BNDES: financiamentos no exterior

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de voltar com financiamentos no exterior por meio do BNDES foi alvo de críticas de economistas e de opositores no Congresso.

Do ponto de vista econômico, especialistas afirmam que não é necessária a atuação de um banco de fomento e que há risco de benefício a um pequeno grupo de empresas.

Além do aspecto financeiro, avaliam que se trata de uma decisão com viés político, que agrada à base petista, mas que tem potencial de provocar críticas acaloradas de opositores.

Conforme Reginaldo Nogueira, economista e diretor-geral do Ibmec-SP, enfatiza que projetos com viabilidade econômica encontram financiamento no setor privado.

Ele também ressalta que o quadro fiscal hoje é mais complexo do que no passado, quando o BNDES financiava esse tipo de operação.

“Com a situação fiscal que temos hoje haverá muito mais pressão política, da sociedade e dos órgãos de controle. Não há ganho econômico, apenas político”, e direcionado à base do presidente , afirmou.

De acordo com o economista, as empresas que tiveram acesso aos financiamentos no passado não precisavam de subsídios.

Na prática, durante décadas, houve uma transferência de renda da população brasileira para grandes grupos.

Criação de emprego

O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e líder do PL, disse que a iniciativa é fazer ‘caridade com o chapéu alheio’. ‘Empréstimo por amizade é doação e é também irresponsabilidade.

Dessa forma, os nossos cofres públicos têm prioridades mais urgentes do que agradar amigos e parceiros ideológicos’, afirmou, em nota.

Contudo, para a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), o dinheiro do financiamento voltará em empregos para o país.

‘O Brasil vai financiar empresas brasileiras para elas voltarem a exportar bens e serviços de engenharia, gerando empregos qualificados no Brasil’, escreveu.

Confira a reportagem na íntegra: clique aqui.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios