Setembro Amarelo

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Você sabe por que essa campanha é importante?

Setembro é o mês em que a Organização Mundial da Saúde escolheu para dar visibilidade a campanha de prevenção ao suicídio.

O tema sensível é de grande importância, afinal, o suicídio é um problema de saúde pública, que afeta de maneira significativa a população mais jovem, sendo a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, segundo a OMS.

Com o foco na redução de casos no mundo, a OMS definiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Alinhada a essa data, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), começou a promover há alguns anos o “Setembro Amarelo”, como forma de conscientização das pessoas sobre a gravidade do problema e ajudar a quem precisa.

Em diversos países do mundo existem serviços que oferecem um número para o qual se possa desabafar, e procurar ajuda. No Brasil, a atividade é feita pelo Centro de Valorização da Vida, o CVV, que trabalha na prevenção do suicídio.

De maneira muito simplista, o suicídio vem o desejo de uma pessoa em escapar ou terminar com o seu sofrimento (que é resultante de variados problemas). E, por outro lado, da vontade de comunicar o seu sofrimento aos outros, como um pedido de ajuda.

Cada pessoa tem os seus próprios motivos, muito particulares, profundos e extremamente dolorosos que a levam a ponderar, desistir de viver. Uma mudança repentina nas suas circunstâncias de vida, tais como dificuldades financeiras, desemprego ou perda de status socioeconômico, mudanças no contexto familiar ou relacional (divórcio, fim de uma relação, morte de um familiar) ou ainda a sensação de isolamento, solidão e a ausência de horizontes ou projetos futuros podem constituir fatores relevantes.

De acordo com a OMS, em 90% dos casos o suicídio é prevenível, para isso, é preciso ajuda. O CVV disponibiliza o número 188, cujas ligações são gratuitas em todo o território nacional. O atendimento é feito por voluntários treinados que oferecem apoio emocional para quem liga, sendo que todas as ligações são sigilosas.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios