LL.M Direito Societário e Mercado de Capitais: a importância da especialização para o futuro profissional 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

O Direito é uma área de estudo reconhecida por sua versatilidade e ampla gama de opções de carreira. A graduação é o primeiro passo, mas uma pós em Direito pode ser um verdadeiro diferencial para sua carreira. Como uma disciplina fundamental para o funcionamento da sociedade e por isso permeia praticamente todos os aspectos da vida. Logo, a área fornece inúmeras oportunidades profissionais. Diogo Vailatti, pós-doutorado em Direito pela UFMS e advogado, falou um pouco de uma das pós em Direito do Ibmec. O LL.M. em Direito Societário e Mercado de Capitais pode ser uma porta para você. Acompanhe aqui!  

O que é uma pós-graduação LL.M?    

Uma pós-graduação LL.M. (Legum Magister) é um programa acadêmico de pós-graduação no campo do Direito. O LL.M. é uma abreviação do termo em latim “Legum Magister”, que significa “Mestre em Direito”. É um título reconhecido internacionalmente e representa um alto nível de especialização e conhecimento. 

Um LL.M. é projetado para estudantes que já possuem um diploma de bacharel em Direito ou uma qualificação equivalente. Geralmente, é uma opção popular para aqueles que desejam se especializar em uma área específica do Direito, como Direito Internacional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Ambiental, Direitos Humanos, Propriedade Intelectual, entre outros.  

“LL.M é uma especialização de ṕos-graduação conhecida por ter uma carga horária um pouco maior do que uma especialização comum. É uma análise muito mais voltada para a prática, com profissionais gabaritados que atuam no mercado e trazem para os alunos uma visão prática da atuação.” explica Diogo.  

Um LL.M. pode proporcionar várias vantagens aos estudantes e profissionais do Direito. Ele permite a especialização em uma área específica, aprimora o entendimento teórico e prático do Direito. Além disso, ele também oferece uma oportunidade para desenvolver habilidades avançadas de pesquisa, redação, argumentação jurídica e resolução de problemas. No Ibmec, o LL.M tem foco em Direito Societário e Mercado de Capitais. Diogo esclarece que, nesse curso, o aluno irá aprender questões que passam pelas inovações tecnológicas  e sua relação com o direito. Aborda-se a respeito da LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados), direito societário e direito tributário. Uma prática voltada para o mercado e com vários temas imprescindíveis para o direito corporativo. 

Direito Societário e Mercado de Capitais na prática 

Na prática do Direito Societário e de Mercado de Capitais, os profissionais atuam na assessoria jurídica de empresas. Em geral, em operações societárias como fusões, aquisições e reestruturações. Eles elaboram e analisam contratos societários, lidam com questões de governança corporativa e auxiliam na emissão e oferta pública de valores mobiliários. Além disso, esses especialistas acompanham e orientam as empresas em relação às regulamentações do mercado financeiro e podem atuar na resolução de litígios societários.  

Atuar neste campo requer conhecimentos aprofundados em legislação societária, regulamentações financeiras e práticas de governança corporativa. Isso porque visa garantir a conformidade legal e a eficiência nas transações e operações empresariais. Além, é claro, de lidar com altos valores de negociação e processos onde há muitos interesses.  

Com o avanço da globalização, as novas tecnologias e a evolução dos modelos de negócios, surgiram muitas demandas e desafios neste campo. A transformação digital está revolucionando as operações empresariais e os mercados financeiros. Torna-se importante entender o impacto da tecnologia, como blockchain, inteligência artificial e contratos inteligentes, na estruturação de negócios. Bem como na captação de recursos e na regulação do mercado de capitais. 

A capacidade de se adaptar a essas transformações, estar atualizado com as novas tendências e ter conhecimentos sólidos em áreas emergentes é essencial para fornecer orientação jurídica eficaz e atender às necessidades das empresas em um ambiente em constante evolução. Essa é justamente a proposta trazida pelo curso Ibmec.

Pós em Direito Ibmec: sobre nosso LL.M 

No Brasil, o mercado do Direito Societário está em constante expansão. O cenário é impulsionado pelo desenvolvimento econômico do país e pelo aumento do fluxo de investimentos. As empresas brasileiras estão cada vez mais buscando aprimorar suas estruturas societárias. Além de estarem buscando melhores práticas de governança, o que cria uma demanda crescente por profissionais especializados. 

Diante desse contexto, os profissionais podem buscar especialização por meio de programas como o LL.M. em Direito Societário e Mercado de Capitais. Esse curso oferece uma formação sólida, aprofundada e, sobretudo, prática. Isso prepara os alunos para compreender e lidar com os desafios jurídicos e regulatórios enfrentados pelas empresas no contexto societário. 

O Direito Societário apresenta uma série de oportunidades para profissionais que buscam uma carreira jurídica especializada e desafiadora. Com o conhecimento adequado, os especialistas podem desempenhar um papel fundamental no sucesso e na sustentabilidade das empresas. Principalmente diante de um ambiente de negócios cada vez mais complexo e globalizado. 

“A formação tem um cunho prático muito forte, com professores atuantes no mercado, inseridos em grandes empresas e escritórios. Esse corpo docente traz dicas, questões práticas, para que o aluno possa usar no dia a dia do direito corporativo. Isto é, seja prestando assessoria para alguma empresa ou trabalhando no setor jurídico.” expõe o professor e advogado, Diogo Vailatti

Para ele, o curso é uma boa opção para o aluno que está interessado em ter um aprofundamento maior em Direito Corporativo. Se o ingressante já tem noções de contabilidade, de direito societário, bem como uma visão macro envolvendo a estruturação de uma empresa, este LL.M é o ideal.  

A especialização proporciona uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Tal expertise é atraente para empresas, instituições financeiras e órgãos reguladores que também estão tentando compreender novas conjunturas.

Se você está procurando mais informações para saber se vale o investimento, entre em contato com a gente. Temos todas as informações em nosso site, mas também uma equipe totalmente disponível para tirar suas dúvidas.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios