Insumos e Dólar têm impactos no aumento de medicamentos. Por Profª. Vivian Almeida, do Ibmec RJ.

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O preço dos medicamentos de uso contínuo tem assustado muitos brasileiros. Recentemente, o governo autorizou um aumento de 10,8% (quase o dobro do limite anunciado ano passado, de 5,21%), anunciado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Os maiores aumentos são para remédios que têm maior competição entre as marcas – conforme a disputa de mercado diminui, o reajuste cai para 6,79%. Caberá às empresas definirem os valores que serão aplicados.

Segundo a indústria farmacêutica, essa mudança nos valores era esperada, pois as matérias-primas para produção subiram muito no exterior, devido à alta demanda causada pela pandemia. A recomendação é que o consumidor faça pesquisa de preço, porque há medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma doença que são oferecidos no país por vários fabricantes e em milhares de pontos de vendas. Outra dica para reduzir custo é verificar se o medicamento tem desconto do laboratório e se cadastrar.

Para Vivian Almeida, professora do Ibmec RJ, a alta do dólar também contribuiu para o aumento de preços. “Temos uma produção muito dependente de insumos importados. Qualquer variação impacta demais o bolso do consumidor, e as pessoas não têm como abrir mão de remédio controlado”, comenta.

Extraído de: https://www.linkedin.com/posts/ibmec_o-pre%C3%A7o-dos-medicamentos-de-uso-cont%C3%ADnuo-activity-6788095861151854593–pPv/

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios