Ibmec Carreiras | Conexão com o Mercado | Marketing

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O Conexão com Mercado do mês de Agosto está abordando as temáticas dentro do segmento de Marketing e Alinne Ovelar, profissional do Carreiras do Ibmec Brasília, teve o privilégio de conversar com Alice Roberte sobre alguns tópicos interessantes para a atuação nessa área.

Alice Roberte

Alice é Professora voluntária na UnB ministrando a disciplina Economia Criativa, Cultura e Organizações no curso de Comunicação Organizacional. Mestra em Comunicação e Graduada em Publicidade e Propaganda pela mesma Universidade.

Estudou Arts Administration na Escola de Estudos Profissionais da New York University.

Pesquisa Economia Criativa, Consumo e Cultura Material.

É Analista de Comunicação Institucional na COOPERFORTE e Consultora de comunicação, marketing digital e eventos.

Confira a entrevista:

Alinne – Como foi o seu encontro com a área de Comunicação e Marketing?

Alice – Meu encontro com a área aconteceu de forma muito orgânica porque eu sou muito curiosa, então quando fico sabendo de uma novidade, já quero testar, saber como funciona. Me interessei por fazer vídeos, fotografar, participar de eventos, aprender a navegar nas redes sociais porque me encantou a possibilidade de me conectar com pessoas de diferentes lugares, compartilhando opiniões e vivências sobre um determinado assunto. Fui experimentando e depois vi que existia um curso de graduação onde eu poderia desenvolver minhas habilidades e trabalhar com isso profissionalmente. A partir daí, experimentei muitas vertentes da comunicação e do marketing e entendi que nós somos profissionais muito importantes para a sociedade, estamos construindo narrativas, vendendo emoções, sentimentos, ideias, formas de agir, e tudo isso deve ser feito com muita responsabilidade.

Alinne – Em sua atuação como analista e consultora, com certeza já deve ter vivido muitos desafios e mudanças no mercado. Quais você acredita terem sido essenciais para o seu desenvolvimento profissional?

Alice – Comecei a atuar como Consultora de Marketing e Comunicação em 2016 e de lá pra cá muita coisa mudou em termos de ferramentas, algoritmos, funções nas redes sociais. E também na forma de abordagem do público-alvo e no que ele espera de uma empresa. Diante disso, percebi que o profissional de marketing e comunicação deve se atualizar constantemente, não apenas para seguir as tendências do momento, mas para estar munido de diferentes ferramentas e poder aplicar cada uma delas de forma adequada.

Mas antes do ferramental, foi importantíssimo desenvolver um pensamento crítico-analítico para que pudesse entender porque desenvolver um determinado projeto de comunicação, se ele vai estar adequado ao momento da empresa, os impactos disso e o que pode vir inesperadamente, recursos disponíveis e prazos. No momento do planejamento, todas essas questões serão melhores avaliadas se existir um pensamento crítico-analítico por permitir a alocação de recursos como tempo, pessoas e dinheiro mais adequada.

Alinne – Vivemos o grande avanço e crescimento do marketing digital. Quais áreas ou ferramentas você acha que ainda estão como tendências, mas que se consolidarão no mercado?

Alice – O vídeo é uma tendência que veio pra ficar pela quantidade de estímulos e facilidade no consumo de conteúdos. Por meio dele você pode ensinar uma infinidade de assuntos e se conectar com seu público de interesse de forma direta, por meio das redes sociais. A questão é observar o melhor formato para o canal que será sua prioridade e desdobrar para os demais pontos de contato com sua audiência.

O growth hacking, que é uma parte analítica do marketing com equipes multidisciplinares voltada para o crescimento de empresas, já é muito forte nas start ups, mas acredito que tende a chegar às corporações de modo geral, com equipes e recursos alocados especificamente para aprimorar essas estratégias de crescimento.

Alinne – Avaliando sua trajetória: quais competências e habilidades foram necessárias para sua atuação e quais você acredita que o profissional deve buscar desenvolver?

Alice – Vejo que o ferramental é fácil de você aprender, você precisa de curiosidade e paciência. Mas o mais difícil são as soft skills, que vão te diferenciar de outros profissionais. A forma como você se coloca e faz seus posicionamentos, a capacidade de trabalhar em equipe, liderar projetos, cumprir prazos, comunicar suas necessidades. Essas habilidades, junto de um bom texto, isto é, objetivo e direto, e o olhar treinado para a estética (saber de enquadramento, proporção, cores) te dão muita liberdade para trabalhar em diferentes áreas da comunicação.

Alinne – Como você se mantém atualizada e como consegue acompanhar todas as mudanças e inovações dentro do segmento de comunicação e marketing?

Alice – Me mantenho atualizada por meio de newsletter sobre temas e profissionais que tenho interesse. Busco acompanhar os eventos virtuais como palestras e debates e leio os principais jornais semanalmente. Gosto de separar o domingo pra fazer essa leitura porque, diferentemente do acompanhamento das principais notícias, que é diário, eu consigo me inteirar da movimentação na sociedade com mais profundidade e observar as respostas empresariais para diferentes demandas coletivas, me permite conectar um assunto ao outro.

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios