Professor Thiago Moraes Moreira, da pós-graduação do Ibmec RJ, comenta o desaceleramento do setor de bares e hotéis em matéria do jornal O Globo

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em junho, o volume de serviços no Brasil avançou 1,7% ante maio, na série com ajuste sazonal. No entanto, chama atenção a desaceleração forte do segmento “serviços prestados às famílias”, principalmente a parte de Alojamento e Alimentação, que agrega hotéis, bares e restaurantes, salienta o professor da pós-graduação do Ibmec RJ, Thiago Moraes Moreira. O segmento registrou 18,3% em maio e desacelerou para 8,1% em junho. Estão quase 25% abaixo ao período pré-pandemia.

– Talvez a recuperação que a gente esperava pelo fator vacinação não está acontecendo de uma velocidade tão forte – considera Moreira.

Para ele, o desemprego e o empobrecimento da população jogam um peso importante sobre este resultado.

– Pessoas que historicamente iam a bares e restaurantes e, agora, por estarem numa situação financeira complicada passam a compor uma faixa de renda que não têm este acesso.

O economista afirma que a pesquisa acende alguns outros pontos de investigação. É preciso levar em conta se os hábitos dos consumidores mudaram com a pandemia.

– Acompanho vários indicadores de mobilidade, que mostram que a circulação de pessoas está perto do que era antes da pandemia. Se em junho do ano passado, era 45% abaixo do normal, no mesmo mês deste ano, está apenas 20%. A gente está se aproximando bem próximo da normalidade.

Mesmo com o aumento das pessoas na rua e a aceleração da vacinação, o desempenho dos serviços não acompanhou. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o setor “Serviços, Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte” foi um dos segmentos com maiores desacelerações, .

– Será que esta expectativa de que haveria corrida pela compra de serviços, ir para restaurantes pode não ocorrer? Será que os hábitos das pessoas mudaram durante a pandemia e eles estão preferindo ficar em casa por segurança? Trabalhávamos com um cenários de poucas mudanças, mas é preciso ficar atento a estas mudanças estruturais.

Retirado de: https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/empobrecimento-e-mudancas-de-habito-desaceleram-setor-de-bares-e-hoteis-em-junho.html

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios