Reestruturação e resiliência marcam os últimos seis meses da Ibmex, a terceira maior Empresa Júnior de Minas Gerais

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O conceito de empresa júnior chegou no Brasil em 1988 e, desde então, expandiu ano após ano. Segundo dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Brasil Júnior, atualmente são mais de 1200 EJs e 28.000 jovens empreendedores. Em Minas Gerais são 243 empresas juniores filiadas à FEJEMG – Federação das Empresas Juniores de Minas Gerais, sendo uma delas a Ibmex Consultoria Empresarial, sediada na faculdade Ibmec BH.

A Ibmex faz parte do CEI – Centro de Empreendedorismo e Inovação do Ibmec – e representa uma importante iniciativa de educação empreendedora no ambiente acadêmico. A empresa, formada exclusivamente por alunos de graduação do Ibmec BH, foi criada há quase duas décadas e, desde então, entende os anseios dos clientes, cria conexões e propõe caminhos, sempre com foco nos melhores resultados. Em seu último processo seletivo, realizado em parceria com a equipe de Carreiras do Ibmec, foram 125 alunos candidatos; há cada vez mais procura e interesse dos alunos para participar da iniciativa. O Coordenador do CEI, Eduardo Coutinho, avalia que a Ibmex é uma iniciativa extraordinária. Ela possibilita o amadurecimento de ideias e posturas e enriquece a formação profissional dos membros. “A empresa é voltada para beneficiar os alunos, por meio dos serviços que presta à sociedade. Os projetos conduzidos pela empresa contribuem para a melhoria da realidade e qualidade das organizações, que criam empregos, produzem e geram riqueza para a região em que estão inseridas e para o país.”, acrescenta Coutinho.

Nos últimos anos, a Ibmex passou por algumas reestruturações e conquistou importantes resultados, figurando, atualmente, entre as três maiores empresas juniores de Minas Gerais, com crescimento de 102,5% (mesmo em meio à pandemia) e faturamento semestral de R$ 194.933,00 – o maior na história da empresa.

Leonardo Moreira, presidente da última gestão da empresa, ressalta que esse resultado reflete, sobretudo, na entrega que a Ibmex oferece às empresas e aos membros. “Costumo dizer que o foco da empresa júnior tem que ser em entregar experiências para os membros e para os clientes. E esse faturamento reflete essa entrega da Ibmex ao ecossistema. Trabalhamos para alavancar o empresariado brasileiro e pensando no futuro, uma vez que preparamos novos empresários.”, avalia.

Com foco absoluto no cliente, todo o lucro da empresa é reinvestido para que a empresa melhore sua estrutura, capacite mais alunos e aumente seu impacto. Comprometida em oferecer soluções inovadoras em gestão, que promovam resultados concretos e customizados à realidade de cada cliente e atenta às necessidades do mercado, a Ibmex tem disponível em seu portfólio dois novos produtos, desta vez com foco no comércio exterior: o Plano de Exportação e o Plano de Importação que traçam o planejamento estratégico de toda a estrutura necessária para exportar e importar produtos, com mapeamento e detalhamento de cada etapa, aspectos logísticos e legais.

E reestruturou três outros importantes serviços: o Diagnóstico Financeiro, Plano de Marketing e Planejamento Financeiro, que agora contam com propostas de ações práticas e personalizadas para aumentar a produtividade e integrar toda a cadeia de gestão das empresas.

Além disso, a Ibmex tem intensificado a atuação na área de tecnologia, desenvolvendo sistemas e aplicativos, e integrando sistemas. E tem oito novos parceiros comerciais e operacionais, dentre eles a Bain & Company e Localiza.

Há novidade também na estrutura da Ibmex, que integrou o comercial e o marketing no “Setor de Vendas, com o intuito de melhorar a comunicação interna, a agilidade na tomada de decisões, a performance de vendas e a produtividade.

Leonardo enfatiza que três diretrizes têm guiado a atuação da empresa e contribuído para este cenário de crescimento acelerado, são eles: estar atenta às demandas do mercado e se reinventar a partir disso; ter um time qualificado e engajado; e foco em qualidade e inovação, com formação de parcerias e qualificação dos membros.

Confira o bate-papo entre o Eduardo Coutinho, professor e coordenador do Ibmec BH, com o Leonardo Moreira, ex-presidente da Ibmex. Assista!

Saiba mais sobre o curso de Gestão Empresarial do Ibmec!

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios