Observatório das Américas – Amigos, pero no mucho: um tango fora do compasso

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os resultados das urnas e as discordâncias entre Alberto e Cristina

Christopher Mendonça – Professor de Relações Internacionais do IBMEC-BH e Doutor em Ciência Política (UFMG)

A presidente Cristina Kirchner já estava acostumada aos corredores da Casa Rosada quando, em 2015, o seu indicado perdeu as eleições para um de seus principais adversários, Maurício Macri. A derrota do kirchnerismo naquela ocasião mudou até mesmo o protocolo da cerimônia de posse presidencial que não contou com a presença daquela que estava de saída para a tradicional passagem da faixa ao novo incumbente.

A ex-mandatária saiu pela porta dos fundos da sede do governo, mas deixou a promessa que voltaria. E voltou. Depois de um período de quatro anos de grande desgaste, sobretudo em popularidade, o presidente Macri não conseguiu se reeleger. Os vencedores das eleições de 2019 era uma dupla não convencional: Alberto e Cristina. Em diversos momentos no passado os dois haviam protagonizado embates graves diante de discordâncias políticas e estratégicas que pareciam incontornáveis.

A chapa formada pelo antigo chefe de gabinete do presidente Néstor Kirchner e por sua própria viúva nasceu da necessidade de se trazer de volta o peronismo para o governo argentino. Envolvida em uma série de investigações judiciais, Cristina aceitou a segunda posição, dando o lugar de destaque na campanha a um dos seus desafetos dentro do Partido Justicialista, o professor universitário Alberto Fernández.

Em menos de dois anos de mandato o presidente argentino sofreu duros revezes, que são frutos de suas escolhas políticas. As promessas de alto teor populista proferidas durante a sua campanha começam a não chamar mais a atenção da opinião pública e o sentimento de insatisfação ocupa novamente as ruas do país. Na primeira fase das eleições legislativas realizadas há poucos dias, a coalizão peronista sofreu uma grande derrota, colocando em risco o controle no Congresso e a governabilidade do país.

Os candidatos ligados ao partido do presidente perderam em 18 dos 24 distritos argentinos e a frente de oposição ganhou espaço no Legislativo nacional dando lugar inclusive para grandes rivais do governo como é o caso do liberal Javier Milei. A importante aliança com o presidente da Câmara dos Deputados, Sérgio Massa, chegou ao fim e a nova conjuntura que se estabelece na Argentina preocupa até mesmo os políticos mais experientes. Entre estes políticos está a vice-presidente que culpa a inabilidade do seu companheiro de governo em conduzir as relações com sua base.

Toda dinamite está instalada no palácio presidencial e a rivalidade entre Alberto e Cristina já abala o país. O tango montado para ser executado de forma perfeita a partir de 2019 já saiu do compasso. Alterações substanciais foram realizadas no gabinete presidencial com a substituição de vários ministros, a maioria deles por imposição da vice-presidente. Cristina abandona o papel temporário de parceira estratégica e direciona todas as armas da máquina peronista para a reversão do quadro eleitoral, mesmo que isto custe o sacrifício político de Alberto Fernández.

Até novembro de 2021, quando haverá uma nova fase do processo eleitoral, o jogo político na Argentina passará por importantes testes. Aos poucos o tango vai se acabando, as cortinas vão se fechando e a plateia começa a enxergar que a estética dos bastidores não é tão perfeita quanto a demonstração do palco. Quem realmente comanda a Argentina? Será que o peronismo light está saindo de moda?

Publicado por O Tempo.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios