PDI – PLANEJAMENTO E METAS 2021

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Mais um ano terminando e quantas emoções 2020 nos proporcionou, não é mesmo?

Chegamos ao momento em que normalmente paramos para fazer um balanço do que conquistamos e definir – ou retomar – outras metas e objetivos para o ano que vai iniciar.

Mas será que você traça suas metas da forma adequada?

Junto a esse balanço anual temos, muitas vezes, o sentimento de frustração por não termos alcançado alguns dos resultados esperados. Isso se dá por vários motivos, mas principalmente pelo fato de focarmos somente nos resultados esperados, sonhos ou desejos e não nas metas.

Que tal repensar um pouco sobre como você monta seu planejamento e como descreve suas metas e objetivos?

É importante refletir sobre quais resultados foram alcançados esse ano e valorizá-los e analisar o porquê outros não foram. O que faltou? Eles ainda fazem parte dos seus sonhos, fazem sentido na sua realidade atual? Alguma coisa mudou?

Repense sobre seus objetivos e o que deseja conquistar em 2021. Separe-os em títulos e subtópicos com as respectivas ações ou pequenas metas enumeradas indicando o que deve ser feito para alcançá-los.

Uma ótima ferramenta / método para definir seu planejamento é o 5W2H:

Os 5W:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)

Os 2H:

  • How (como será feito?)
  • How much(quanto vai custar?)

Podemos definir assim:

O QUE = o que precisa ser feito? Pense no passo-a-passo para alcançar o objetivo com pequenas metas que podem ser indicadores do sucesso a ser obtido.

POR QUE = por que precisa ser feito? O que realmente está te motivando? Qual é o real significado para você?

COMO = Como precisa ser feito? Quais ações, atividades ou materiais precisam ser inseridos neste passo-a-passo;

ONDE = Onde precisa ser feito? Avalie os locais em que poderá se dedicar ao seu planejamento e respectivas ações. Em sua casa, em algum local reservado na hora do seu almoço, em algum ambiente online, em aplicativos. Enfim, há várias opções à disposição.

QUANDO = Quando precisa ser feito? Crie um cronograma para as ações levando em consideração sua realidade e tudo que faz no dia a dia. Não crie expectativas demais achando que vai dar conta de tudo, que está motivado e nada o impedirá de conseguir finalizar do tempo previsto. Lembre-se que imprevistos acontecem e que não somos motivados 100% o ano todo. Por isso, seja realista e calcule o tempo de acordo com a sua rotina, além de incluir alguns dias de folga para compensar imprevistos e dedicar-se ao descanso necessário também.

QUEM = Quem precisa fazer? Tenha uma rede de apoio. Convide pessoas para acompanhar o avanço de suas metas, te ajudar com feedbacks e/ou ainda te auxiliar com troca de experiências ou mentoria. É importante compreender que ter alguém participando, cobrando, motivando, faz toda a diferença para o alcance de seus resultados.

QUANTO = Quanto pode custar? Veja se dentro dos seus objetivos você precisa criar uma reserva financeira, zerar dívidas, realizar uma compra grande ou reorganizar seu planejamento financeiro. Dentro de cada atividade, calcule o custo que haverá.

O mais importante quando colocar seu planejamento em ação: comemore seus avanços! Não há nada como se auto motivar vendo o quanto você tem se esforçado para alcançar algo.

Ao marcar uma atividade como realizada ou tomar posse de uma meta conquistada comemore, divulgue, festeje. Envolva aqueles que estiveram presentes no seu caminho para ser exemplo e energizar outras pessoas.

E para te ajudar ainda mais com seu planejamento clique AQUI e veja modelo criado pensando na organização explicada acima e que pode ser aplicado para todas as áreas da sua vida – Modelo PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Se precisar de mais apoio, conte com o suporte e auxílio do Carreiras da sua Unidade.

Tenha um ótimo e próspero 2021!

Alinne Ovelar – Carreiras Ibmec Brasília

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Preencha todos os campos obrigatórios