Guia completo: o que você precisa saber sobre a prova do Enade

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Para você ficar por dentro de como é a prova do Enade, a gente preparou este guia completo com as principais informações. Não deixe de conferir!

1. Quem aplica a prova do Enade?

As provas são aplicadas por instituições contratadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Elas precisam comprovar capacidade técnica em avaliação e aplicação, seguindo o modelo proposto para o exame; e atender aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade

2. Como é a prova do Enade?

Geralmente a prova tem duração em torno de quatro horas. A prova é composta por 40 questões, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área, contendo questões discursivas e de múltipla escolha.

O exame é dividido da seguinte forma:

  • Componente de formação geral: 10 questões – duas discursivas e oito de múltipla escolha;
  • Componentes específicos de cada área: 30 questões – sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas.
3. Qual o formato da prova?

As questões envolvem situações-problema, estudos de casos e princípios dos direitos humanos. Vale destacar que nas questões discursivas são avaliados aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário e estrutura gramatical.

4. Qual o peso de cada parte da prova para a nota do Enade?

As questões de componente de formação geral (FG) têm o peso de 25% da nota. Já as questões de componentes específicos (CE) têm o peso de 75%.

5. Como é calculada a nota do Enade?

O Enade avalia a qualidade dos cursos superiores com base no desempenho da amostra.

Para fazer essa amostra, o cálculo leva em consideração as médias das notas dos alunos na prova. Os conceitos vão de 1 a 5, sendo que: de 1 a 2 é abaixo da média; 3 está na média; 4 e 5 os cursos estão acima da média.

6. Quando o estudante poderá consultar o resultado da sua prova?

Após realizar a prova, o estudante poderá acessar o seu Boletim de Desempenho. É importante dizer que o acesso ao resultado individual no Enade fica disponível para visualização apenas do estudante. Somente os dados gerais da prova são disponibilizados para a consulta pública.

7. Após a prova, como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?

É possível acessar o Botim de Desempenho assim que as notas forem lançadas pelo INEP. Para isso, o aluno deve acessar o sistema com o login e senha, os mesmos utilizados para verificar o Questionário do Estudante.

8. O que acontece se o estudante perder a prova?

É necessário apresentar uma justificativa para conseguir a dispensa da prova. O INEP entende a ausência do aluno nos casos ligados ao trabalho, concursos públicos e atendimento médico de emergência.

Já quando o estudante não apresenta nenhuma justificativa, ele ficará impedido de receber o seu diploma, ou seja, não consegue colar grau. Nesse caso, irá precisar esperar o ano seguinte para participar da prova.

9. Quando e como serão divulgados os locais da prova do Enade?

Em outras edições, após a inscrição do aluno, que é feita pela IES – Instituição de Ensino Superior, o estudante irá preencher um cadastro, que irá autorizá-lo acessar o Questionário do Estudante. Nesse documento, irá constar o local da prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

10. Como funciona a declaração de comparecimento ao Enade?

O Inep não fornece atestados, certificados ou certidões relativas à classificação, nota ou comparecimento do estudante ao exame. A regularidade será atestada por meio de documento específico a ser disponibilizado pelo Inep para a IES. Caso o aluno necessite de alguma comprovação, deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso após a prova, para verificar como proceder.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios