Tipos de trabalho: quais são as atividades laborais?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

O mercado de trabalho é bastante diversificado quanto às oportunidades. Nesse sentido, os tipos de trabalho podem ser divididos, inicialmente, em dois grupos: trabalhos formais e informais.

Saber as diferenças entre os tipos de trabalho é muito importante para planejar a carreira e, até mesmo, para direcionar a qualificação profissional, principalmente em se tratando dos tipos de trabalho formais. 

Afinal,  conhecer os tipos de contratação de trabalho pode ajudar bastante na hora de escrever o currículo profissional ou mesmo ao participar de uma entrevista de emprego, quando é preciso se mostrar alinhado com as oportunidades oferecidas.

Por isso, para tirar dúvidas e ter uma visão mais abrangente sobre o mercado de trabalho formal, continue a leitura deste conteúdo. Nele trazemos os principais tipos de trabalho, além de dicas para você fazer a escolha certa. Vamos lá?

Quais são os tipos de trabalho?

Como tratamos no início, podemos classificar em dois os principais tipos de trabalho: os formais e os informais. Os trabalhos formais garantem ao empregado direitos previstos a partir da assinatura da carteira de trabalho. Dessa forma, os trabalhadores formais têm acesso a direitos como salário mensal, férias, 13º salário, entre outros.

No trabalho informal, por sua vez, o empregado não tem registro na carteira e, por isso, também não têm acesso aos direitos previstos pela CLT. No entanto, nesse tipo de trabalho há maior flexibilidade de horários e jornada de trabalho.

Há ainda uma terceira modalidade de tipos de trabalho, mas que pode ser incluída no âmbito informal. Trata-se dos trabalhos autônomos, nos quais o profissional liberal, embora não usufrua dos direitos do trabalhador formal, é respaldado por uma regulamentação geral específica.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre os principais tipos de trabalho dentro das categorias formal e informal.

CLT

A principal  forma de contratação pela CLT é a prestação de serviços por tempo indeterminado. Sua característica principal é a garantia de condições mínimas no contrato de trabalho, como salário-mínimo, férias, décimo terceiro salário e aviso prévio. Assim, a CLT é um dos tipos de trabalho formais.

Geralmente, os profissionais com registro na carteira de trabalho têm uma jornada de trabalho fixa e duração até que uma das partes queira romper o contrato de trabalho. Entretanto, algumas empresas oferecem a opção de jornada flexível.

Além disso, uma forma diferenciada de jornada que cresceu, principalmente neste momento de pandemia, é o home office, modalidade em que o profissional realiza suas atividades à distância, através da internet.

Autônomos e profissionais liberais

O profissional autônomo é aquele que exerce seu trabalho sem um vínculo de emprego formal, vendendo produtos ou prestando serviços. São os casos daqueles que empreendem por conta própria, seja pela internet ou loja física.

Já os profissionais liberais são aqueles que exercem uma profissão de nível técnico ou superior na prestação de serviços. Outra diferença entre estes profissionais e os autônomos é que um profissional liberal, além de trabalhar para si, pode optar por ser empregado de uma empresa. Exemplos desses tipos de trabalho são as atuações de médicos, dentistas e engenheiros.

A imagem contém uma trabalhadora usuária de cadeira de rodas exercendo um dos tipos de trabalho em seu computador.
Escolher o melhor dos tipos de trabalho requer que você considere as expectativas que você tem sobre sua carreira!

Estagiário

O estágio é uma atividade educacional no ambiente de trabalho. A função de um estágio é fazer com que o aluno aplique os conhecimentos aprendidos ao longo do curso na prática.  

Por isso, durante a realização do estágio, o estagiário recebe orientação e supervisão de profissionais seniores, ou seja, mais experientes. Além disso, a maioria dos estágios exige a matrícula no ensino médio ou superior, e a remuneração é feita por bolsa-auxílio e vale-transporte.

Freelancer

O freelancer é um tipo de profissional autônomo que usa suas habilidades na prestação de serviços como, por exemplo, redação de textos, produção de artes, dentre outros. O pagamento é feito mediante acordo prévio com o contratante sobre o valor dos serviços prestados .

Para exercer suas atividades, o freelancer necessita de um documento de orientação, o chamado documento de briefing, com detalhes sobre o serviço, como prazos de entrega, características, conteúdo e informações necessárias. 

Voluntário

O trabalho voluntário não conta com remuneração. Ele é caracterizado pela realização de atividades com fins beneficentes. 

Esse é um dos tipos de trabalho muito usado como forma de melhorar o currículo para os primeiros empregos. Além disso, esse tipo de atividade ajuda a desenvolver competências comportamentais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe.

Como escolher o tipo de trabalho ideal para mim?

A escolha do tipo de trabalho ideal depende bastante do que você tem como planejamento para sua vida profissional e também do seu momento de carreira. Neste último tópico, confira dicas de como escolher um dos tipos de trabalho, avalie a sua situação e tome uma decisão adequada.

Defina objetivos de longo e curto prazo

Se você busca por um trabalho atualmente (objetivo de curto prazo), é preciso considerar quais os requisitos para esse trabalho. Afinal, há tipos de trabalho, como, por exemplo, para se tornar um profissional liberal, que demandam tempo de estudo e preparação, caracterizando-se como um objetivo de longo prazo.

Avalie e atualize o próprio currículo

O segundo passo é entender quais são as características do seu currículo. Em seguida, entenda qual o status do seu currículo. Ou seja, nele estão constando todos os cursos e experiências que você teve recentemente? 

Além disso,  se, por exemplo, você ainda não tem experiência profissional, procure exercer trabalhos voluntários ou autônomos para complementar seu currículo. A opção por estágios, caso você seja estudante, é outro ponto alto para ser acrescentado na apresentação do seu histórico de carreira. 

Analise a flexibilidade de horários e os locais de trabalho

Considerar uma rotina mais flexível ou estável, além do local de trabalho, pode ajudar você na decisão por um dos tipos de trabalho.

Trabalhos freelancers, autônomos e liberais, por exemplo, permitem a você maior liberdade com relação a horário. Entretanto, ter disciplina e uma boa gestão do tempo são essenciais para não se perder com as demandas e objetivos financeiros nesses tipos de trabalho.

Considere as oportunidades

As oportunidades também precisam ser avaliadas de acordo com o que você espera para sua  carreira profissional. Por isso, considere o quanto quer ganhar, o formato – se presencial, híbrido ou à distância, as condições de trabalho e os tipos de contratos de trabalho. 

Outro ponto importante é considerar seu desenvolvimento pessoal ao exercer a atividade a ser escolhida. Dessa forma, pondere se haverá tempo para estudar e se desenvolver, tornando seu currículo cada vez melhor.

O que achou sobre os diversos tipos de trabalho? Compartilhe com uma amiga ou um amigo que também estão indecisos para escolher!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios