Arquitetura e urbanismo: o que os desafios da sociedade atual têm a ver com a profissão? 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A ideia de fazer o curso de arquitetura já passou pela sua cabeça, mas você ainda tem dúvidas sobre as possibilidades da profissão? Em síntese, a arquitetura cria espaços e ambientes que melhoram a qualidade de vida das pessoas. E atualmente, cumpre um papel capaz de ajudar a humanidade a alcançar os objetivos do século. Não entendeu, mas ficou curioso? Então acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre a relevância da arquitetura para a sociedade moderna.  

Uma visão estratégica sobre estruturas

Existe um pensamento um tanto quanto reducionista sobre o que faz um arquiteto. Uma resposta rápida poderia se atentar apenas ao fato de projetar espaços, edifícios e ambientes para atender às necessidades de clientes. De fato, atender os anseios de quem busca um espaço confortável e otimizado é uma das atribuições da profissão. Todavia, e se tal ambição fosse a construção de locais sustentáveis ou então smarts? Sim, a arquitetura também evoluiu com o tempo e está em sincronia com os desafios de sustentabilidade dispostos pela ONU. Bem como com a sociedade hiperconectada que torna cada vez mais real a chamada Internet das coisas.  

Não entendeu nada? Acompanhe aqui!  

Os profissionais arquitetos podem ter um impacto positivo na comunidade e fazer do cotidiano uma atividade muito gratificante. Aĺém de bem sucedida. A arquitetura é uma profissão diversificada, que permite trabalhar em uma variedade de projetos. Desde residências e edifícios comerciais até espaços públicos e urbanos. As chamadas smarts cities são bons exemplos sobre propósitos em que a arquitetura atua com muito diferencial. Pensar sobre cidades mais inclusivas, dinâmicas, sustentáveis e seguras para todos faz a carreira emocionante e desafiadora.[Quebra da Disposição de Texto] A sustentabilidade, por exemplo, é uma preocupação crescente na sociedade, neste sentido, e a arquitetura exerce uma relevante atribuição. Os arquitetos têm a oportunidade de trabalhar em projetos que ajudam a preservar o meio ambiente e criar projetos que reduzem o impacto ambiental.  

A arquitetura e o futuro tecnológico

A arquitetura é uma profissão que envolve muita criatividade e inovação, e na verdade sempre teve a tecnologia como aliada. Durante o curso de arquitetura, os alunos aprendem uma série de habilidades técnicas que são muito valorizadas no mercado. Para isso, os estudantes sempre contaram com programas e softwares capazes de otimizar o trabalho. No entanto, atualmente, no curso de arquitetura o estudante não aprende, somente, a usar uma ferramenta tecnológica. Ele também é estimulado a incorporar a tecnologia ao projeto e apresentar estruturas inteligentes.  

O desenvolvimento desta competência é o maior benefício de uma formação de qualidade para os dias de hoje. Estimular o refinamento deste olhar para as necessidades de uma sociedade conectada e também preocupada com o futuro do planeta é o futuro da profissão. É preciso orientar  a composição curricular de um aluno em formação neste campo do saber atento às demandas atuais.  

Já imaginou que este profissional pode atuar pensando de forma efetiva em ideias transformadoras? Por exemplo, como usar materiais mais sustentáveis, ter eficiência energética, gestão de resíduos que favoreça a reutilização. Tudo isso pode estar no dia a dia da profissão.  

A escolha de materiais sustentáveis, por exemplo, ​​é uma das principais formas de como a arquitetura pode ajudar a preservar o meio ambiente. Os arquitetos podem favorecer materiais renováveis, em vez de materiais como o aço e o concreto, que têm um grande impacto ambiental.  

Da mesma forma, a arquitetura pode ajudar a reduzir o consumo de energia em edifícios. É possível fazer isso por meio de técnicas de projeto que maximizam a luz natural, ventilação natural e isolamento térmico. Além disso, a utilização de tecnologias como painéis solares podem ajudar a reduzir o consumo de energia. 

Essas são apenas algumas maneiras pelas quais a arquitetura tem ajudado nos desafios da vida moderna. Há um enorme universo de atuação que os futuros profissionais da área podem se especializar. Entretanto, para que isso seja possível, as instituições de ensino também precisam estar alinhadas às tais reivindicações.  

Você e sua faculdade no centro dos importantes debates

Agora que já demonstramos como a profissão está alinhada às discussões mais contemporâneas, é preciso materializar este profissional. Para isso, o curso de arquitetura e urbanismo do Ibmec tem tentando apresentar esses desafios e  possibilidades durante toda a formação.  

Uma das formas de se fazer isso é a abordagem prática, que oferece aulas e projetos em que os alunos desenvolvem habilidades diversas. Assim como também conhecem e se adaptam às ferramentas e recursos tecnológicos. O acesso a conhecimentos interdisciplinares também é uma via, afinal, a área deve envolver outros saberes. Uma graduação em arquitetura oferece a oportunidade de estudar conceitos da engenharia, história, ciência, administração entre tantos outros. Principalmente diante da urgente necessidade de alinhamento às emergências sociais. 

Um outro diferencial diz respeito às dinâmicas coletivas. O aprendizado em equipe é essencial, pois a arquitetura é uma área que envolve muito trabalho conjunto. Tal aspecto pode e deve ser desenvolvido dentro e fora da sala de aula. É por isso que nosso curso também possui parcerias importantes. Algumas delas são: a AsBEA (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura) no Arch-Connection (BH); Parceria com a CasaCor RJ e MG; e acervo da Fundação Oscar Niemeyer alocado no Ibmec Barra. O Ibmec acredita muito na construção do saber e do conhecimento pela experiência, por isso investimos nelas. Esse ano, inclusive, o curso de Arquitetura chegou ao Ibmec Faria Lima, ampliando ainda mais nossa presença em este importante curso para a sociedade. 

Para ingressar rumo ao sucesso profissional você pode pelas vias: 

  • Vestibular   

Processo seletivo composto por duas fases: prova de conhecimentos teóricos e dinâmicas de grupo, que avaliam as competências socioeconômicas.   

  • Enem  

Utilize sua nota do Enem de até 5 anos para iniciar a sua graduação no Ibmec.   

  • 2° graduação  

Se você deseja continuar sua carreira acadêmica, o Ibmec oferece processo seletivo para portadores de diploma de nível superior.  

  • Transferência  

O processo de transferência externa permite que você continue seu curso no Ibmec e possa aproveitar os créditos já cursados em outra instituição de ensino.   

Para saber mais, acesse nosso site!  

CADASTRE-SE PARA TER ACESSO AO CONTEÚDO

Informe o seu nome completo
Informe um CPF válido.
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios