Ibmec participa do ranking InfoMoney de 2021: as melhores empresas da bolsa

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
 As melhores empresas da bolsa

Em 2019, o InfoMoney, em parceira com o Ibmec e a Economatica, criou o ranking de melhores empresas da Bolsa. A premiação ocorre anualmente e analisa critérios quantitativos e qualitativos das empresas de capital aberto, em um período de três anos. De acordo com eles, o intuito da escolha do período acima de um ano é o de valorizar a consistência de resultados.

A Economatica analisou os dados quantitativos da pesquisa, que demostram a rentabilidade e desempenho das ações das empresas. Já a avaliação qualitativa foi conduzida pelo Ibmec.

Premiação

A vencedora do prêmio de melhor empresa da Bolsa e a ganhadora do prêmio revelação de mercado serão anunciadas em um evento online, que irá ocorrer de 29/06 a 01/07 deste ano, e terá também painéis com os CEOs das demais empresas premiadas. Participarão ainda grandes gestores e economistas do país.

A metodologia do InfoMoney, em parceria com o Ibmec, para o ranking de melhores empresas da Bolsa

A metodologia de avaliação das melhores empresas da Infomoney em parceria como o Ibmec considera dois pilares:

O primeiro pilar, visa premiar a consistência de performance em um período de seis semestres (três anos). Para isso, o ranking que contempla, além retorno, liquidez e volume de negociação, considera também informações relativas ao ROE (Return On Equity), tendo uma avaliação mais objetiva e quantitativa. Já o segundo pilar, tem o objetivo de retirar ou manter no ranking as empresas que sejam aprovadas em quatro dimensões:

  1. Código de Ética e Conduta ou outro documento que estabeleça os padrões de conduta e ética esperados de todos os empregados e administradores da empresa;
  2. Canais de denúncia de irregularidades relacionadas à corrupção e demais irregularidades com garantias de proteção oferecidas aos denunciantes;
  3. Não ser exposta publicamente, na imprensa, envolvendo a empresa e/ou seus principais executivos em condenação/inquérito/processo por crimes ambientais; por crimes de corrupção e por crimes de lavagem de dinheiro;
  4. Composição do conselho de administração sem acúmulo de função de cargos executivos e de conselheiro.

“O Ibmec ajudou a construir a metodologia, sendo responsável direto pela análise do segundo pilar. Participaram do ranking tanto professores como alunos da pós-graduação, que realizaram a avaliação dos aspectos qualitativos obtidos diretamente na área de relacionamento com os investidores, das empresas do ranking. Com isso, é possível considerar se a empresa cumpre integralmente os mais de 30 itens das quatro dimensões listadas acima”, explica o George Sales, responsável pelo desenvolvimento da metodologia , professor de Finanças da graduação e pós-graduação do Ibmec SP.

A análise considerou um período de três anos, de 31/12/2017 a 31/12/2020.  Quer saber mais sobre a metodologia? É só acessar o site.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios