Liderança: confira conversa da Profa. Halina Valdívia, do Ibmec SP, com a Forbes

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mulheres são líderes melhores durante as crises, diz estudo

Com a pandemia, a gestão da liderança se tornou ainda mais importante para garantir o bem-estar e a produtividade da equipe. Nesse contexto, segundo uma pesquisa da “Harvard Business Review”, publicação da Harvard Business Publishing que tem como objetivo promover a reflexão sobre as práticas de gestão de negócios, as mulheres em cargos de liderança mostraram mais eficiência durante a crise sanitária que afetou praticamente todas as empresas, ao apresentarem mais resultados positivos e contribuírem de maneira mais expressiva para o engajamento dos trabalhadores.

O estudo “Mulheres São Melhores Líderes Durante a Crise”, elaborado por Jack Zenger e Joseph Folkman, avaliou 454 homens e 366 mulheres entre março e junho de 2020. Os métodos utilizados foram extraídos do livro “360º do Líder Extraordinário”, dos mesmos autores, e da avaliação de satisfação e comprometimento dos funcionários que trabalham diretamente com cada líder. As mulheres foram classificadas de forma mais positiva em 13 das 19 competências gerais de liderança. A partir das respostas dos entrevistados, o público feminino se sobressaiu, principalmente por conta do uso de habilidades interpessoais – as chamadas soft skills -, como colaboração, trabalho em equipe e motivação.

Profa. Halina Valdívia

Halina Valdívia de Matos, professora da disciplina Liderança e Equipes no curso de Administração do Ibmec em São Paulo, comenta que essa constatação é fruto de um contexto histórico, no qual homens e mulheres já possuem papéis sociais pré-estabelecidos. “Ao falarmos de liderança feminina, é importante termos cuidado ao reproduzirmos a imagem estereotipada de que elas são ‘mais sensíveis e intuitivas’. Estamos falando de algo muito mais profundo do que isso. Desde a infância, seja na vida escolar ou familiar, as mulheres são tipicamente estimuladas a desenvolverem características relacionadas à comunicação e flexibilidade.” No âmbito profissional, essas aptidões acabam sendo um diferencial.

Confira a matéria na íntegra: clique aqui

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios