Hubs de Inovação: Edson Machado, do Ibmec, ressalta o papel de transformar uma ideia em um produto que possa dar origem a um negócio de sucesso
Em um mundo cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas busquem constantemente inovação para se manterem relevantes no mercado. Nesse contexto, os hubs de inovação têm ganhado cada vez mais destaque como um importante instrumento para acelerar e escalar as conexões e oportunidades aberta para seus membros.
Hub de Inovação
A palavra “hub” é originária da língua inglesa e significa “centro” ou “núcleo”. No contexto empresarial, um hub é um centro de conexões, onde empresas, instituições e pessoas se encontram para trocar conhecimentos, compartilhar recursos e criar novas oportunidades de negócios. É um ambiente colaborativo, onde atores do ecossistema empreendedor se conectam para desenvolver novas ideias, produtos e serviços.
Os hubs podem ser ambientes físicos, como feiras de inovação, universidades ou espaços em empresas, ou virtuais, onde indivíduos de diferentes meios se reúnem para estabelecer conexões e gerar negócios.
As universidades brasileiras também têm investido cada vez mais em hubs de inovação, como uma forma de promover a pesquisa científica e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Esses ambientes estimulam a criação de novas ideias e a interação entre estudantes, professores, pesquisadores e empresas, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Hoje, a marca premium do grupo, o Ibmec, possui 6 Hubs espalhados pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília (DF). A iniciativa foi criada em 2018 com o objetivo de conectar a universidade ao mercado através de um espaço de inovação. Já passaram pelo “Programa de inovação IbmecHubs” mais de 50 startups que foram germinadas e aceleradas dentro da universidade.
Edson Machado, Head de Inovação e Coordenador do Hub, afirma que o papel dos hubs é pegar uma ideia, transformá-la em produto que possa dar origem a umr negócio de sucesso. O movimento de criação dos hubs de inovação dentro do Ibmec surgiu de um desejo de preencher o gap entre o conhecimento teórico e a prática empresarial.
Machado afirma que, no caso do Ibmec, o Hubs surgiu há cinco anos, em uma salinha de 36 metros quadrados. Hoje, o Ibmec tem seis unidades, todas com hubs, que formam um ecossistema de conexão entre alunos, empresas, investidores e outras universidades ao redor do mundo. “Nós temos parcerias hoje com Portugal e a China. Uma Startup encubada em nosso ecossistema pode ter clientes na China e na Europa onde ela tem a disposição um espaço físico”, contra Machado, durante sua participação no Trilha da Inovação.
Confira a entrevista
A reportagem na íntegra: clique aqui.