Carreira internacional: como ter sucesso na profissão?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A carreira internacional é um sonho para muitos profissionais. Seja para ampliar os horizontes, crescer profissionalmente ou encontrar melhores oportunidades, a carreira internacional é extremamente atrativa para muitas pessoas. 

Mas você sabe como seguir esse caminho? Mudar de país e, consequentemente, de cultura, não é tão simples. Por isso, o primeiro passo é planejar e conhecer suas opções. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre a carreira internacional!

O que é carreira internacional e qual sua importância?

Com o mercado brasileiro cada vez mais competitivo e exigente, muitos profissionais buscam alternativas de inovar e ampliar suas competências. Dentre as possibilidades, a carreira internacional é a mais desejada.

Se viajar internacionalmente já é uma experiência enriquecedora, imagine trabalhar e estudar em outro país! Nesse sentido, milhares de brasileiros investem em oportunidades para conseguir seu espaço no mercado exterior.  

Isso porque a carreira internacional incrementa o currículo, desenvolvendo habilidades como adaptação a diversos mercados e cenários, domínio de outros idiomas (competência extremamente desejada no mercado de trabalho), formas de percepção de mundo amplas e diversas, entre outras capacidades essenciais para se diferenciar enquanto profissional.

O que eu espero da minha carreira profissional? 

Para construir uma carreira profissional é preciso pensar em algumas questões:

  • “O que espero enquanto profissional?”
  • “Quais são as minhas ambições?”
  • “No que eu mais me destaco?”
  • “Quais são as minhas principais competências?”
  • “Qual cargo pretendo alcançar? E o salário?”

Enfim, são diversos questionamentos que devem ser feitos para definir suas expectativas profissionais. 

É claro que todos desejam um bom salário e um ótimo cargo, mas esses são desejos genéricos que não auxiliam, de fato, na consagração de uma boa carreira profissional. 

Nesse sentido, é preciso delimitar desejos mais específicos e concretos, de curto a longo prazo. E, para isso, é preciso fazer um exercício de autoconhecimento. Isto é, pense no que você deseja construir e alcançar, faça uma autoavaliação da sua persona profissional e defina seus objetivos. Com isso, você consegue desenvolver um plano de carreira e planejar seus passos para percorrer seu caminho profissional. 

Mas também tenha calma. Uma carreira profissional não é construída do dia para a noite. Todas as etapas desse processo são importantes para construir um profissional qualificado.

Além disso, é preciso pensar no futuro e agir no presente. Isso significa construir agora o caminho para conseguir alcançar o que você quer futuramente. 

Tendo isso em mente, pode-se dizer que a carreira internacional é um ótimo meio para alcançar seus maiores desejos profissionais. Isso porque ela representa um grande diferencial no currículo, tendo um grande peso na hora da contratação.

Por isso, se você tem a ambição de ocupar cargos em multinacionais ou em grandes empresas, é interessante pensar em investir em uma carreira internacional.

A imagem contém uma mulher sorrindo com seu celular na mão, pronta para começar sua carreira internacional. Ela está sentada e tem suas malas ao seu lado.
É preciso ter os objetivos profissionais claros ao optar pela carreira internacional e ter sucesso nela!

Como construir uma carreira internacional?

O primeiro passo para construir uma carreira internacional é o planejamento. Para isso, é necessário levar algumas questões em consideração:

1. Qual país oferece as melhores oportunidades

Pesquise e analise qual país oferece as melhores oportunidades para o segmento da sua profissão. Você pode gostar muito de um país e sonhar em morar lá, mas é preciso pesquisar e considerar se esse país tem boas oportunidades de emprego para você. 

2. Conheça a cultura e a língua

Após escolher o lugar para seguir carreira internacional, é muito importante e necessário estudar a cultura e a língua desse país.

Entender os costumes, as tradições, o comportamento, a língua e até mesmo a produção artística (música, literatura, televisão etc.) ajudará no processo de adaptação e inserção na sociedade do seu novo país. 

3. Invista nos estudos

Ter uma carreira internacional depende, principalmente, do percurso que você faz durante a graduação ou pós-graduação. Por isso, é interessante aproveitar todas as oportunidades oferecidas pela sua instituição de ensino, como cursos, palestras, grupos de estudo, trabalhos extracurriculares etc.

A participação em diversas atividades pode ser um diferencial para sua carreira profissional. Além disso, por meio delas você consegue criar uma rede de contatos que pode ser muito útil para conseguir construir sua carreira internacional.

4. Fique atento às burocracias

Mudar para outro país não é uma tarefa simples. Dependendo do lugar, há inúmeras burocracias que podem te dar dor de cabeça se não vistas com antecedência.

Dessa forma, busque conhecer todos os documentos e processos necessários para a imigração. E, principalmente, faça isso com antecedência! Muitos desses processos são demorados e envolvem diversos detalhes. 

Como atuar internacionalmente?

Todas as áreas de atuação têm algum espaço no mercado exterior. Contudo, algumas são mais requisitadas que outras, bem como alguns países são mais criteriosos na “importação” de profissionais.

Por exemplo, um profissional formado em Direito no Brasil não pode advogar nos Estados Unidos, devido às legislações diferentes. Da mesma forma, médicos formados no Brasil precisam passar, normalmente, por uma avaliação para atuar em outros países.  

Dentre as profissões mais requisitadas, podemos citar a Engenharia nos seus mais diversos segmentos. Várias empresas internacionais buscam engenheiros qualificados ao redor do mundo para compor sua mão de obra. 

Profissionais da comunicação (Letras, Jornalismo, Marketing etc.) também são bem requisitados, tendo um mercado amplo de atuação. Como exemplo, pode-se citar profissionais que trabalham como tradutores e intérpretes, os quais são necessários em todas as grandes empresas.

Além disso, não podemos deixar de lembrar dos profissionais formados em Comércio Exterior, que lidam com atividades de exportação e importação, bem como transações econômicas entre os países. Da mesma forma, temos também os profissionais de Relações Internacionais, que atuam, por exemplo, em embaixadas e consulados. 

Essas são apenas algumas opções de carreira para atuar internacionalmente, mas as possibilidades são inúmeras. O importante é se informar sobre as opções, delimitar seus objetivos e planejar sua carreira profissional. Ter uma carreira internacional pode ser o fator determinante para alcançar suas ambições. 

O que acha de saber mais sobre carreira internacional conhecendo nosso site? Clique aqui para acessar!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios