos próximos passos que serão dados em sua carreira, você terá uma inspiração constante para superar os obstáculos que aparecerem pelo meio do caminho. Afinal, como você ocupará um cargo de direção em até 5 anos sem estudar inglês, por exemplo? Quando as metas estão definidas, é mais fácil saber o que é preciso fazer para batê-las.

Competição

Quem nunca ouviu por aí que o mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo? Embora a afirmação seja um clichê, ela é verdadeira. Diante de gestores, recrutadores e entrevistadores, candidatos que têm planos são bem valorizados. Afinal, essa preocupação demonstra que você zela por sua trajetória profissional e que tem vontade de crescer nesse sentido.

Faça seu plano de carreira

Fazer seu próprio planejamento não é tão difícil quanto parece. Uma das melhores formas de estruturá-lo é por meio de etapas menores, como mencionado. Confira, logo abaixo, algumas metas e atitudes que podem contribuir para diferentes tipos de carreira:

  • cursar uma faculdade que tenha a ver com as suas pretensões;
  • fazer estágios na área em que pretende atuar;
  • conversar com quem já trabalha na área de atuação almejada;
  • procurar orientação profissional feita por especialistas;
  • estudar línguas estrangeiras — inglês e espanhol são as mais populares, mas francês e alemão podem ser bons diferenciais em alguns casos;
  • realizar um intercâmbio;
  • ocupar uma posição ligada ao cargo que você deseja alcançar em longo prazo;
  • criar contatos profissionais em diferentes regiões do país;
  • conquistar uma promoção;
  • escutar podcasts sobre carreira e ler publicações (revistas, blogs, periódicos etc.) ligadas ao tema;
  • dobrar o salário em até 5 anos;
  • buscar aperfeiçoamentos e especializações.

Esses são apenas alguns exemplos do que você pode fazer para desenvolver o seu plano de carreira. Além das ações e objetivos citados, é essencial ter atenção aos estudos e ao mercado de trabalho. Afinal, novidades atreladas a esses contextos podem impulsionar bastante a sua evolução profissional.

Carreiras Ibmec

O Ibmec possui um setor de Carreiras que fornece diversos serviços para apoiar alunos e ex-alunos a desenvolverem suas carreiras, com orientação para a criação de currículos, participação em entrevistas, entre muitos outros.

Qual o melhor curso para o seu momento de carreira?

Enfim, ter um bom plano de carreira é fundamental para quem deseja obter conquistas significativas na carreira. Portanto, não deixe de se preparar para o futuro!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios