IA generativa: o que é e como ela pode impactar sua empresa 

COMPARTILHAR
Tempo estimado de leitura: 6 minutos

A Inteligência Artificial Generativa (IA generativa) emerge como uma faceta intrigante do avanço tecnológico contemporâneo. Sua aplicação tem suscitado uma gama de alertas e debates em torno de suas implicações. Este ramo da inteligência artificial envolve sistemas capazes de criar novos conteúdos, como imagens, música e até mesmo texto. E tem sido frequentemente alvo de discussões centradas em seus possíveis impactos negativos. No entanto, é essencial olhar além dessas apreensões e explorar as oportunidades que a IA generativa oferece às empresas. Ao equilibrar uma análise crítica das potenciais consequências com uma abordagem realista, as organizações podem navegar de maneira mais informada e assertiva em meio a essa evolução tecnológica. Pedro Henrique Ramos, professor de Direito e Tecnologia no Ibmec/SP e sócio das áreas de Mídia, Tecnologia e Proteção de Dados do b/luz, comenta um pouco sobre o assunto aqui para nosso portal.  

IA generativa: o que é e qual sua funcionalidade?  

A IA generativa é uma classe de sistemas de software avançados que utiliza técnicas de aprendizado de máquina. Esse método de funcionamento faz transcender os limites da análise e classificação de dados, se concretizando na criação de novos conteúdos. Diferente de sistemas anteriores, a IA generativa vai um passo adiante ao ser capaz de imitar e entender profundamente os padrões subjacentes dos dados de entrada. Isto é, antes as máquinas se concentravam em compreender padrões existentes e realizar tarefas específicas repetidas. Neste caso, a IA generativa aprende com padrões para gerar imagens, textos, sons e outros tipos de informação. Essa compreensão mais robusta permite que a IA generativa produza saídas originais e autônomas. Ela até compartilha semelhanças com os dados de entrada, mas não são meramente cópias. Em síntese, ela não apenas analisa o que já existe, mas também sintetiza o que é novo, resultando em uma capacidade única de criar conteúdos criativos e únicos. 

Como ela funciona?  

A IA generativa opera por meio do treinamento em grandes conjuntos de dados, absorvendo as nuances, estruturas e relações presentes nos dados de entrada. Com base nesse aprendizado, o sistema é capaz de produzir novos dados que seguem os padrões e características aprendidos durante o treinamento. Isso pode ser aplicado em diversos contextos, desde a geração de obras de arte visualmente atraentes até a criação de textos convincentes e realistas. Essa tecnologia tem implicações significativas para diversos setores, incluindo arte, entretenimento, publicidade, design, pesquisa científica e muito mais. 

“Em comparação com a IA convencional, a IA generativa permite criar soluções mais personalizadas, simular cenários, gerar conteúdo original e otimizar designs.” Complementa o professor.   

Mas e a desinformação?  

Diante de um dos maiores problemas do século, a desinformação, pensar IA generativa desperta alertas. Assim como qualquer avanço tecnológico, a IA generativa traz consigo desafios e considerações éticas importantes. A capacidade de criar conteúdo altamente realista levanta questões sobre a autenticidade e a autoria das criações geradas por máquinas. Além disso, o uso indevido da tecnologia, como a disseminação de informações falsas ou a produção de conteúdo enganoso, são preocupações legítimas. Logo, requerem abordagens de governança e regulamentação cuidadosas. 

Em suma, a IA generativa representa um marco significativo na interseção entre criatividade humana e capacidades computacionais avançadas. Ao explorar sua capacidade de criar novos conteúdos a partir de dados de entrada, podemos abrir portas para a inovação, inspiração e novas formas de expressão, ao mesmo tempo em que enfrentamos os desafios éticos e práticos que essa tecnologia nos apresenta. 

Para Pedro, a reflexão é de suma importância, mas exige cautela. Pensar sobre IA como uma força potente e real pode configurar como uma importante estratégia empresarial. É imperativo não cair na narrativa do pânico do novo, reconhecendo que, em última análise, os seres humanos estão no comando, não as máquinas. São as forças sociais, incluindo pesquisadores, formuladores de políticas, líderes da indústria, jornalistas e usuários, que têm o poder de moldar a direção da tecnologia. Embora os impactos negativos da IA generativa sejam reais, é igualmente essencial enfatizar suas repercussões positivas. Um caminho mais fértil é explorar as oportunidades e refletir sobre regulamentação e governança. Dessa forma, uma representação mais realista pode ser adotada, alimentando a educação e o pensamento crítico em um mundo cada vez mais influenciado pela tecnologia. 

Como empresas podem surfar e se beneficiar com esta onda tecnológica 

IA Generativa já é uma realidade, como afirma o professor. Esta capacidade de criar rapidamente e adaptar-se às mudanças pode dar às empresas uma vantagem competitiva. O que oferecerá soluções únicas e adaptadas às necessidades do cliente. 

“Setores como que trabalham com desenvolvimento de software, edição de texto, tradução, marketing digital e design há estão se beneficiando enornememente dessas ferramentas, especialmente pela rapidez com que é possível automatizar determinadas atividades.” Explica Pedro Henrique Ramos. 

A otimização de processos também é uma aplicação notável. Empresas dos mais variados setores podem encontrar soluções eficientes e inovadoras para problemas complexos. Utilizar a Inteligência Artificial (IA) representa uma mudança significativa na forma como lidamos com tarefas e atividades cotidianas. Uma das principais vantagens da IA é a capacidade de nos liberar do ônus de tarefas mecânicas e repetitivas. Isto é, permitindo-nos redirecionar nosso tempo e energia para atividades mais criativas e estratégicas.  

Portanto, enquanto as empresas aproveitam as oportunidades oferecidas pela IA generativa, é crucial adotar uma abordagem responsável, considerando cuidadosamente os impactos e aderindo a diretrizes éticas para garantir um uso benéfico e sustentável dessa tecnologia.  

No Ibmec, consideramos o aprendizado sobre o que é IA generativa, mas também avançamos com ela. Buscando sempre uma via de aprendizado, inovação e sucesso de acordo com a ordem dos novos tempos. Acompanhe aqui tudo o que aprendemos e compartilhamos com vocês.  

CADASTRE-SE PARA RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS CURSOS

Informe o seu nome completo
Informe um número de celular válido
Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para fins de prospecção de serviços educacionais prestados pelo IBMEC e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico
Preencha todos os campos obrigatórios