Cynara Bastos dá dicas de como fazer o currículo perfeito para o Portal IG

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em uma folha de papel ou documento eletrônico, o profissional deposita muito além de informações pessoais, experiências no mercado e cursos. Ali, está a esperança de conseguir a tão esperada vaga de emprego . É o primeiro contato com os recrutadores e a porta de entrada para uma entrevista. A chance não pode ser desperdiçada com erros ou inadequações no currículo .

Uma pesquisa realizada com 97 recrutadores pelo ResumeLab, plataforma de site de aconselhamento de carreira. Cerca de 90% das pessoas ouvidas mencionaram que não é preciso informar hobbies no currículo. Envie uma página só se você tem menos de cinco anos de experiência. A “Calibri” é a fonte preferida para 44% dos entrevistadores na hora de confeccionar o currículo. Outra dica é evitar a construção de parágrafos e privilegiar listas ou tópicos.

De acordo com a pesquisa, um bom currículo tem de ser organizado com um padrão coerente. O mais importante, segundo o estudo, é incluir as seções tradicionais na ordem correta com a informação para contato, o perfil profissional com objetivo ou resumo, experiência laboral, educação e habilidades. Além disso, 9 entre 10 especialistas sugerem incluir alguns detalhes a mais em seu currículo. Por exemplo: links para portfólio, publicações ou uma seção separada para projetos, cursos e treinamentos adicionais.

Como fazer um currículo perfeito

“É preciso primeiro conhecer a empresa para a qual está se candidatando. Não adianta mandar um currículo moderninho para uma empresa super tradicional ou um currículo muito tradicional para uma empresa mais moderna. É preciso ter todos os dados estruturados e com clareza de apresentação. Não deixe de colocar o Linkedin. E evite frases de efeito”, pondera Cynara Moreira, supervisora do Ibmec Carreiras SP.

Confira outras dicas. Para acessar a reportagem na íntegra, clica aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios