Enade: tudo o que você precisa saber e sua importância

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com certeza você já ouviu algo sobre o Enade em algum momento da sua vida acadêmica, mas sabemos que o tema gera muitas dúvidas. Sendo assim, vamos te explicar nos próximos tópicos algumas informações bem importantes. Confira!

O que é o Enade?

Aplicado desde 2004, o ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, é o principal indicador brasileiro de performance das instituições de ensino superior (IES) e foi desenvolvido com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos matriculados em cursos de graduação, sendo possível verificar o nível de conhecimento que eles possuem dentro da área de estudo em que se capacitaram.  

Para que serve a nota do Enade?

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. Por meio desse tripé avaliativo é possível o governo federal conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras, tanto públicas como privadas. Dessa forma, também traçar novas estratégias e melhorias.  

Qual o objetivo do Enade?

O objetivo da avaliação é medir o nível de conhecimento dos estudantes de um curso superior, por isso, a prova possui questões técnicas da área de estudo do aluno e de conhecimento geral, fatos que acontecem no Brasil e no mundo.  O que colabora com a análise do MEC a fim de entender como o estudante está preparado em termos acadêmicos e para atuar no mercado de trabalho.

Quem deve fazer o Enade?

A inscrição é obrigatória aos estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação de cada edição. A execução das provas do Enade é de responsabilidade do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira. O MEC publica anualmente uma portaria que define os cursos que serão avaliados.  

O que são estudantes ingressantes e concluintes?

O MEC entende como concluintes os alunos que já cursaram 80% ou mais da carga horária de cursos de licenciatura ou bacharelado, e 75% ou mais em cursos superiores de tecnologia. Já estudantes ingressantes são os alunos que cursaram de zero a 25% da carga horária do curso.

Apesar da inscrição ser obrigatória aos estudantes ingressantes e concluintes, todavia, os concluintes é que acabam por fazer a prova. Entretanto, cabe ao INEP estabelecer o enquadramento dos alunos que irão participar da edição.

Como são os ciclos de avaliação do Enade?

O Enade ocorre todos os anos, com exceção de 2020 – devido à pandemia da Covid-19, mas a avaliação não é feita em todos os cursos, sendo organizado em ciclos. Dessa forma, os ciclos são divididos para que cada curso seja avaliado a cada três anos.

O Enade é obrigatório?

A participação dos estudantes ao Enade é obrigatória, conforme a Lei nº 10.861/2004. Isso inclui cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos.  

De quem é a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES).

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Enade? Acesse o site!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios