É hora de testar seus conhecimentos!
Sabemos que a negociação, mediação e conciliação são ferramentas fundamentais no Direito Corporativo para resolver disputas de forma eficiente e evitar litígios que possam prejudicar as empresas envolvidas. Mas, será que você sabe tudo sobre cada uma dessas práticas? Responda as questões abaixo e descubra!
1. Os processos de conciliação e mediação, muitas vezes, podem ser tidos como sinônimos, inclusive em suas definições na Lei 13.140/2015 e no Código de Processo Civil. No entanto, na prática, é possível notar uma sutil diferença entre os dois. Qual é essa diferença?
a) A conciliação é uma prática mais ágil e eficiente do que a mediação.
b) Na mediação, o mediador interfere menos nas soluções e mais na aproximação das partes. Na conciliação, ocorre o inverso.
c) Na conciliação, pode haver uma certa parcialidade do conciliador. Já na mediação, é necessário ser completamente imparcial.
d) A mediação muitas vezes se concentra em preservar relacionamentos comerciais e empresariais, enquanto a conciliação permite o rompimento destes, se for o melhor para ambas as partes.
2. Escolha, dentre as alternativas, qual delas NÃO corresponde a um princípio da negociação:
a) Foco nos objetivos e interesses dos envolvidos.
b) Criação de benefício mútuo para ambas as partes.
c) Separar as pessoas do problema.
d) Coagir para obter vantagem.
3. Julgue a seguinte frase: “Em uma situação em que uma das partes não concorda com as soluções propostas, não há acordo. O juiz não pode obrigar ninguém a compor, pois o procedimento é totalmente voluntário. O Judiciário auxilia na tentativa, mas tanto a conciliação, quanto a mediação são baseadas na vontade das partes.”
a) Verdadeiro.
b) Falso.
4. Das alternativas abaixo, escolha qual delas NÃO está listada como princípio da mediação, de acordo com o Art. 2º da Lei 13.140/2015:
a) Respeito.
b) Oralidade.
c) Informalidade.
d) Boa-Fé.
5. Apesar de parecer simples, o papel de um mediador é cercado de obstáculos a se enfrentar durante a prática. Escolha, dentre as alternativas, a que melhor representa o principal desafio de um mediador:
a) Interpretação do conflito.
b) A retomada dos fluxos comunicacionais.
c) O enfrentamento do problema sem emitir opinião ou assumir posição.
d) Todas as opções anteriores estão corretas.
6. Quando as empresas consideram resolver uma disputa por meio de mediação ou conciliação no Direito Corporativo?
a) Quando desejam prolongar o litígio para obter vantagens estratégicas no mercado.
b) Quando as partes estão determinadas a obter uma decisão judicial que estabeleça um precedente legal importante para sua indústria.
c) Quando desejam explorar oportunidades para criar valor mútuo além das demandas iniciais.
d) Quando não têm interesse em chegar a um acordo amigável com a outra parte.
7. Julgue a seguinte frase: “Na mediação extrajudicial, o mediador precisa ser reconhecido pelos tribunais”.
a) Verdadeiro.
b) Falso.
8. A prática de conciliação é comumente indicada para casos em que haverá um convívio posterior ao processo. Em qual área do Direito melhor se aplicaria essa prática?
a) Direito de Família.
b) Direito Societário.
c) Direito do Trabalho.
d) Todas as opções anteriores estão corretas.
9. Duas empresas desejam colaborar em um projeto para o desenvolvimento de um novo produto. Elas buscam explorar interesses comuns, identificar oportunidades para criar valor conjunto e trabalhar juntas para desenvolver um acordo que beneficie ambas as empresas. Isso pode envolver compartilhamento de recursos e expertise.
Identifique o tipo de negociação aplicado:
a) Distributiva
b) Acidental
c) Integrativa
d) Colaborativa
10. Duas empresas do setor de varejo estão em desacordo sobre os termos de um contrato de fornecimento de produtos. Após tentativas malsucedidas de resolver a disputa, as empresas decidem recorrer à uma prática de solução de conflitos. Com a assistência de uma terceira parte neutra, elas conseguem esclarecer suas preocupações e interesses, explorando opções para resolver a disputa de forma equitativa. As organizações, então, chegam a um acordo sobre a compensação por danos e ajustes nos termos do contrato, restaurando, assim, a confiança e o relacionamento comercial entre elas.
De qual prática do Direito Corporativo o enunciado está se referindo?
a) Conciliação
b) Mediação
c) Negociação
d) Arbitragem
Confira seu resultado!
Gabarito:
1 – b
2 – d
3 – a
4 – a
5 – d
6 – c
7 – b
8 – d
9 – c
10 – a
- Acertos de 1 a 5:
Poxa, não foi dessa vez. Mas, tudo bem! Estude mais um pouco e refaça o teste quantas vezes quiser!
- Acertos de 5 a 8:
Quase lá! Se aprofunde só mais um pouco nos estudos que logo, logo você estará sabendo tudo sobre negociação, mediação e conciliação!
- Acertos de 8 a 10:
Parabéns! Você já está com todo o conhecimento sobre negociação, mediação e conciliação na ponta da língua e sentindo-se preparado para pôr em prática o Direito Corporativo da melhor forma!