Você que é estudante e se interessa em cursar uma graduação no Ibmec, mas no momento não tem condições financeiras, saiba que é possível iniciar a sua jornada acadêmica em uma das instituições de educação mais renomadas do país. Isso mesmo, oferecemos alguns programas de bolsas e financiamentos.
Se interessou? Então, vamos te contar detalhadamente como funciona, porque sempre estamos de portas abertas para que bons alunos tenham acesso à educação de qualidade, corpo docente composto por mestres e doutores, além de uma faculdade com infraestrutura de excelência.
Confira quais são as possibilidades de ingresso, porque falta pouco para você ser protagonista da sua história!
Bolsa socioeconômica
O programa oferece bolsas integrais conforme avaliação realizada para cada situação, sendo solicitada a documentação adequada para análise. É importante você saber que:
- a bolsa será válida até o final do seu curso;
- as bolsas integrais são oferecidas nas quatro unidades do Ibmec: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Entretanto, há uma quantidade específica para cada uma;
- as bolsas são definidas a partir de alguns critérios, sendo o principal deles a base de renda mensal do grupo familiar do aluno;
- para a solicitação da bolsa é necessário você já ter realizado o processo seletivo e ser aprovado em um curso de graduação do Ibmec;
- não ser bolsista em outro programa de graduação;
Para ter acesso ao edital e mais informações, entre em contato com a área de Admissões do Ibmec da unidade que você prestou o vestibular e obteve a aprovação. Após a entrega de toda a documentação, o processo de avaliação será conduzido pela área do CASA – Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno.
Também fique atento ao prazo, a inscrição deve ser feita até o dia 23/06/2023.
Prouni
O Programa Universidade Para Todos (Prouni), promovido pelo governo federal, oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação em instituições de educação superior que são privadas.
O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior, que não possui condições financeiras. Para se inscrever é preciso:
- ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, realizada antes do processo seletivo;
- ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame;
- além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Confira a documentação necessária: clique aqui.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa destinado à financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).
O programa financia até 100% do valor dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino com adesão ao Fundo, de acordo com a renda familiar mensal bruta do estudante e do comprometimento dessa renda com o pagamento da mensalidade.
O Fies foi idealizado para atender os estudantes que não tenham concluído o ensino superior. Além disso, há outros critérios importantes, que são:
- ter participado do Enem a partir da edição de 2010, e obtido uma média de 450 pontos e não tirado zera na redação;
- ter sido selecionado no processo seletivo do Fies, que é conduzido pela MEC.
Confira a documentação necessária: clique aqui.
Pravaler
O Pravaler é um sistema de financiamento estudantil, em que você pode contratar para obter o valor total ou parcial do curso de graduação, por semestre.
Bem como você pode financiar cursos de qualquer área. Inclusive, no site do Pravaler é possível fazer uma simulação: clique aqui para saber como!
Agora que você já sabe quais são as formas de ingresso por meio dos programas de bolsas e financiamentos, que tal fazer a inscrição para participar do nosso vestibular? Saiba mais!