Gerenciamento de riscos: o que é e como fazer?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Mesmo que indiretamente, o gerenciamento de riscos é parte integrante de toda e qualquer organização. Isso porque todas as decisões, antes de serem tomadas, devem colocar na balança os prós e os contras, e isso já é uma estratégia para minimizar riscos.

Contudo, o gerenciamento de riscos deve ser uma prática ativa em todos os processos empresariais, desde a contratação da equipe até a realização de investimentos. 

Infelizmente, muitas empresas ainda não utilizam esse processo estratégico em suas rotinas, o que pode prejudicar o negócio. Inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela Marsh Risk Consulting, apenas 36,1% das empresas brasileiras utilizam práticas de compliance e gestão de riscos.

Para compreender melhor a importância do gerenciamento de riscos, continue a leitura e entenda as principais características e os objetivos desse processo estratégico. 

O que é o gerenciamento de riscos?

O gerenciamento de riscos é um processo que envolve identificar, avaliar, planejar e monitorar todas as operações e recursos presentes em uma empresa, com o objetivo de identificar possíveis riscos e evitá-los.

Assim, essa estratégia é uma ótima forma de manejar as incertezas presentes na rotina empresarial, auxiliando para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e eficientes.  

É importante ressaltar que o gerenciamento de riscos é um processo contínuo. Afinal, os riscos fazem parte dos processos diários de uma empresa, e todos os setores e atividades estão propensos a eles. 

Dentre alguns exemplos de riscos, podemos citar:

  • acidentes de trabalho,
  • danos ao estoque, 
  • fraudes financeiras, 
  • processos judiciais, 
  • erros em obrigações legais etc.

Qual é o objetivo do gerenciamento de riscos?

A partir da análise, controle e monitoramento das atividades, o gerenciamento de riscos busca evitar, ou até mesmo eliminar, potenciais ameaças para a organização. Por outro lado, a gestão de riscos também estuda a possibilidade dos riscos trazerem resultados positivos para a empresa, aproveitando as oportunidades. 

Essa estratégia pode ocorrer de forma antecipada, fazendo um trabalho de prevenção a eventuais incidentes, como também atua de forma imediata e prescritiva, tratando dos riscos já manifestados dentro da empresa. 

De forma geral, o gerenciamento de riscos busca otimizar os processos, reduzir os imprevistos, assegurar a tomada de decisões eficientes, dentre outros benefícios que mantêm o bom funcionamento da organização. 

A imagem contém um empresário sorridente fazendo notas sobre o plano de gerenciamento de riscos de sua startup, enquanto segura um tablet com a outra mão.
O gerenciamento de riscos é essencial para a saúde financeira do negócio

Como é feito o gerenciamento de riscos?

Existem diversas técnicas, estratégias e ferramentas de gerenciamento de riscos. Mas, para aplicá-las, é preciso contar com profissionais qualificados. Num primeiro momento, a gestão de riscos é feita pela identificação, análise, mensuração e controle dos riscos. Mas como essas funções são realizadas? 

Dentre as possibilidades, o gerenciamento de riscos pode utilizar a simulação de cenários, que consiste basicamente em imaginar determinada situação e os possíveis efeitos dela para a empresa. Para isso, essa estratégia precisa contar com variáveis qualitativas e quantitativas, calculando as probabilidades de haver algum risco. 

Também há a análise de custo benefício, que avalia de forma qualitativa os ônus e os bônus de determinada decisão, projeto ou investimento. Com ela, é possível determinar quais são as opções que melhor se enquadram nos objetivos da empresa, sem gerar riscos para a gestão financeira.

Outra técnica muito utilizada é o diagrama de espinha de peixe, que cria um panorama ramificado das atividades e operações, a fim de encontrar a origem dos riscos. Essa estratégia permite um olhar mais crítico e analítico, facilitando o entendimento das necessidades e problemas da empresa. 

Como elaborar um plano de gestão de riscos?

Para que a gestão de riscos seja eficiente, é preciso respeitar alguns processos essenciais para a sua execução. Portanto, é preciso traçar um plano de gerenciamento de riscos. 

Em primeiro lugar, é preciso ter um funcionário ou setor qualificado e capacitado para fazer a gestão de riscos e acompanhar os processos internos. Em sequência, é preciso desenhar um panorama da organização, a fim de identificar os pontos fortes e os possíveis riscos que devem ser avaliados.

Feita a identificação, o gerenciamento de riscos deve considerar que nem todo risco representa um prejuízo. Assim, é preciso calcular o impacto desse risco de duas formas: qualitativa, avaliando a importância e a repercussão do risco; e quantitativa, que investiga os efeitos do risco de forma numérica.

O que fazer após montar um plano de gestão de riscos?

Assim que identificados e mensurados os riscos, é preciso apresentar uma resposta a eles, definindo quais ações devem ser tomadas para minimizá-los ou eliminá-los.

Outro ponto importante do plano de gerenciamento de riscos é o monitoramento. Esse processo deve ser realizado de maneira ininterrupta, ou seja, todas as operações devem ser supervisionadas para assegurar que não existam futuros riscos.

A partir dessas noções, é preciso ter em mente também que os riscos não são acontecimentos ocasionais. Eles sempre existirão, visto que a rotina empresarial é dinâmica e propensa às mudanças do mercado. O importante é ter controle sobre os riscos e saber manejá-los de forma eficiente e, quem sabe, produtiva. 

Após saber mais sobre gerenciamento de riscos, o que acha de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios