Ciência de Dados: por que atuar nessa área?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você conhece ou sabe o que é Ciência de Dados? No atual contexto de crescimento informacional e tecnológico, a Data Science, ou Ciência de Dados, é uma das áreas e carreiras mais promissoras.

Basicamente, essa área coleta e traduz dados brutos em informações úteis para as empresas. Mas isso envolve diversas análises, estudos e habilidades. Então vamos compreender melhor essa profissão primordial e tão requisitada atualmente. Confira!

O que se estuda em Ciência de Dados?

A Ciência de Dados é um estudo interdisciplinar voltado à análise, compreensão e interpretação de diversas informações. Por isso, envolve disciplinas como estatística, análise de dados, metodologia científica, computação etc.

Dessa forma, qualquer empresa que tenha um grande banco de dados e trabalhe diariamente com um considerável fluxo de informações precisa de um cientista de dados para organizar e sistematizar esses materiais. 

Quais as áreas da Ciência de Dados? 

Em geral, esse campo combina três principais competências:

  • Estatística: os cientistas de dados buscam, em suas análises, correspondências e associações, portanto, o estudo estatístico é essencial para manter a qualidade e o cálculo correto das informações.
  • Conhecimento de campo: nesse ponto, o profissional em Ciência de Dados deve conhecer as características do campo em que está trabalhando, como, por exemplo, negócios ou marketing, para conseguir interpretar os dados corretamente dentro do contexto do mercado em que atua. 
  • Programação: esse estudo é fundamental para o trabalho do cientista de dados, visto que é necessário para a combinação de dados em diferentes formatos, por exemplo. 

O que é um cientista de dados?

Essencial para a rotina empresarial, o cientista de dados é o profissional responsável por coletar dados armazenados digitalmente, analisá-los e interpretá-los de forma produtiva para a empresa ou para o cliente. 

O profissional deve, por exemplo, fornecer os dados organizados para o computador criar mecanismos de comparação, padronização e compreensão de comportamento, a fim de propor soluções cabíveis e eficientes para cada tipo de problema.

Uma boa análise e leitura de dados auxilia na hora de captar e reter clientes, assegurando a competitividade da empresa no mercado. Além disso, por meio de sua visão analítica e profissional, o cientista de dados consegue fazer previsões de possíveis problemas e agir antecipadamente.

A imagem contém uma analista de e-commerce aplicando Ciência de Dados em seu trabalho.
Você sabia que o uso da Ciência de Dados é fundamental para o setor de e-commerce?

O que é preciso para fazer Ciência de Dados?

A área é amparada por cursos de graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes mais livres, tanto EaD quanto presencial.

A graduação em Ciência de Dados é um bacharelado oferecido por instituições públicas e privadas, sendo recomendada para quem ainda não tem nenhuma formação. Vale mencionar que, por vezes, o curso pode ter uma denominação diferente dependendo da instituição, como “Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial” ou “Tecnologia em Ciências dos Dados”.

Mas muitos também investem em especialização, como é o caso de profissionais formados em Matemática, Estatística ou até mesmo Marketing. Na verdade, a pós-graduação em Ciência de Dados é de interesse de vários profissionais de diversas áreas que atuam com tecnologia, gestão e análise de negócios. 

Os cursos livres e de curta duração também são ótimas opções para quem quer se especializar na área. Inclusive, existem diversos cursos onlines e gratuitos de diferentes temáticas sobre o campo. 

Qual o melhor curso de Ciência de Dados?

Veja, a seguir, os principais cursos oferecidos no Brasil!

Graduação

  • Ibmec: graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. O curso conta com 8 semestres de duração e uma grade curricular diferenciada.
  • Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo): bacharelado em Ciência de Dados, com duração de 8 semestres e ensino online. 

Pós-graduação

  • Ibmec: MBA em BI & Data Science, com duração de 12 meses.
  • USP: MBA em Data Science e Analytics, com duração de 18 meses e ensino online.
  • PUCRS: especialização em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, com ensino totalmente online.

Cursos livres

  • HarvardData Science: Visualização: online e gratuito, o curso aborda como visualizar os dados de maneira assertiva e, assim, propor soluções e evitar erros.
  • UdacityIntrodução à Ciência de Dados: esse curso é interessante para iniciantes e pessoas que têm interesse na área mas pouco conhecimento. 

Onde trabalhar com Ciências de Dados?

Com um mercado cada vez mais dependente de tecnologias da informação, o cientista de dados tem a sua disposição diversos campos de atuação. Assim, o cientista de dados pode trabalhar em empresas de tecnologia, no mercado financeiro, órgãos públicos, agências de marketing, nos ramos de auditoria e consultoria etc.

Enfim, a presença de um cientista de dados se faz primordial para o bom funcionamento de qualquer negócio e organização. Por isso, a Ciência de Dados é uma das áreas mais promissoras atualmente e, consequentemente, seus profissionais são muito requisitados no mercado de trabalho.

Veja notícias sobre áreas tecnológicas acessando nosso blog! Clique aqui!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios