Os alunos do curso de Relações Internacionais do Ibmec São Paulo participaram de simulações, em que tinham o desafio de apresentar soluções para negociações internacionais.
A Profa. Érika Medina, responsável pela condução da disciplina, foi quem acompanhou as atividades práticas desenvolvidas em sala de aula. Ela explicou que os alunos foram divididos em equipes e foram realizadas três simulações, a última ocorreu no dia 18 de novembro:
- 1-)Negociação do conflito armado na Colombia: atores envolvidos Farc, governo colombiano, guerrilha desmobilizada e a comissão da verdade;
- 2-) Negociação do grupo terrorista ETA e o governo espanhol: atores envolvidos ETA, governo do país basco, governo espanhol, associação das vitimas;
- 3-) Negociação do conflito Rússia- Ucrânia: atores envolvidos Rússia, Ucrânia, Estados Unidos, China, União Europeia, Índia;
Simulações: comprometimento e discussões de alto nível
“Cada equipe desenvolveu uma estratégia específica em que houve muita dedicação e discussões de alto nível, sendo também uma oportunidade para os alunos praticarem todo o conceito aprendido ao longo do semestre”, salienta a professora.
Érika também explicou que as atividades demonstram o comprometimento e entendimento em relação à disciplina, porque eles se aplicaram nos pontos principais para atingir uma solução mediada, que leva em consideração a cultura, o contexto, além dos fatores político, social e econômico.
“As simulações são um reflexo de como os alunos têm avançado em negociações internacionais, o que é muito importante para o desenvolvimento de suas carreiras. São ferramentas que ajudam eles a resolverem e mediarem conflitos não só em nível internacional, mas também na vida, com questões pessoais e profissionais”, afirma a professora.