Reinauguração da Biblioteca do Ibmec Centro –

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ibmec homenageia a primeira mulher brasileira que investiu na bolsa.
A biblioteca do campus Centro será reinaugurada e terá o nome de Eufrásia Teixeira Leite, pioneira na Bolsa de Valores
.

Como forma de homenagear o pioneirismo feminino no ambiente de negócios, o Ibmec irá reinaugurar a biblioteca da unidade Centro com o nome de Eufrásia Teixeira Leite. O evento acontecerá no dia 11 de outubro, às 11h45.

Eufrásia Teixeira Leite nasceu em Vassouras (RJ) em 1850 e foi a primeira mulher brasileira a investir na Bolsa de Valores. Ela esteve em atividade por mais de 50 anos e, nesse período, investiu na bolsa de 13 países e em sete moedas diferentes. Eufrásia faleceu em 1930 e deixou sua herança para instituições de ensino e de caridade da cidade onde nasceu.

O reitor do Ibmec, Marcos Lemos, rememora a história da Eufrásia e justifica a escolha para o novo nome da biblioteca. “O exemplo e a trajetória pessoal da Eufrásia dizem muito sobre a relevância de novos aprendizados, do empreendedorismo e da ocupação de mulheres no mercado de trabalho. Essa homenagem é mais que merecida, pois a história dessa financista, que viveu à frente do seu tempo, tem tudo a ver com o DNA do Ibmec, seja pelo envolvimento com o mercado financeiro ou pelo pioneirismo e protagonismo que ela sempre demonstrou.”

De acordo com o supervisor de biblioteca do Ibmec RJ, Diego Silva, o espaço tem sua importância para compartilhar conhecimentos. “A biblioteca, como repositório e fonte de saber, caminha com o homem desde que ele sentiu necessidade de registrar o conhecimento. Considero a biblioteca um irmão gêmeo da sala de aula, do ensino e é com muita felicidade que reinauguramos o espaço.”, comenta ao comemorar a reinauguração.

Reinauguração da Biblioteca Eufrásia Teixeira Leite
Data: 11/10
Horário: 11h45
Local: Ibmec Centro (Av. Pres. Wilson, 118 – Centro)