O que significa empreender na China?

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Empreender na China significa livrar-se de todas as concepções tradicionais de modelos de negócio advindos do ocidente e arriscar-se em novas teorias de mercado do oriente. Ao longo da jornada em terras chinesas diariamente somos lembrados que tudo é possível. Pois é, na China “céu” não define “limite”. Vejamos, quem poderia anos atrás arriscar que uma plataforma popular de karaokê pudesse valer $75 bilhões de dólares? Ou que, verdadeiras cidades rurais há 30 anos pudessem virar metrópoles altamente tecnológicas dignas de competir com Silicon Valley e outros polos tecnológicos?

Pois bem, o segredo da China está contido em dois fatores principais: “percepção” e “entrega”. Primeiramente, deve-se entender que a China tem uma percepção de cultura muito enraizada. Tudo aquilo que vem contra a cultura e os valores tradicionais chineses são perecíveis. Grandes nomes do varejo do ocidente já falharam na China, basta google it. Em outra ponta, cita-se a Starbucks como um leading case de quem entendeu a lógica da cultura, aplicou e obteve sucesso em retorno no país. A cultura chinesa privilegia apostas a longo prazo através de um planejamento estratégico minuciosamente organizado. Exemplo nítido disto, a execução do trem-bala, que detém a maior rota do mundo, e o projeto megalomaníaco do “One Road, One Belt” por meio do qual a China contribuirá com uma construção ferroviária que ligará a China à Europa, Ásia e África.

A China aplica sua “percepção” para atingir suas metas de longo prazo. Ousar em ser a primeira economia do mundo requer um planejamento muito bem detalhado. Assim, ao estabelecer a meta sonhada, entendeu que parte do desafio seria compreender profundamente como funcionavam os modelos de negócio do ocidente. Por isso, primeiramente os copiou, desenvolveu e aprimorou, a tal ponto de se tornar exportador de tecnologias high-end, competindo em mercados nunca sonhados tais como indústria 4.0. É nítida hoje na China a troca de uma economia baseada em exportação de manufaturação para uma economia de serviços, para isto basta observar quaisquer das centenas incubadoras e aceleradoras presentes hoje no país. A percepção da mudança foi claramente planejada, executada e por fim “entregue”.

Neste quesito, a característica da “entrega” na China é fantástica. Os deadlines são entregues em datas pontuais, sem desculpas. Um relato pessoal a respeito, estava na data do último tufão que posou em Shanghai voltando de táxi para casa e durante o trajeto era possível observar vários servidores públicos trabalhando no melhoramento das rodovias locais em meio a tempestade. Projeto dado é projeto executado e entregue, ponto. Outro excelente exemplo é o resultado do plano chinês para se tornar o país percursor em inteligência artificial até 2025. Dentro das faculdades e centenas de incubadoras na China, o assunto é ventilado como uma coisa corriqueira, como se estivessem falando da previsão do tempo. A realidade de tal verdade choca, a tal ponto que durante a última visita que fiz a um parque tecnológico em Shanghai fui surpreendido com um museu tecnológico, em outras palavras, um local que contêm modelos tecnológicos ultrapassados de gadgtes aplicáveis a smart homes e veículos. Acredite, parte da tecnologia de lá mal sonha em chegar ao Brasil a curto prazo.

Assim, a China chegou e futuramente chegará aonde muitos duvidavam, inovando em seus modelos de negócio e fugindo das fórmulas prontas de sucesso do ocidente, através de métodos próprios aplicados que claramente utilizam “percepção” e “entrega” como bases. Se no passado Google e Facebook nos ensinaram o que sabemos hoje a respeito de inovação e tecnologia, já está mais que na hora de voltarmos a sala de aula e apreendemos com Tencent e Alibaba sobre a novas formas de desenvolver negócios que impactarão o futuro da inovação e tecnologia para as próximas gerações.

Escrito por Rodolfo Barrueco, Global MBA 2019. 

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios