Visão de ano-novo: sustentabilidade e tecnologias serão pilares de negócios em 2024 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O ano-novo vai se aproximando e os empresários e empreendedores começam a se perguntar sobre as tendências de negócio em 2024. Neste cenário dinâmico e em constante evolução, a adaptabilidade e a visão estratégica se tornam cruciais. Trata-se de um período que promete ser marcado por uma série de tendências que moldarão os rumos dos negócios, exigindo preparação e inovação. Desde a crescente influência da tecnologia, com a ascensão da inteligência artificial e blockchain, até a crescente importância da sustentabilidade e responsabilidade social. Para falar sobre as mais quentes, conversamos com Luiz Barbieri, Coordenador do CEI (Centro de Empreendedorismo e Inovação) do Ibmec-RJ e Coordenador do MBA de Gestão de Processos de Negócios. Juntos vamos explorar os setores mais promissores para 2024.  

Não dá para falar de futuro sem falar de sustentabilidade 

Em um mundo onde a busca por inovação e crescimento se entrelaça intimamente com a responsabilidade ambiental, discutir o futuro necessariamente envolve abordar a questão crucial da sustentabilidade. O ano de 2024 se desenha como um período em que as empresas não apenas prosperam pelo sucesso financeiro, mas também pela sua capacidade de adotar práticas sustentáveis. Barbieri apresenta que este será o horizonte principal dos negócios nos próximos anos. 

“Os setores que envolvam economia circular, inteligência artificial e automação, economias de assinatura e responsabilidade social. A ideia primordial é depender menos de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.”  

À medida que a consciência ambiental se intensifica, os consumidores direcionam suas escolhas para empresas que incorporam a sustentabilidade em seu núcleo. Discutir o futuro dos negócios, portanto, exige um olhar atento para estratégias que não apenas impulsionem o crescimento econômico, mas também promovam a preservação do meio ambiente e o compromisso social. A discussão sobre o futuro empresarial, inevitavelmente, incluirá como as organizações estão se adaptando. Como elas estão buscando equilibrar o sucesso comercial com a responsabilidade ambiental, proporcionando um ambiente saudável e sustentável para as gerações futuras. 

Em 2024, a economia circular aumentará o seu poder de associar o desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais. Isso vai se dar por meio de novas oportunidades de negócios e da otimização na fabricação de produtos. Um levantamento recente sobre o perfil dos consumidores brasileiros, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 38% dos entrevistados sempre verificam ou verificam às vezes se os produtos foram produzidos de forma ambientalmente correta. A pesquisa revela que os brasileiros também têm mais consciência sobre o destino do lixo, evidenciando, dessa forma, uma oportunidade. 

“Empresas do setor de cosméticos lideram ranking de Responsabilidade ESG. Essas pautas têm sido cada vez mais debatidas e trabalhadas pelo consumidor que busca hoje em dia um consumo consciente. Consumidores estão de olho em toda a cadeia de produção, impactos ambientais e sociais causados pela exploração de recursos.” complementa, Barbiere.  

Um mundo já é e será ainda mais tecnológico  

Já a tecnologia, em especial, a entrada do GPT 4, traz a constatação de que algumas profissões irão desaparecer. E, por outro lado, profissões que não precisarão de profissionais com experiência. Nesse sentido, Barbieri questiona: como aproveitar esses profissionais em sua empresa? Qual o nível de desenvolvimento constante seus funcionários irão demandar?  

Para ele, esses são alguns questionamentos que precisamos repensar em 2024 e nos próximos anos. 

“A Inteligência Artificial veio para ficar e se ainda existe alguém resistente ao seu uso nos processos da empresa, sem dúvida, esse alguém não irá sobreviver.” reafirma o coordenador.  

A IA irá ampliar as capacidades de análise e tomada de decisão das pessoas envolvidas nas diferentes etapas do processo de inovação, por exemplo. Será crucial para a sustentabilidade.  

Outro gerador de oportunidades em 2024 será o uso da tecnologia, denominado de Blockchain 2.0 que já pode ser visto em algumas aplicações. Em alguns países da Europa, por exemplo, algumas cidades trabalham com a criação de aplicativos desenvolvidos em blockchain para gerenciar a cadeia de contratos imobiliários. Já nos EUA, o serviço postal tem um grupo de trabalho em blockchain desenvolvendo soluções para monitorar entregas. 

Entretanto, a maioria das aplicações do blockchain 2.0 está em fase experimental, e “não há ainda como saber o que vai se consolidar como solução efetiva”, porém, acredita-se que essa tecnologia veio para ficar.  

Consumidor e oportunidades: onde apostar quando o assunto são negócios em 2024? 

Digitalização, nostalgia em destaque, smart choices, consumo de produtos locais, sustentabilidade, monetização digital e comércio click and collect são tendências. É assim que o coordenador Luiz Barbieri vem percebendo o mercado.   

As preferências e tendência dos consumidores estão cada vez mais voltadas para um valor denominado comodidade. Dessa forma, digitalizar os negócios torna-se cada vez mais obrigatório. 

Nesse sentido, os empreendedores devem estabelecer políticas de unificação/integração de canais de forma simples, tais como: 

▪ Catálogo digital no Linktree da conta do Instagram comercial da empresa; 

▪ Conta do Instagram com link direto para dúvidas no WhatsApp; 

▪ Uso do WhatsApp para atendimento integrado com o agendamento para a 

retirada do produto em loja física; 

▪ E-mail marketing com produtos específicos para clientes específicos, a partir da análise de compras dos clientes; 

▪ Plataformas de vendas, como o Ifood, devem estar integradas com a sua base de clientes; 

▪ O link para a pesquisa de satisfação da experiência (pós-venda), pode ser motivado por um brinde a ser retirado na loja física (provável retorno a loja); 

▪ Voucher e Cashback devem ser utilizados pelos diferentes canais, permitindo o retorno do cliente; e 

▪ Chatbot no site pode ser utilizado de forma conhecer o cliente e definir estratégias de personalização. 

As expectativas econômicas para 2024 

As expectativas econômicas para 2024 no Brasil são marcadas por otimismo, impulsionadas pela trajetória de redução da taxa Selic. Há a perspectiva de um crescimento estrutural e uma expansão econômica com menor pressão inflacionária. No entanto, desafios como incertezas fiscais, eventos geopolíticos globais e as decisões sobretaxas de juros ainda podem ditar o cenário. Para saber mais sobre perspectivas econômicas, acesse nosso artigo sobre mudanças na Taxa Selic e os impactos na economia brasileira.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios