Vocação profissional: como saber que carreira seguir?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Quando chega a hora de decidir qual carreira seguir, você precisa ter certeza ao tomar a decisão. Afinal, o caminho profissional exige preparação desde o começo para que você obtenha sucesso no futuro. Mas, como saber qual a sua vocação profissional?

Algumas pessoas já nascem sabendo qual a sua vocação profissional. Outras têm muita certeza sobre o que vão fazer, mas, de repente, descobrem um novo caminho a seguir. Por fim, há aquelas pessoas que nem imaginam qual a melhor profissão para seguir.

Considerando isto, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas sobre como descobrir a sua vocação profissional. Confira!

O que é a vocação profissional?

A palavra “vocação” tem origem no latim “vocare”, que significa “chamar”. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito à facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que já possui um dom para aquela atividade em específico.

A vocação profissional pode, então, ser definida como a habilidade natural de uma pessoa aplicada à sua profissão. Entretanto, para descobrir qual é a sua vocação profissional, você precisa atentar-se a alguns aspectos importantes, além de contar com ferramentas próprias para isso.

Por que é importante descobrir a minha vocação profissional?

Descobrir a sua vocação profissional é o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Afinal, quanto mais cedo você identifica suas habilidades naturais e define como e onde aplicá-las, mais cedo você se decide por uma profissão e mais assertiva é sua decisão sobre o que cursar para atingir seu objetivo profissional.

Desse modo, quando você tem certeza sobre sua vocação profissional, fica mais fácil acertar no curso profissionalizante, assim como na decisão sobre qual a melhor faculdade. Só este primeiro passo, quando tomado de forma efetiva, já ajuda e muito a colocar você na carreira ideal.

Qual a diferença entre vocação e competência?

Como já dissemos anteriormente, a vocação profissional diz respeito às habilidades naturais que uma pessoa possui para fazer uma atividade específica. Então, qual a diferença entre vocação e competência?

Embora possam estar associadas, essas duas palavras têm significados diferentes. Enquanto a vocação é algo natural, a competência é uma habilidade a ser desenvolvida.

Assim, uma pessoa que sabe sua vocação profissional e a aplica com excelência em sua profissão pode, ainda, desenvolver outras competências. Isto é, além da sua vocação profissional, o desenvolvimento de competências complementa o seu desempenho em uma profissão.

A imagem contém uma jovem olhando para cima, com a mão apoiando o queixo, com expressão de dúvida sobre sua vocação profissional.
Estar em dúvida quanto à sua vocação é natural, mas você pode descobri-la a partir de algumas dicas!

Qual a diferença entre vocação e escolha profissional?

Ao descobrir sua vocação profissional, muitas vezes você pode se deparar com uma segunda dúvida: como está o mercado de trabalho para essa profissão?

Afinal, se sua meta é ganhar muito dinheiro, por exemplo, você precisa saber se sua vocação profissional está alinhada a uma profissão pela qual seu objetivo será atingido.

Dessa forma, enquanto a vocação profissional indica a profissão na qual você possui habilidades naturais e gosto em realizar, a escolha profissional exige que você avalie se o melhor é seguir sua vocação ou adequar-se ao mercado.

Essa é, enfim, uma decisão importante a se tomar. Você precisará, portanto, alinhar sua vocação profissional às suas expectativas. Por isso, coloque no papel seus objetivos e metas, mas também como sua vocação profissional pode ser usada para atingi-los.

Como saber qual é a profissão certa para mim?

Agora que você já sabe o que é vocação profissional, chegou o momento de decidir por uma profissão. Lembrando que, neste momento, é essencial alinhar sua vocação às suas expectativas profissionais, além de reconhecer se será preciso, ou não, desenvolver competências complementares.

Portanto, para ajudar você a decidir-se pela profissão ideal, trouxemos neste post algumas dicas para tomar essa decisão. Acompanhe as sugestões a seguir.

1. Reconheça suas habilidades

O primeiro passo para se decidir em uma profissão é saber reconhecer seus talentos. Faça perguntas para si, tais como:

  • Qual o meu perfil? 
  • No que sou bom/boa? 
  • Quais as habilidades já tenho e que podem fazer a diferença?

Pense em você como profissional e tente fazer uma associação com essas características.

2. Liste seus objetivos e metas

Estabeleça os principais objetivos e metas que você deseja alcançar com sua carreira. Alguns objetivos e metas podem incluir, por exemplo: fazer a diferença na sociedade, ter estabilidade financeira, contribuir com a educação ou meio ambiente, gerenciar equipes, etc.

3. Mapeie opções de carreira

Após reconhecer suas habilidades e listar seus objetivos e metas, tente associá-los e comece a mapear opções de carreira que estejam relacionados aos dois primeiros passos.

Aqui vale pesquisar na internet ou mesmo falar com profissionais que já atuam no campo. Afinal, ter conhecimento da área que vai seguir a partir de alguém já com experiência é essencial para entender melhor a função.

4. Faça um teste vocacional

O teste vocacional é um tipo de avaliação que consiste em indicar possíveis segmentos de carreira a partir das respostas inseridas ao longo do questionário.

Os testes vocacionais podem ser aplicados tanto por profissionais especializados em comportamento humano, como, por exemplo, por psicólogos. Mas você também pode encontrar esses testes de forma online na internet.  Continue lendo este post, pois, logo mais, indicaremos os melhores testes vocacionais online.

5. Escolha até 3 opções principais

Após ter uma noção de quais são as possíveis profissões que você possa seguir, vá por eliminatória e deixe pelo menos três opções principais. Mesmo que tenha se decidido por apenas uma, é importante sempre ter um plano B.

6. Tome uma decisão

Aqui é o momento em que você dará o primeiro passo em sua carreira. Com uma profissão em mente, você precisa identificar quais são os meios para tornar-se um profissional na área escolhida.

Busque pela formação necessária e pela instituição ideal. Afinal, ser um profissional completo envolve tanto dedicação pessoal, quanto uma faculdade que dará destaque para sua formação.

A imagem contém um infográfico com o seguinte texto: "Vocação profissional - Guia rápido sobre como descobrir a sua" e as dicas de forma resumida: entenda o que é vocação profissional, saiba a diferença entre vocação e competência e entre vocação e escolha profissional, e, por fim, alinhe vocação e expectativas.
Confira dicas rápidas de como descobrir a sua vocação profissional!

Qual é o melhor teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta essencial para ajudar você não só a descobrir qual a sua vocação profissional, mas também a decidir-se por uma profissão.

Neste teste, há, em geral, questões sobre suas características pessoais, comportamentos diante de situações além de preferências e habilidades.

Além de contribuir para a orientação profissional, o teste vocacional pode revelar aspectos sobre você que vão ampliar seu autoconhecimento.

A ferramenta é aplicada normalmente por psicólogos, mas você poderá encontrar testes online que são tão eficazes quanto. No Teste Vocacional Online Ibmec, você vai descobrir sua vocação profissional, além de conhecer os cursos ideais para você. 

Já através do Teste Vocacional Enem Action você saberá quais são seus traços de personalidade mais marcantes, além de reconhecer seus valores fundamentais e, assim, identificar o tipo de trabalho que faz mais sentido para você.

Agora que você já sabe tudo sobre vocação profissional, o que acha de compartilhar este artigo com um amigo ou uma amiga que também está procurando se encontrar em uma profissão?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios