Enade 2022: confira algumas dicas

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Aplicado desde 2004, o ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, é o principal indicador brasileiro de performance das instituições de ensino superior (IES).

Qual o objetivo do Enade?

O Exame tem o intuito de avaliar o desempenho dos alunos matriculados em cursos de graduação, sendo possível verificar o nível de conhecimento que eles possuem dentro da área de estudo em que se capacitaram.  

Primeiramente, o objetivo é medir o nível de conhecimento dos estudantes de um curso superior. Por isso, a prova possui questões técnicas da área de estudo do aluno e de conhecimento geral, fatos que acontecem no Brasil e no mundo.  

Bem como colabora com a análise do MEC a fim de entender como o estudante está preparado em termos acadêmicos e para atuar no mercado de trabalho.

Para o que serve a nota do Enade?

Antes de mais nada! O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional.

Por meio desse tripé avaliativo é possível o Governo Federal conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras, tanto públicas como privadas. Dessa forma, também traçar novas estratégias e melhorias.  

Ficou com mais dúvidas? Confira mais informações clique aqui.

Agora que você já sabe sobre a importância do Enade, separamos algumas dicas para você ter um bom desempenho durante a prova!

  • É importantte estudar e se planejar com antecedência. Não deixe para estudar na véspera;
  • Faça a sua prova com paciência e tranquilidade. Sendo assim, evite a pressa, pois o conteúdo a ser relembrado irá surgir aos poucos;
  • Evite autocobrança – você fez a sua parte e está dando o seu melhor durante a prova;
  • Indicamos você ter atenção com os seus pontos fortes e bem desenvolvidos durante a prova. Vale priorizar as questões cujos temas você apresenta maior facilidade;
  • Vale lembrar que o ENADE é uma nova experiência a ser acrescentada em sua trajetória acadêmica e profissional;
  • Assim também, o ENADE é uma ferramenta de avaliação e aprendizado. Então, é um bom termômetro para autoavaliação das suas habilidades e do seu conhecimento.

Assista ao vídeo com mais informações sobre o ENADE:

Por fim, confira o “Guia Completo”, que preparamos para você: clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios