Insights de carreira: algumas dicas com Eline Ottani

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Conversamos com a psicóloga Eline Ottani, que é supervisora do Ibmec Carreiras em São Paulo. Ela listou alguns insights de carreira que podem ser importantes para você aplicar no seu dia a dia e, quem sabe, conseguir uma promoção ou até mesmo aquela vaga tão desejada!

Planejamento de carreira estruturado

Imagem de rapaz escrevendo e olhando para o computador. A foto está ilustrando artigo sobre insights de carreira.
crédito da imagem: freepik.com

Tenha um planejamento de carreira estruturado, mas escrito “à lápis”, para que tenha a possibilidade de apagar e reescrever sempre que necessário. Não deixe para aproveitar a vida apenas quando você atingir seu objetivo, aproveite as pequenas conquistas no meio do caminho.

Sem excesso de informações no seu currículo

Imagem de um currículo. A foto está ilustrando artigo sobre insights de carreira.
crédito da imagem: freepik.com

O recrutador dedica de seis a 10 segundos para avaliar seu currículo pela primeira vez. Por isso, é importante que ele seja sucinto, sem excesso de formatações, cores e informações irrelevantes. Deixe para incluir mais detalhes no seu LinkedIn, e disponibilize o link no seu currículo.

Atualizar o currículo é uma tarefa constante

Imagem de rapaz escrevendo e olhando para o computador. A foto está ilustrando artigo sobre insights de carreira.
crédito da imagem: freepik.com

Seu currículo é vivo! Adeque as informações conforme os requisitos da vaga, com o perfil do cargo e até mesmo com o que você já conhece da empresa. Um currículo personalizado tem muito mais valor e mostra o quanto você realmente está interessado. Parece um mero detalhe, mas pode te colocar um passo à frente dos demais.

Já ouviu falar de “Life Long Learning”?

Imagem de rapaz escrevendo e olhando para o computador. A foto está ilustrando artigo sobre insights de carreira.
crédito da imagem: freepik.com

Preparar-se para o mercado de trabalho e desenvolver competências para sua carreira profissional não param quando você termina a faculdade ou consegue seu primeiro emprego. Ter uma mentalidade de desenvolvimento contínuo (Life Long Learning), não é mais uma opção, o conhecimento adquirido hoje não será para sempre, pois as mudanças estão cada dia mais aceleradas.

Pesquisar a empresa antes da entrevista de emprego

Imagem de rapaz sorrindo participando de entrevista de emprego.
crédito da imagem: freepik.com

Antes de uma entrevista de emprego, além de estudar a vaga também é importante conhecer a empresa. Saiba qual é sua missão, visão e valores, dê uma olhada no site e nas notícias que saíram recentemente.

Dessa forma, não precisa decorar nada, apenas identifique quais fatores fazem “seus olhos brilharem” e te dão vontade de fazer parte da equipe. Também, quanto mais você conhecer, mais argumentos terá na hora de responder o porquê você quer trabalhar lá, além disso, auxilia na redução da ansiedade, te deixando mais confortável na hora da entrevista.

Ibmec Carreiras

A equipe especializada do Ibmec Carreiras oferece serviços de orientação para que alunos, ex-alunos da graduação e de pós-graduação. Dessa forma, a área visa potencializar a sua carreira, contribuindo com o seu desenvolvimento profissional.

Assim, também fique por dentro dos eventos e, caso queira, agende uma visita com a gente: carreirassp@ibmec.edu.br

Por fim, agora que você já conhece a área, saiba quem é a supervisora do Ibmec Carreiras de São Paulo!

Sou a Eline, neuropsicóloga. Possuo 10 anos de experiência em orientação profissional, sou curiosa e apaixonada por assuntos relacionados a mente, cérebro, cognição e desenvolvimento humano.

Meu objetivo é fazê-los pensar em autoconhecimento e auxiliá-los em todas as etapas de um processo seletivo. Sempre acolhendo as necessidades individuais, para que além de ótimos alunos sejam ótimos profissionais.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios