Eventos CASA: Outubro ROSA

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

No dia 24/10, 12h, na sala 121 Premium do Ibmec Barra, acontece o evento Outubro Rosa: Câncer de Mama – Mitos e Fatos. Contaremos com a Oncologista e Pesquisadora Clínica em Câncer de Mama do Instituto Américas, Lilian Lerner.

O evento será transmitido via Teams para os alunos do Centro e vai valer 5 horas complementares.

Pensando nesta alta incidência, a Luana Menezes (Psicóloga de Suporte ao Aluno da CASA – IBMEC Rio) entrevistou o Lucas Marvilla , Enfermeiro; Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Especialista em Estratégia Saúde da Família e Mestre em Ciências do Ensino na Saúde pela Universidade Federal Fluminense e, agora, graduando em Medicina pela Universidade Estácio de Sá.

O mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês da prevenção ao câncer de mama, sendo uma data importante para conscientizar e sensibilizar não somente o público feminino, como também masculino.

Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a).

Confira a entrevista completa:

Luana: Lucas, primeiramente, agradeço pela sua disponibilidade e contribuições.

Sabemos que o câncer de mama ainda é uma patologia que nos preocupa. Entendendo que a enfermagem e a medicina possuem um papel importante neste cuidado, quais são as orientações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama?

Lucas:  Oi Luana, gostaria de agradecer o convite e parabenizar a instituição por trazer esse tema tão importante para a saúde da população, sobretudo para um cuidado diferencial e resolutivo.

Bom vamos lá, ações de promoção de saúde tem eficaz papel: orientações sobre como a mulher (ou o homem) devem conhecer o próprio corpo, durante o banho observar seu corpo, percebendo alguma alteração mamária como caroços, feridas, dor ao encostar, eliminação de alguma secreção, percebendo alguma dessas características é importante conversar com o enfermeiro ou o médico para a avaliação na consulta.

Parte do processo de investigação é observar o histórico familiar, se a pessoa tem histórico de câncer na família, incentivar alimentação e hábitos saudáveis (atividade física, não fumar e etc..) que previnem de forma geral neoplasias

Luana: Embora o câncer de mama atinja mais o público feminino, sabemos que os homens também podem ser afetados. Neste sentido, quais são os fatos e mitos que envolvem este tema?

Lucas: Apesar de acometer 1% da população masculina, é mais fácil de detectar ao toque do que na mulher, de forma geral é mais possível o aparecimento na população acima dos 70 anos de idade.

Homens obesos são mais propensos ao diagnóstico da doença. Doenças hormonais como Hiperestrogenismo (níveis elevados de estrogênio) são fatores a serem considerados para uma melhor observação no autoexame. Homens normalmente produzem pequenas quantidades do hormônio feminino estrogênio, mas certas condições resultam em níveis anormalmente altos deste hormônio no sexo masculino.

Alguns mitos são muito famosos como:

– “Só o autoexame ajuda na prevenção. (hábitos saudáveis, não fumar, não utilizar anabolizantes são também ações de prevenção)

-Uso de desodorante aerossóis favorece o câncer é uma inverdade

-Traumas no seio ajudam no surgimento da doença,

– Quem tem algum caso de câncer na família, com certeza terá a doença.

Luana: Muitas das pessoas que são diagnosticadas com câncer de mama, já tomam esta notícia como uma sentença de morte. É muito comum, ao receber o diagnóstico, o adoecimento psíquico, como o desencadeamento de depressão e, até mesmo, pensamentos de morte.

Quais orientações você pode oferecer à pessoa que acabou de receber o diagnóstico, como também, seus familiares e amigos?

Lucas: Essa é uma notícia muito difícil, sobretudo devido ao grande impacto cultural sobre o câncer, é uma doença e precisa ser tratada.

É importante o suporte não só clínico da saúde física, mas da assistência à saúde mental dessa pessoa, costumo dizer que aquilo que não vira palavra vira sintoma, então pergunte, converse, dialogue, pois existe uma vida pra além de diagnóstico, eu considero como um papel de maior relevância a rede de apoio, pois ela que favorece o enfrentamento dessa doença…e a partir disso vamos iniciando o cuidado singular com essa pessoa.


Outubro Rosa: Câncer de Mama – Mitos e Fatos
Data: 24 de Outubro
Horário: 12h
Local: Sala 121 Premium – Ibmec Barra