O que são metodologias ágeis: conceitos e tipos

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O avanço tecnológico propiciou o desenvolvimento de inúmeros procedimentos inovadores para empresas, com objetivo de baratear custos de produção e aumentar a lucratividade. Entre essas iniciativas, muitos gestores buscam saber o que são metodologias ágeis, visto que esse tipo de método tornou-se um dos mais eficientes na contemporaneidade.

A adoção de uma gestão ágil é capaz de melhorar significativamente os resultados da sua organização, em especial, quando estamos buscando por metodologias de desenvolvimento de softwares.

Por isso, no artigo de hoje, saiba o que são e conheça os tipos de metodologias ágeis para a sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é a metodologia ágil?

Quer saber o que são metodologias ágeis? Então, você está no lugar certo! Vamos explicar o conceito desse procedimento e como você pode aplicar uma gestão ágil na sua empresa. Para isso, vamos começar com o conceito de metodologia ágil.

De forma geral, as metodologias ágeis consistem em um conjunto de técnicas e práticas para a gestão de projetos, visando maior rapidez, eficiência e flexibilidade.

O objetivo principal é, portanto, oferecer novas metodologias de desenvolvimento de softwares, porém, o método não está restrito à área de tecnologia, podendo abarcar outros departamentos.

Para entender o que são metodologias ágeis, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as características desses procedimentos. São elas:

  • Foco no desenvolvimento incremental, isto é, na melhoria contínua dos processos;
  • Cooperação entre as equipes e os clientes, por meio de feedbacks;
  • Destaque para entregas mais rápidas, sem perder a qualidade;
  • Escopo de projetos mais flexíveis e personalizados;
  • Maior adaptabilidade às mudanças e inovações.

Os benefícios das metodologias ágeis são inúmeros, começando pela transformação cultural das empresas, visto que todos os setores passam a considerar mais a melhora contínua e o amadurecimento dos processos.

Quais são os principais tipos de métodos ágeis?

Para compreender com mais clareza o que são metodologias ágeis, vale a pena considerar os diferentes tipos de métodos (e os mais usados pelas empresas). Abaixo, confira os diferentes tipos de metodologias ágeis:

1 – Kanban

O Kanban é um tipo de metodologia ágil que traz a distribuição das tarefas de forma que os participantes do projeto consigam se organizar.

Teve origem nas fábricas japonesas toyotistas, para organização do fluxo de trabalho. Atualmente, esse sistema é replicado por vários programas digitais, como o Trello, que oferece uma visão geral da distribuição e status das tarefas dentro de uma empresa.

2 – Scrum

O Scrum é um dos métodos ágeis mais flexíveis e complexos, sendo usado para o gerenciamento de vários projetos. Esse tipo de processo foi criado em 1990, como um tipo de dinâmica única para organizar equipes em torno do desenvolvimento de um software, produto ou serviço.

3 – Design Sprint

O Design Sprint é uma metodologia ágil focada na estratégia de negócios de uma empresa. Aliás, esse sistema ganhou força com o Google, que implementou o método, favorecendo a gestão ágil na organização.

A ideia é que, durante 5 dias, a empresa resolva todos os problemas relacionados ao design, prototipagem e testes com os clientes. Dessa forma, o trabalho de meses é reduzido em poucas semanas e, além disso, a empresa tem uma ideia da qualidade do produto por meio do protótipo.

A imagem contém um empresário aplicando métodos ágeis em seus projetos no computador, após descobrir o que são metodologias ágeis.
Saber o que são metodologias ágeis e quais os tipos ajuda você a se orientar melhor ao escolher uma estratégia de organização de projetos na sua empresa.

Quais são as metodologias ágeis mais utilizadas no mercado hoje?

Atualmente, as metodologias ágeis mais usadas no mercado são as apresentadas anteriormente, porém, há certos procedimentos voltados especialmente para empresas do ramo de tecnologia.

Por essa razão, vale a pena avaliar quais são as necessidades da sua empresa, bem como as eventuais falhas no processo produtivo que carecem de melhorias, para escolher a metodologia que melhor irá acrescentar na cultura da organização e na implementação de uma gestão ágil. Para isso, é importante entender bem o que são as metodologias ágeis e como implementá-las.

Como implementar metodologias ágeis?

O conceito de metodologias ágeis nasce com o desenvolvimento de sistemas, embora a sua aplicação transcende vários setores das empresas. No entanto, é necessário ir além da compreensão sobre o que são metodologias ágeis, mas também saber como implementá-las na sua organização.

Em primeiro lugar, para garantir a eficiência de todos os tipos de metodologias ágeis, é preciso investimento. Não só em termos financeiros, mas o engajamento dos colaboradores nessa nova cultura também precisa ser incentivado, pois eles assumem papel central na filosofia ágil e integração dos processos.

Portanto, as metodologias ágeis dependem de uma mudança de mindset dos profissionais, em todos os níveis hierárquicos. Nesse sentido, é preciso:

  • Priorizar o sucesso dos clientes;
  • Aprender a colaborar com os diferentes setores;
  • Estar aberto às mudanças;
  • Realizar entregas em ciclos rápidos.

A mentalidade ágil está, portanto, sempre disposta a encarar o que é inesperado, sendo movida por mudanças e transformações nos sistemas tecnológicos e de gestão.

O que são metodologias ágeis para desenvolvimento de software?

Como vimos, as metodologias ágeis nascem como processos para a criação de softwares, isto é, na área de tecnologia. Daí o porquê existem metodologias de desenvolvimento de softwares próprias. Entre elas, destaca-se o eXtreme Programming (XP).

O XP tem foco em três valores: agilidade, economia e qualidade. Para isso, a metodologia de desenvolvimento de software é baseada na comunicação entre a empresa e as partes envolvidas, para obter feedbacks de cada etapa de produção.

Você já conhecia o que são as metodologias ágeis? Compartilhe esse texto com seus amigos e conhecidos que estão em busca de uma inovação!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios