HUBS: como essa metodologia impulsiona sua vida profissional

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A inovação é uma área que apresenta termos novos e que geram dúvidas como, por exemplo, o que são hubs? É também um conceito amplo que inclui muitos aspectos como recursos e até mesmo comportamento. Ela tem sido um tema muito discutido nos últimos anos porque empresas e sociedade perceberam que é preciso encontrar novas soluções para os desafios que enfrentamos.

Para se alcançar bons resultados é preciso, estrategicamente, alinhar conhecimento e prática. É justamente isso que vem sendo construído e aplicado na educação, sobretudo, no ensino superior. Edson Machado, Head do Hubs em São Paulo, falou com nosso blog para apontar como essa metodologia pode ser revolucionária nas carreiras.

Mudar é um imperativo!

A velocidade da mudança tecnológica e social tem aumentado de forma significativa. Quem nasceu antes dos anos 2000 pode se lembrar como antes a vida era totalmente analógica. É quase impossível imaginar uma vida cotidiana sem todos os recursos digitais da atualidade. Mas há pouco tempo era assim. A evolução, acelerada, deste processo fez com que, hoje, as tecnologias sejam indispensáveis. A cada ano nos surpreendemos como as novas possibilidades e funcionalidades que elas apresentam. 

Tudo isso exige que as empresas estejam constantemente buscando novas maneiras de melhorar seus produtos. E não só, mas também seus processos e serviços para manterem-se competitivas no mercado. Além de tudo isso, a inovação também é vista como um fator chave para o desenvolvimento econômico e social. Logo, países e regiões que investem em inovação tendem a apresentar maiores taxas de crescimento econômico. Portanto, para uma sociedade mais desenvolvida, com melhores condições de vida para seus cidadãos e mais rentabilidade: mudanças.

Direcione sua formação para as urgências globais

A inovação também pode contribuir para a solução de problemas globais como mudanças climáticas, pobreza e desigualdade social. As velhas agendas sociais que agora estão em data limite como asseguram especialistas. Logo, é preciso agir para mudar o curso da história mundial. Por isso, muitos governos, empresas e organizações estão buscando formas de incentivar a inovação e a colaboração entre setores para enfrentar esses desafios.

            Colaboração. É aqui que entra uma mudança mais do que basilar para a elaboração de projetos multidisciplinares. Por que essa união de diferentes visões é tão essencial? Simplesmente porque é a união de muitos conhecimentos com um mesmo objetivo. São projetos caracterizados pela integração de várias disciplinas, técnicas e abordagens para abordar um problema ou questão complexa. O que não falta é questão complexa em nossa sociedade? Afinal, é preciso pensar em sustentabilidade ambiental incorporada à produção material para bilhares de seres humanos.

            Veja bem, um projeto para desenvolver um sistema de transporte público sustentável vai exigir muitas mãos. É preciso a colaboração de engenheiros, urbanistas, economistas, ambientalistas, sociólogos e outros profissionais que trabalham em áreas relacionadas. Esta lógica de produção é o que realiza um hub.

            A materialização destes conceitos e aplicabilidades tem sido aproveitada no Ibmec, como explica Edson Machado. 

“O Hubs surgiu com o objetivo de conectar a universidade ao mercado por meio de um espaço de inovação. Ele foi criado em outubro de 2018 no Ibmec SP. Hoje já passaram pelo “Programa de Inovação Ibmec Hubs” 50 startups que foram germinadas dentro do nosso programa. O programa é composto por quatro fases: Germinação – foca na ideia, Incubação – foco no produto, Aceleração – foco no negócio, Go to Market – foco no investimento.”

Hub, startup…o que a junção delas significa?

Antes de mais nada, uma síntese destes dois termos tão usados atualmente. Hub, em termos gerais, é um centro que conecta diferentes elementos de uma rede ou sistema, permitindo a comunicação e a troca de informações entre eles. Aplicando para negócios, podem ser encontrados em várias áreas, incluindo tecnologia, transporte, logística, entre outras.

startups são um tipo de empresas com modelos de negócios escaláveis. Ou seja, tendem ao crescimento rápido e mais eficiência na produção. Além disso, também se destacam por utilizarem tecnologias disruptivas para oferecer produtos ou serviços que causam impacto no mercado.

Esta é a combinação que vem direcionando os trabalhos realizados no Ibmec.

Ibmec Hubs: um encontro de olho no futuro

Alinhado com o cenário da atualidade moderna, sobretudo, em relação aos negócios, o Ibmec inova diariamente. Trata-se de um enorme desafio conciliar conhecimento e negócios. Afinal, é uma baliza que luta contra o tempo, mas que, o Ibmec, acredita ser a verdadeira fórmula do sucesso dos alunos e da educação.

            Tirar do papel um ecossistema de inovação que faça uma conexão direta entre o ambiente acadêmico e o mercado é difícil, mas uma via que vem dando muito certo. Nesse caso, a moeda em transação é o conhecimento. É por meio da consolidação de aprendizado para os alunos aplicada diretamente nas atividades mercadológicas que se dá o processo. Isso é, uma ideia é elaborada, produzida, aplicada e melhorada já em curso da consolidação do produto. Para tal, une-se educação e capacitação, experiências, mindset e empreendedorismo.

            Sendo assim o processo se dá primeiro com os alunos da graduação tendo aulas preparatórias para desenvolverem suas ideias. Depois os alunos passam a se integrar com o Hubs, em um programa de aceleração e incubação. Com isso, as suas startups recebem mentorias para a aceleração de seus resultados. Por fim, após os 12 meses do programa de Incubação e Tração, as startups são preparadas para a captação de recursos para escalar os seus negócios.

            Para que se mantenha o ritmo e o engajamento de todos os participantes, uma série de atividades são pensadas para serem aplicadas no Ibmec Hubs em São Paulo. A SuperQuinta de Inovação é um encontro semanal com os alunos empreendedores. Já EmbaixaHubs, MentoraHubs e BlackBelts para debater empreendedorismo, inovação e negócios. Os colabs trazem Design Thinking aplicado em sprints/ colabs mensais entre as startups, para aceleração de resultados. Além de muitos eventos, painéis, palestras, encontros e outros momentos promovidos pelo Hubs.

Nosso objetivo é claro: conectar e impactar

A missão do Ibmec com este Hub de inovação é impactar o máximo de vidas possíveis levando conceito e a educação sobre empreendedorismo para pessoas que não têm este acesso. Bem como, fazer com que as pessoas se sintam motivadas a começar a tirar sua ideia do papel, e entender que não existe limites para isso.

Quer saber mais? Entre em nosso site ou em contato com a nossa equipe para saber ainda mais sobre o que são hubs e como eles vão potencializar a sua carreira.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios