SISU | Saiba tudo sobre o programa e o novo calendário

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O MEC (Ministério de Educação) divulgou o cronograma dos principais programas de acesso ao ensino superior e com o SISU não foi diferente. Veja aqui o período de inscrição para a seleção e todo o calendário de 2021:

  • Período das inscrições: 6 a 9 de abril de 2021;
  • Prazo para participar da lista de espera: 13 a 19 de abril de 2021;
  • Resultado da chamada regular: 13 de abril de 2021;
  • Matrícula da chamada regular: 14 a 19 de abril de 2021;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 23 de abril de 2021

Quem pode participar?

A inscrição será feita no site do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o candidato poderá se inscrever, na edição de 2021, de acordo com os critérios abaixo:

  • Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020;
  • Quem obteve nota na redação diferente de zero;
  • Quem não tenha participado do Enem na condição de “treineiro” (alunos que se inscrevem para “testar” a prova, mesmo sem concluir o ensino médio).

Você já sabe o que é o SISU?

O SISU é um sistema informatizado do MEC, pelo qual as universidades públicas oferecem vagas para os candidatos com as melhores classificações do Enem

Como se inscrever no SISU 2021?

O candidato deverá acessar o site do MEC, na página do SISU, clicar em fazer Inscrição e inserir o número de inscrição e senha mais atual, cadastrados no Enem 2020. Feito isso, ele deve especificar: 

  1. Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso e turno. Importante: é possível alterar suas opções durante as inscrições; 
  2.  A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
  • Às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
  • Às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas, eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao SISU;
  • Às vagas destinadas à ampla concorrência.

Classificação

Veja abaixo os critérios para a classificação de candidatos no SISU, conforme edital:

  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias.

Critérios para alguns cursos

1. Pesos diferentes

Exemplos: 

Um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.

Um curso de medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.

2. Nota de corte

É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.

Diariamente, a partir do segundo dia, o SISU calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.

Candidato selecionado em 1ª ou 2ª opção

O candidato selecionado em sua 1ª ou 2ª opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, fique atento aos prazos. Se for selecionado em uma dessas opções, independentemente de efetuar sua matrícula, não poderá manifestar interesse em participar da lista de espera.

Lista de Espera

Para participar da lista de espera, o candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse por meio da página do SISU na internet, no endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br.

Ele deverá acompanhar as convocações efetuadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

Gostou de saber tudo sobre o SISU? Conheça outras formas de como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios