Money talks: a opinião pública sobre economia pode decidir as eleições dos EUA

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por João Gabriel Baldo, estudante do curso de Relações Internacionais do Ibmec BH e Assistente de Pesquisa do Observatório das Eleições 2020 nos Estados Unidos

A importância de temas econômicos nas eleições é significativa. Trump e Biden oferecem visões diferentes em termos de políticas fiscais, regulatórias, de imigração e trabalhistas. Segundo pesquisa de opinião feita pela Morning Consult, durante os dias 21 e 23 de agosto, os assuntos econômicos são as questões mais importantes para os votantes decidirem o voto para os cargos federais, como senadores e deputados, seguidos de questões de saúde e cuidados aos idosos – 33%, 23% e 14%, respectivamente.
Nota-se também que republicanos dão maior importância às questões econômicas quando comparados aos independentes e democratas – 40%, 35% e 27%, respectivamente. De certa forma, podem-se extrapolar essas preferências também para a definição do voto para presidente.

A reeleição de Trump passa pela confiança dos votantes em sua capacidade de gerir os EUA durante a retomada econômica do país no período pós-pandemia. De acordo com a mesma pesquisa da Morning Consult, em agosto, a aprovação das questões econômicas feitas por Trump em seu governo soma 48%, enquanto a desaprovação 50%. Quanto ao Biden, 53% da amostra são desfavoráveis ao candidato democrata em questões econômicas, enquanto 40% posicionam-se de maneira favorável. Em comparação com outra pesquisa da Morning Consult, realizada em maio, os dados de agosto são ligeiramente mais favoráveis a Trump.

Percebe-se que após a concretização do CARES Act – programa de assistência para a população e negócios, que segundo o Departamento do Tesouro Americano soma US$ 2 trilhões, a aprovação de Trump teve uma resposta positiva, em cerca de 2 pontos percentuais. Nesse mesmo período de tempo, a porcentagem da amostra favorável ao Biden em questões econômicas reduziu 2 pontos percentuais. Uma das iniciativas do CARES Act – pagamento de US$ 600 para desempregados – obteve aprovação de 60% da amostra, em pesquisa da Morning Consult.

A margem de ação econômica que o incumbente possui até a data da eleição pode ser determinante para o aumento da confiança dos votantes em sua capacidade de gestão. Sendo as pesquisas de opinião uma fonte importante de análise de tendências e oportunidades para os candidatos, o aumento da aprovação das medidas econômicas feitas por Trump incentivam o presidente a realizar um novo pacote de estímulos, que no momento se encontra sem acordo com as lideranças democratas.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios