5 assuntos de matemática que mais caem no Enem

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A prova de matemática do Enem é considerada a mais temida pela maioria dos estudantes. Com suas 45 questões (cerca de 25% do exame), essa prova é aplicada no segundo dia de realização e compreende, segundo o MEC, sete competências. Por isso, para ter a preparação necessária é preciso estudar muito e estar por dentro dos assuntos de matemática que mais caem no Enem.

Embora possa parecer a prova com o conteúdo mais difícil, quando se analisa quais são as competências e os assuntos de matemática que mais caem no Enem, resolver as proposições torna-se algo mais descomplicado

Dessa forma, ao estudar matemática para o Enem, o aluno precisa ter consciência de todas as abordagens e, assim, orientar melhor seus estudos, voltando-se para aquilo que realmente vai cair. 

Se você está em busca dos assuntos de matemática que mais caem no Enem, continue lendo este post e confira quais são alguns dos principais temas da área.

Como aprender a matemática de um jeito simples?

Para resolver as questões de matemática no Enem, você precisa, principalmente, ser capaz de interpretar textos. Afinal, a prova conta com exercícios-problema como os de raciocínio lógico e, ao ter uma boa interpretação de texto, você economiza tempo na resolução de perguntas desse tipo.

Além disso, é importante identificar quais são os principais elementos que vão te ajudar a chegar na resposta. Quando você une as duas habilidades, as chances de se dar bem em matemática no Enem aumentam. Dessa forma, para ajudar você a estudar matemática para o Enem, confira a seguir algumas dicas.

Pratique com exercícios

Quanto mais exercícios você fizer, mais você estará habituado (a) aos assuntos de matemática que mais caem no Enem. Consequentemente, seu nível de preparação será maior, já que a prática é um grande reforço para a teoria.

Técnica de Pomodoro

A Técnica de Pomodoro é uma técnica voltada para a concentração nos estudos durante um determinado período. Para aplicá-la, dedique-se ao aprendizado por cerca de 25 minutos, descanse por cinco e retorne ao trabalho.

Simule o tempo

O tempo de duração da prova no segundo dia é de 5 horas. Ou seja, você tem cinco horas para responder 45 questões de matemática no Enem e mais 45 de Ciências da Natureza, e passar as respostas para o gabarito.

Isso dá a você cerca de três minutos em cada questão, mais 30 minutos para preencher as respostas. Por isso, treine para responder às questões rapidamente.

A imagem contém cinco jovens estudando os assuntos que mais caem no Enem.
Estudar matemática para o Enem em grupo é uma ótima forma de tirar dúvidas e se preparar ainda mais para a prova!

Afinal, quais são os assuntos de matemática que mais caem no Enem?

Após ler essas dicas, chegou o momento de saber quais são os assuntos de matemática que mais caem no Enem. Vamos lá?

Geometria

Tanto a geometria plana quanto a espacial estão presentes em boa parte das questões de matemática no Enem. Por isso, para solucionar alguns problemas na prova, estude tópicos como, por exemplo, área e perímetro de figuras planas e volume de sólidos geométricos.

Razão e proporção

A famosa “regra de três” pode ser usada como um coringa na hora de solucionar um problema. Por isso, esteja atento (a) a questões que envolvam diferentes medidas e que busquem a resolução de um “x”. Você pode, facilmente, resolvê-las aplicando a regra de razão e proporção.

Funções

Funções de 1º grau (afim) e de 2º grau (quadrática) são as que mais caem na prova de matemática no Enem. Por isso, é fundamental praticar as equações de 1º e 2º grau. Além disso, estude também funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas, e saiba como interpretar gráficos. 

Matemática financeira

Conceitos como porcentagem, juros simples e juros compostos são outros conteúdos que podem aparecer na prova de matemática no Enem. O ideal para resolver problemas que envolvem esses conceitos é decorar a fórmula. Assim você poupa tempo e soluciona as questões com mais tranquilidade.

Probabilidade e estatística

Temas como análise combinatória, média, moda, mediana e desvio padrão são recorrentes na prova de matemática do Enem. Quanto a esses assuntos, a dica é  estudar também sobre a análise de gráficos e de tabelas.

Por fim, vimos que a prova de matemática no Enem abrange muitos conteúdos. Mas, quando você estuda com foco nos assuntos de matemática que mais caem no Enem, sua preparação torna-se ainda mais completa.

Agora que você já conhece quais são os principais assuntos de matemática no Enem, o que acha de compartilhar com um colega ou uma colega que também pretende estudar matemática para o Enem?

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios