Inovação nas empresas: por que é tão importante?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Muito se fala em inovação nas empresas e a importância de investir em estratégias diferenciadas para se destacar no mercado de trabalho. Entretanto, muito mais do que boas ideias, que geralmente são vistas como inovadoras, a aplicação de um novo processo, tecnologia ou cultura organizacional demanda planejamento. Afinal, a inovação deve ser economicamente viável, escalável e capaz de oferecer soluções de maneira inédita.

Por esse motivo, o artigo de hoje irá tratar do conceito de inovação nas empresas, bem como a importância da criatividade para expandir o seu negócio e conquistar reconhecimento no mercado. Acompanhe a leitura!

O que é inovação dentro de uma empresa?

Para compreender o que é inovação nas empresas, é fundamental salientar que o conceito não abrange apenas tecnologias futuristas ou invenções disruptivas. Na prática, qualquer boa ideia pode ser transformada em um produto ou serviço, criando valor superior aos clientes. É por isso que o processo de inovação depende diretamente da capacidade criativa dos profissionais.

Em suma, podemos dizer que a inovação nas empresas consiste em uma exploração bem-sucedida de novas ideias. Ela representa um artifício usado por empreendedores de todos os segmentos, que desejam oferecer uma experiência melhor aos seus stakeholders.

Além disso, o processo de inovação nas empresas também deve ser economicamente viável e escalonável. Ou seja, as soluções precisam satisfazer os clientes, porém com um custo razoável aos empreendedores.

Caso contrário, a ideia que anteriormente parecia boa pode se transformar em uma verdadeira “dor de cabeça” ao seu negócio, gerando custos desnecessários e comprometendo o desenvolvimento financeiro da organização.

Qual a importância da inovação dentro de uma empresa?

A inovação nas empresas é capaz de explorar novas soluções e oportunidades no mercado, inclusive com o aprimoramento de ferramentas, processos e tecnologias. Com isso, o empreendimento tem muito a ganhar, por exemplo, no aumento do rendimento, no amplo reconhecimento e na expansão do negócio.

No Brasil, a inovação nas empresas ainda é algo que caminha a passos curtos, embora a prosperidade empreendedora dos últimos anos. Para termos uma ideia, de acordo com informações da Pesquisa de Inovação (Pintec) de 2017, realizada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 33,6% de um universo de 116.962 empresas brasileiras com dez ou mais trabalhadores fizeram algum tipo de inovação em produtos ou processos.

O IBGE considera a inovação nas empresas a partir da introdução de um produto, serviço ou processo novo, ou mesmo substancialmente aprimorado. Apesar da boa perspectiva, ainda há muito para crescer no contexto brasileiro, daí a importância do investimento em estratégias que estimulem a criatividade e inovação.

Uma pesquisa realizada pelo ICTd (Índice Cesar de Transformação Digital), em 2020, mostra que as empresas brasileiras estão amadurecendo quanto à capacidade de inovar. Segundo o estudo, cerca de 23,7% dos respondentes afirmam que a Transformação Digital se tornou prioridade máxima no planejamento estratégico da empresa, representando um salto de 7,3 p.p. em relação a 2019. 

A imagem contém três jovens mostrando como a inovação nas empresas é importante para seus desenvolvimentos em equipe.resa onde trabalham.
A inovação nas empresas envolve interação entre membros da equipe, afinal, quanto mais pessoas, mais ideias!

Benefícios da inovação nas empresas

A inovação nas empresas não é apenas um diferencial de concorrência, mas sim, há muitos outros benefícios em investir em soluções inovadoras, que contribuem com o desenvolvimento das organizações. Entre as vantagens, destacam-se:

  • Adaptabilidade: consiste na capacidade de enfrentar os desafios do mercado e ter respostas ágeis para possíveis situações inesperadas;
  • Resolução de problemas: quanto mais inovadora é a empresa, melhor é o desempenho para resolver problemas, não apenas de forma rápida, mas também de maneira eficaz;
  • Exploração de novos mercados: a inovação é capaz de ampliar a participação das empresas em novos nichos, alcançando um número maior de clientes e pessoas interessadas na organização;
  • Foco no cliente: a inovação contribui com experiências muito mais proveitosas e agradáveis aos clientes e, consequentemente, o empreendimento não só é bem visto, mas também ganha em termos de branding e reconhecimento.

Como estimular a inovação nas empresas

Diante de tantas vantagens, é possível compreender o porquê da inovação nas empresas ganhar os holofotes. Entretanto, muito mais do que uma boa ideia, é preciso investir em uma mudança na cultura organizacional dos empreendimentos, em prol da inovação. 

Sendo assim, algumas maneiras de estimular essa estratégia são:

  • Desenvolvimento de estratégias com foco em campanhas inovadoras;
  • Ampliação da cultura de inovação em todos os departamentos;
  • Busca por inovações de mercado (inovação aberta);
  • Aprimoramento do intraempreendedorismo nas empresas.

Portanto, a inovação nas empresas depende fundamentalmente de uma mudança de mentalidade, que irá colaborar com o estímulo à criatividade e inovação em todos os tipos de negócio.

Conheça a inovação aberta

Como vimos, uma das estratégias de estimular a inovação nas empresas é buscar por novas ideias no mercado, ou a chamada “inovação aberta”. Esse conceito foi criado por Henry Chesbrough, em 2003, que buscava uma maneira diferenciada de fomentar a cultura inovadora nos negócios.

Nesse sentido, a inovação aberta tem como principal objetivo acelerar o processo inovador nas organizações, a partir da expansão dos limites da companhia, tornando acessível e didático os recursos e ideias internas não só com os colaboradores diretamente envolvidos nos processos, mas também com os stakeholders externos.

Dessa forma, é possível ampliar o leque de possibilidades e ideias de inovação nas empresas, visto que se tem a percepção não só interna do negócio, mas sim externa e de toda a comunidade envolvida.

Após saber tudo sobre a importância da inovação nas empresas, o que acha de compartilhar este post com um(a) amigo(a)?

Saiba mais sobre o curso de Gestão Empresarial do Ibmec!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios