Direito Empresarial: por que estudar?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Desde as primeiras civilizações, a sociedade iniciou a troca de mercadorias, com o intuito de obter vantagens ou mesmo facilitar o dia a dia. Com o avanço técnico e o aprimoramento da humanidade, as empresas surgiram e, com elas, também o Direito Empresarial para representar organizações mercantis e seus interesses.

Atualmente, as empresas são responsáveis por grande parte da economia mundial, sendo essenciais para o progresso da sociedade. Para termos uma ideia, só no Brasil, cerca de 9 milhões de pequenos e médios empreendimentos são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o SEBRAE.

Além disso, as empresas são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada, contribuindo para diminuição da taxa de desemprego, progresso social e, ainda, o lançamento de inovações tecnológicas.

Diante da importância desse segmento, o Direito Empresarial tornou-se imprescindível para assegurar a proteção das organizações. Além disso, é um campo fértil, profissionalmente falando, para os bacharéis em Direito.

No artigo de hoje, saiba por que estudar Direito Empresarial e conheça as ramificações da área (Direito Comercial e Direito Societário), bem como as diversas possibilidades de atuação. Acompanhe mais!

Quais são as principais características do Direito Empresarial?

De maneira resumida, o Direito Empresarial é uma área de atuação jurídica responsável por controlar as relações entre empresas, incluindo o cumprimento das normas disciplinares corporativas, relações contratuais, sociedades, propriedades industriais e títulos de crédito.

Portanto, o Direito Empresarial oferece a oportunidade de análise dos negócios, para que as empresas possam adotar soluções preventivas e evitar problemas legais. 

Uma das principais características da área é que ele segue o Código Civil. No dispositivo, é possível verificar todas as normas mais relevantes para as corporações e administradores, principalmente em relação aos aspectos jurídicos das atividades empresariais, como direitos e deveres de sócios (Direito Societário), constituição e administração de empresas.

Fora isso, o Direito Empresarial segue três conceitos bastante próprios da área. São eles:

1 – Universalismo, Internacionalidade ou Cosmopolitismo

O Direito Empresarial está relacionado com aspectos universais, ou seja, que é comum a vários outros países. Dessa forma, garante-se a globalização da economia, criando uma espécie de “comércio internacional” com as demais nações.

2 – Onerosidade

Oneroso é uma palavra que representa tudo aquilo que é um ônus, um encargo. Sendo assim, no Direito Empresarial, os empreendedores oferecem seus produtos ou serviços com objetivo de obter lucro, o que significa que a atividade regulada possui, de regra, algumas coisas que não são gratuitas.

3 – Informalismo ou simplicidade

A atividade empresarial é muito dinâmica e, por essa razão, é necessário atender algumas necessidades imediatas de comércio (alimentação, vestuário, entre outras), que garantem o convívio social. 

Nesse sentido, o Direito Empresarial, especialmente o Direito Comercial, preza pelo informalismo e simplicidade, não estabelecendo normas rígidas que possam prejudicar a sobrevivência da sociedade.

4 – Elasticidade e dinamismo

Visto que o Direito Empresarial pretende regular uma atividade que não está restrita a um único país, as regras estabelecidas estão constantemente em processo de atualização e modificação

5 – Fragmentarismo

Por fim, vale dizer que o Direito Empresarial é um ramo autônomo do Direito, porém tem vinculação com outras áreas, como o Direito Civil. 

Por isso, as leis são fragmentadas, isto é, previstas em várias normas esparsas e a sua existência depende dos demais ramos jurídicos.

A imagem contém duas empresárias em um atendimento com um advogado especialista em Direito Empresarial.
O Direito Empresarial é essencial para o andamento das empresas!

Qual é a história do Direito Empresarial?

Como vimos, desde os primórdios da humanidade, há uma intensa atividade de troca comercial. Entretanto, a área do Direito Empresarial começou a se desenvolver nos séculos XVI e XV a.C, com os fenícios, através do documento chamado “Digesto” e a lex Rhodia de jactu. A partir disso, foi consagrado o Código Comercial em 1850, como avaria grossa, que estabelecia certas regras para o comércio marítimo.

Com a Revolução Industrial, percebeu-se a necessidade de estabelecer certas regras mais eficazes para o comércio e troca de mercadorias. Além disso, era preciso considerar a nova forma de produção – não mais artesanal, mas em larga escala.

Até hoje, o Direito Empresarial passa por várias modificações e transformações, tendo em vista o dinamismo da atividade comercial e a constante globalização das empresas. Inclusive, na contemporaneidade, o ramo também precisa considerar certas normas para compra e venda no ciberespaço (internet), que possui suas próprias especificações.

Quais são as áreas de atuação do Direito Empresarial?

Quem decide tornar-se advogado empresarial, fazendo uma especialização na área após a conclusão do bacharelado, pode atuar em várias frentes profissionais. Assim, entre algumas possibilidades, destacam-se:

  • Registro de marcas e patentes;
  • Recuperação judicial e extrajudicial de empresas;
  • Análise e desenvolvimento de contratos empresariais;
  • Assessoria para empresas (constituição, extinção, falência);
  • Orientações para oferta de serviços e produtos;
  • Propriedade intelectual e industrial;
  • Títulos de crédito.

No que tange ao Direito Comercial, também é possível atuar em casos de compra e venda, permuta, franquia, representação comercial, contrato mútuo e arrendamento.

Por que estudar Direito Empresarial?

Fazer um curso de especialização em Direito Empresarial é uma forma de ampliar o seu currículo e alcançar novas – e melhores – oportunidades no mercado. Tendo em vista que a atividade comercial é essencial para a sociedade, esse é um ramo que constantemente requer aprimoramento profissional.

Isso quer dizer que você terá inúmeras oportunidades de carreira e no mercado de trabalho, além de diversas possibilidades de atuação.

Conhece alguém que deseja saber mais sobre essa área? Então, compartilhe este post com seus amigos!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios