Os riscos de não inovar

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Confira alguns cases de empresas que perderam oportunidades por não investirem em inovação e inspire-se para fazer diferente.

Ignorar a necessidade de inovação, é, na verdade, o maior risco que uma empresa pode correr?

Adaptar-se ao mundo atual, caracterizado por rápidas mudanças e avanços tecnológicos, requer um esforço contínuo. E, para não ficar para trás, utilizar uma abordagem estratégica pró-ativa em relação à inovação pode ser a principal aliada. Não inovar pode significar a perda de espaço no mercado ou até mesmo o fim de uma empresa que tinha potencial de crescimento. Mas antes de entrar nos cases, vamos falar sobre inovação?

O que é inovação?

Inovação é o processo de desenvolver e implementar novas ideias, produtos, serviços, processos ou modelos de negócio que resultem em melhorias significativas. A inovação pode ocorrer em diferentes áreas e setores, e não se limita a avanços tecnológicos.

No contexto empresarial, a inovação é considerada essencial para a sustentabilidade e o crescimento. Por isso, as empresas que são capazes de inovar continuamente têm uma vantagem competitiva e se consolidam no mercado a longo prazo.

Afinal, elas oferecem produtos e serviços superiores, com alto valor agregado, aumentam a eficiência operacional e claro, adaptam-se com facilidade às mudanças do mercado. Além disso, a inovação também pode impulsionar o desenvolvimento econômico, a criação de empregos e promover avanços sociais e ambientais.

Mas o que acontece com as empresas que não acompanham a velocidade das transformações do mundo? Ao longo da história testemunhamos alguns exemplos de empresas que perderam grande espaço no mercado, ou até mesmo fecharam suas portas. Confira agora alguns exemplos:

Kodak

A Kodak fez parte da vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Foi ela que promoveu uma revolução no mundo da fotografia e liderou o mercado mundial nos anos 80 com máquinas de filmes fotográficos. Na década de 90, a empresa desenvolveu a câmera digital, mas para não perder as vendas dos modelos analógicos, simplesmente guardou o produto ignorando assim a inovação que ela mesma criou: a revolução digital. Pela primeira vez, em 2003, as máquinas digitais superaram as analógicas. A Kodak ainda tentou investir em pesquisas, mas concorrentes como Sony e Canon já estavam muito à frente.

Xerox

Um outro exemplo que faz parte da memória coletiva. A Xerox foi um negócio tão importante, que até hoje sua marca é sinônimo de fotocópia. A empresa não faliu, mas enfrentou dificuldades significativas ao longo dos anos. Um de seus obstáculos, foi a lenta adaptação à era digital. Isso porque a empresa foi pioneira na indústria de copiadoras e impressoras, mas demorou a se adaptar às mudanças tecnológicas com a digitalização de documentos e a demanda por soluções digitais.

Nokia

A Nokia já foi a maior fabricante de aparelhos móveis e uma das Big Techs mais antigas do mundo. A empresa finlandesa, no entanto, não foi inovadora o suficiente para se adaptar à chegada dos smartphones e enfrentou uma série de desafios que impactaram sua posição de liderança no mercado de celular. A principal dificuldade foi na hora de atualizar o seu sistema operacional, demorando muito para se adaptar. Nesta época, os sistemas Android e IOS já eram favoritos dos usuários e, em 2013, a empresa acabou vendendo sua divisão de celulares para a Microsoft.

Yahoo

Por fim, temos o exemplo do Yahoo. O Yahoo já dominou o mercado de mídias digitais, sendo uma das empresas de destaque na era da internet oferecendo serviços como mecanismo de busca, e-mail, notícias, entre outros. No entanto, a empresa enfrentou vários desafios ao longo dos anos, arriscando pouco em inovação, o que como consequência resultou em seu declínio. Um dos principais exemplos foi que a empresa não conseguiu acompanhar a relevância e a eficácia do algoritmo de busca do Google, o que levou à perda de participação de mercado e receita publicitária.

Como a sua empresa pode manter-se atual e inovadora no mercado?

A partir dos exemplos acima, vimos que manter a inovação é um dos pontos chaves para adaptar-se rapidamente às mudanças do mundo. Lembrando que a inovação é um processo contínuo e dinâmico, que exige uma mentalidade de aprendizado constante e uma disposição para abraçar a mudança. Por isso, esteja atento às tendências e mantenha-se atualizado sobre as últimas tecnologias emergentes de várias formas, seja leituras, conferências, redes sociais, entre outros.

Promova uma cultura de inovação. Crie uma cultura organizacional que valorize a inovação. Ou seja, encoraje os funcionários a buscar constantemente novas ideias, experimentar soluções criativas e compartilhar conhecimento. Estabelecer parcerias estratégicas também é essencial. Procure oportunidades de colaboração e parcerias com outras empresas, instituições de pesquisa, startups e empreendedores. Dessa forma, você pode aproveitar conhecimentos complementares e recursos adicionais o que é ótimo para impulsionar a inovação.

E, por fim, mantenha sempre a agilidade e a capacidade de adaptação. Como vimos nos exemplos, empresas inovadoras são ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente de negócios. Elas possuem estruturas organizacionais flexíveis que permitem a rápida tomada de decisões e a implementação de novas ideias. Afinal, em um mundo veloz, a capacidade de adaptação é fundamental.

Perceber toda essa complexidade e colocar em prática a cultura de inovação é o que torna um bom líder do futuro. Sempre inovador e atento às tecnologias e transformações do mundo. Quer ficar por dentro sobre uma boa gestão da inovação em empresas? Conheça o nosso MBA Liderança, Inovação e TecnologIA e esteja alinhado (a) com a liderança do futuro.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios